quinta-feira, 26 de junho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #12" - Salada de batata e carne assada




Hoje, quinta-feira, trago-vos mais uma das minhas saladinhas super práticas, rápidas, saudáveis e saborosas que cumprem, portanto, todos os requisitos do "Há vida para além da massa de atum"! E, já sabem, passem lá pela cozinha da minha querida Ovelha Negra para verem o que ela andou a "tramar" para esta quinta-feira... acreditem que é delicioso ;)
E não se esqueçam!!! Temos a decorrer mais um, o terceiro, DESAFIO do projeto "Há vida para além da massa de atum". E, este mês, o tema escolhido pela Sónia do blog Duranjas é verdadeiramente desafiante: "Euro-poupança: pratos principais a menos de 1€ por pessoa- que é tempo de poupar para as férias" !!!  Conheçam melhor o tema e todas as regras de participação aqui. E, por favor, vão para a cozinha desafiar-vos a vocês próprios e tragam-nos sugestões verdadeiramente fantásticas e deliciosas! Eu e a Teresa ficamos ansiosas à espera :) 

 

Ingredientes para 2 pessoas: 
2 batatas brancas grandes
2 batatas-doces grandes
1 chávena de sobras de carne assada desfiada ou cortada em pequenos pedaços
2 spring onions cortadas finamente
Pickles a gosto
Sal, orégãos e tomilho seco q.b.
Azeite q.b.
1 pitada de alho em pó e outra de colorau 
 
- Cortar as batatas em gomos ou pequenos cubos (lavando-as bem e mantendo-as com casca), dispô-las num tabuleiro de forno de forma a que fiquem numa só camada sem estarem sobrepostas, e temperar com uma pitada de sal, orégãos e tomilho seco. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, ou até as batatas estarem bem assadas e douradas e ligeiramente crocantes. Quando estiverem prontas, retirar e deixar repousar durante uns minutos.

- Levar ao lume uma frigideira grande ou uma wok bem regada com azeite e salpicá-lo com uma pitada de alho em pó e de colorau. Quando estiver bem quente, adicionar as batatas à frigideira, salteando durante apenas uns minutos para que fiquem crocantes. Adicionar a carne e as spring onions, envolvendo bem. Desligar o lume e servir a salada polvilhada com pickles bem picados.

7 comentários:

  1. Ai o que eu gosto e salada de batata! Estranho para uma pessoa que não batateira, mas pronto não se é de ferro e se me apanhasse com isto ia toda, ou um bom bocado (para fazer jus à dieta) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu sou uma completa batateira assumidíssima ;) hehe E esta saladinha foi toda, para fazer jus à dieta ;)

      Eliminar
  2. Adoro esta combinação que, além de nutritiva ainda é super apetitosa e deliciosa!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe mesmo bem Lia...ainda para mais a uma batateira assumida como eu ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que bela combinação de ingredientes. Adoro batata-doce ( já da outra tenho tentado evitar). Tão boa esta sugestão para aproveitamento de sobras.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia :) Agora aqui por casa nunca falta batata-doce...para além de gostarmos bastante e de ser muito mais saudável que a branca, o preço por estas bandas é extremamente simpático e acessível :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que bom aspeto! E é muito simples de fazer :)
    Adoro o sabor do alho em pó, fica tão bom em crepes salgados, por exemplo... É mesmo bom!
    O colorau fez-me lembrar de uma das teimas da minha avó, que diz que o colorau só serve para dar cor... É mesmo irritante! É a mesma coisa sempre que faço chili :P «Isso já está com uma corzinha do tomate, não deites mais. Depois fica demasiado vermelho, nem apetece comer.» «O colorau também serve para dar sabor» (em murmúrios irritados: ) «O colorau serve para dar sabor, nunca ouvi outra, fogo, agora com *inserir idade aqui* anos, vens-me dizer que o colorau também serve para dar cor, era só o que faltava». Irritaaaante... :P

    ResponderEliminar