segunda-feira, 23 de junho de 2014

Hambúrgueres de atum e batata-doce com molho de iogurte e pickles


Já sabem que, aqui por casa, gostamos imenso de hambúrgueres e de todas essas coisas decadentemente saborosas que, de alguma forma, nos fazem lembrar o convencional "fast-food". Mas, como gosto de "inventar" e especialmente de variar, e também, claro, de tornar os pratos mais saudáveis apesar de sempre saborosos, aqui desta cozinha saem imensas vezes hambúrgueres um tanto ou quanto diferentes. Desta vez, e para arrancarmos com mais uma semaninha de trabalho (ou de férias para alguns sortudos!), deixo-vos mais uma sugestão de hambúrgueres bem saudáveis e saborosos, desta feita combinando os sabores do atum enlatado e da batata-doce!



Ingredientes para cerca de 8 hambúrgueres: 
4 batatas-doces grandes
2 latas de atum escorrido
1 spring onion
1 pedaço de lemongrass (do tamanho do dedo mindinho) bem picado ou 1 colher de chá de lemongrass em pó
1 colher de sopa de cebolinho fresco picado
1 ovo ligeiramente batido
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de colorau
1 colher de café de açafrão das índias
Para o molho de iogurte: 
4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
1 fio de azeite
Pickles a gosto (eu usei cerca de 2 colheres de sopa cheias de pepinos em conserva bem picados) + 1 colher de sopa do vinagre da lata dos pickles
1 pitada de sal e pimenta
1 colher de chá de cebolinho fresco picado
 
- Cozer as batatas-doces descascadas e cortadas em cubos idênticos, em água temperada com sal, até se desfazerem quando pressionadas com um garfo. Escorrer bem e deixar arrefecer um pouco. 

- Juntar-lhes depois o atum escorrido, a spring onion cortada em rodelas finas, o lemongrass, o cebolinho e o ovo, e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, o colorau e o açafrão das índias. Misturar bem e reservar, de preferência no frigorífico durante pelo menos alguns minutos.

- Entretanto, juntar numa taça todos os ingredientes do molho de iogurte, envolver bem e reservar também no frigorífico até à hora de servir.

- Levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um fio de azeite. Com a ajuda de uma colher, retirar pequenas porções do preparado de atum e batata e achatá-las para que fiquem com o formato de hambúrgueres. Colocar na frigideira, deixando cozinhar bem de um lado antes de virar, com cuidado e com o auxílio de uma espátula, para que não se desfaçam (se preferirem, podem apenas selar os hambúrgueres na frigideira e acabar de os cozinhar no forno, até ficarem bem douradinhos).

- Servir os hambúrgueres de atum e batata-doce com o molho de iogurte bem fresco e acompanhar com uma salada.

16 comentários:

  1. Mas que bem que ficaram, muito bem com esse molho d eiogurte,bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Ai mas isso é bom? sou sincera, eu adoro batata doce mas é no forno, ora assada ora em palitos crocantes. Estes hambúrgueres têm bom aspecto, mas como sou uma puritana, acho que trocava o atum por cenoura, courgette e outrso verdes ;)
    Eu estou na fase das almôndegas - servem para aproveitar tudo, e ficam redondinhas e fofas e amorosas e não se partem ao meio como os hambúrgueres (más experiências que eu tive comprovam que não fui talhada para os ditos) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom sim senhora Tekas :) hehe Mas gostos não se discutem...e eu, com todo o gosto, também troco várias vezes o atum por verdinhos desses ;)
      E compreendo perfeitamente essa tua "paixão" por almondegas...eu estou na fase delas há muito tempo e para continuar...é algo que simplesmente adoramos cá por casa e acho que não nos conseguimos cansar :)

      Eliminar
  3. Que delicia de hambúrguer, gosto tanto de batata doce, e adoro atum, a combinação ficou perfeita, e em hambúrguer, deliciosa sem dúvida. Gostei dessa receita. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Josy :)
      É uma combinação diferente e fica bem saborosa...e sabe sempre bem variar dos tradicionais hamburgueres :)
      Beijinhos e uma excelente semana *

      Eliminar
  4. Gostei da ideia da batata doce! Ficaram tão bem ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) A batata doce fica muito bem...e é sempre bom variar ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Também adoro hamburgueres e tenho andado a fazer umas combinações bem interessantes.
    Fabulosa esta tua.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia :) Gosto imenso de experimentar diferentes combinações...sabe sempre bem variar um pouco :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  6. Que bom aspeto! Deve ser mesmo bom :) A batata doce até tem um doce agradável. Lembrei-me de ti o outro dia por causa dessas batatas, que me sairam amarelas! Mas assim até pude estabelecer um padrão comportamental das batatas doces de cores diferentes. As brancas sabem a castanha, as laranjas sabem a doce (SOLD haha) e as roxas não sabem a nada (pronto, eu não as experimentei porque pensei que eram venenosas, admito...).
    As laranjas são mesmo boas, mas eu não tenho sorte. Já comprei batata doce 3 vezes e de cada vez saiu-me uma cor diferente :P Isto de comprar batata doce é como jogar no euromilhões (acho que para próxima vez vou escarafunchar com a unha para saber se quero ou não haha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah sofria precisamente do mesmo mal quando vivia em Portugal Avelã, sei bem do que falas :D hehehe
      E ficava furiosa quando vinha para casa com umas batatinhas doces, toda contente, e chegava à cozinha toda feliz da vida e...pumbaaaa...saíam amarelas lolol eu gosto mesmo é destas, bem laranjinhas ;)

      Eliminar
  7. De batata doce? Bem acredito que devem ser mesm boas e que cor deliciosa, nunca provei nada parecido mas já me convenceste e sabe tão bem uma refeição diferente.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Sandra, sabem mesmo bem umas refeições diferentes de vez em quando ;) Esta é simples e bem diferente e, apesar de eu ser suspeita, acho que fica bem saborosa ;) Tens de experimentar ;)
      Beijinhos *

      Eliminar