domingo, 13 de julho de 2014

Cupcakes de frutos vermelhos e nutella


E porque hoje é domingo e estamos em "modo fim de semana", uns pecadinhos são sempre permitidos (e, cá por casa, é quase sagrado existirem "pequenos pecados" deste género - ou do género salgado...ou de ambos- ao fim de semana...e que bem que fazem!!!...pelo menos à alma :P hehe)... Por isso a receita que vos deixo hoje é bem docinha e mistura os frutos vermelhos com o chocolate: uma combinação de sabores de que gosto bastante e que acho que agrada à maior parte das bocas ;)  Aproveitem bem o que ainda resta do fim de semana e deliciem-se com muitos pecados...doces ou salgados ;)



Ingredientes para 12 cupcakes: 
1 embalagem de preparado de bolo de baunilha (como já disse, não sou muito fã de utilizar estes preparados mas comprei uma embalagem, para experimentar, que dá para fazer dois bolos, ou muitos cupcakes ;) hehe... Como tal, já tinha saído uma fornada de cupcakes de kiwi, baunilha e gengibre, cuja receita podem encontrar aqui, e agora sai esta! Em alternativa, podem sempre utilizar como massa base a receita de um bolinho bem simples que seja do vosso agrado, como bolo de iogurte)
150 ml de natas
Açúcar em pó q.b.
1 mão cheia de frutos vermelhos a gosto
Nutella q.b. (cerca de 12 colheres de chá)
Bolachas com pepitas de chocolate a gosto (usei daquelas cookies com pepitas, do género das Chipmix)
 

- Preparar o bolo consoante as instruções da embalagem e dividir o preparado por 12 forminhas de cupcakes. Levar ao forno até os bolinhos estarem bem cozidos, retirar e deixar arrefecerum pouco. 

- Com os cupcakes ainda mornos, "recortar", com a ajuda de uma faca bem afiada, uma pequena “tampinha” no centro de cada um deles, o mais funda que conseguirem. Recheiem esse buraco com Nutella e voltem a colocar a “tampinha” nos cupcakes.

- Entretanto, preparar a cobertura de frutos vermelhos. Para isso, basta juntar numa taça as natas com cerca de 4 colheres de sopa de açúcar em pó. Bater esta mistura com a batedeira e ir adicionando aos poucos e poucos mais açúcar em pó, até que a mistura adquira uma consistência que seja do vosso agrado para cobrir os cupcakes (não adicionem demasiado açúcar em pó porque correm o risco de a cobertura ficar excessivamente doce. À medida que vão batendo o preparado e adicionando aos poucos o açúcar, vão também provando a cobertura).

- À parte, triturar os frutos vermelhos e adicioná-los à mistura de natas e açúcar, envolvendo ao vosso gosto, para que a cobertura adquira a cor que desejarem.

- Quando os cupcakes tiverem arrefecido completamente, e com a ajuda de um saco de pasteleiro ou com uma simples colher, cobrir os bolinhos com o preparado de frutos vermelhos e polvilhá-los com um pouco de bolacha grosseiramente desfeita. 


12 comentários:

  1. Vânia, primeiro que tudo deixa-me dizer-te: a fotos estão super bem! Contrastes afinados, focagem certa - podes pô-las em tamanho grande que não vai perder qualidade, acredita ;)
    E que e isto de cupcakes? Para mim não pode ser, que nos últimos dias tenho-me alimentado à base de pão, kebabs e batatas fritas - agora faço jejum durante 5 dias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso vindo da ovelhinha que não publica receitas quando simplesmente não adoraaa as fotos é um verdadeiro elogio ;) hehehe
      E não estou a perceber o que dizes...cupcakes ficam mesmo a matar nessa tua ementa...depois de kebabs e batatas, que melhor sobremesa que esta? ;) hehe

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Muito obrigada Luísa :) E pelos vistos também ficaram saborosos porque "voaram" sem que eu desse por isso ;) hehe
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  3. Que giros :) Tenho de fazer cupcakes outra vez (daqui a uns 2 meses, já que finalmente arranjei a receita de pudim melhor de sempre e tenho de a fazer pelo menos 10 vezes antes de poder fazer outra coisa ;)), de cada vez (pronto, destas duas vezes...) que pões cupcakes por aqui eu lembro-me que tenho de fazer.
    Também faço sempre assim "qualquer coisa" aos sábados, é sempre bom :) Para toda a gente :) (até diria para o bem da humanidade ;)). Mas é sempre versão doce, já sabes :P
    E já agora: descobri que já provei fiambre de lagosta :) (não dá para ver muito bem, mas este smile que pus é um smile triunfante!) Em pequena, nem me lembrava :P Acho que é melhor começar a escrever aquilo que como de diferente (ou moderno :P).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que faço cupcakes somente porque adoro fazê-los e depois adoro fotografá-los! Acho-os lindos de morrer! :D hehe E provo um (claro, para ver se está tudo nos conformes antes de os dar a provar a outras bocas) e depois distribuo-os por toda a gente ;)
      E...boaaaaaa :D Assim já podes, pelo menos, dizer que já provaste (apesar de, pelos vistos, não te lembrares muito bem :P hehehe)

      Eliminar
  4. Estão tão lindos os cupcakes!
    Beijinhos, Vânia.

    http://quemrapaotacho.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/quemrapaotacho

    ResponderEliminar
  5. Que delicia de Cupcakes, Vânia!
    Confesso que também não gosto e nunca usei os preparados de compa, faz-me alguma confusão. Mas essa cobertura compensa bem o resto, está linda ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susana :D
      É verdade, também me fazia (e ainda faz, confesso) alguma confusão usar este tipo de preparados mas gosto sempre de experimentar de tudo um pouco e como tinha comprado um pacote no supermercado para ver no que dava, resolvi que tinha de o utilizar! Mas, quem provou, diz que ficaram deliciosos na mesma ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Que lindos estão, essa cor é fantástica.
    Embora não aprecie esses preparados acho que às vezes são uma salvação.

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :D
      Neste caso nem foi uma questão de salvação, foi mesmo para experimentar...e olha que não ficaram mesmooooo nada maus ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar