quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #16" - Lombo assado com 5 especiarias


Não é a primeira vez que vos trago uma receita de lombo no forno e tenho a certeza que não será a última! Especialmente aqui, à quinta-feira, no "Há vida para além da massa de atum". Isto porque o lombo de porco, a meu ver, é daquelas receitas que "grita" mesmo pelos pressupostos deste projeto que partilho com a cozinha da minha querida Ovelha Negra: é uma carne barata, tendo em conta que um bom naco de lombo dá para alimentar imensas bocas e acabam sempre por sobrar alguns pedaços que podem ser "reutilizados" em muitos outros pratos e refeições; e, para além disso, é daquelas carnes que nos dá pouquíssimo trabalho porque basta temperá-la com uns pozinhos de perlimpimpim e pôr o forno a fazer o resto por nós :)  Por isso não vejo porque não vos deixar novamente com mais outra sugestão de lombo assado, desta feita temperado com uma mistura super saborosa de 5 especiarias e assado lentamente, tendo como resultado final um interior bem suculento! Optei por servir com uma salada simples e fresca de vegetais e pedaços de pão naan mas os acompanhamentos ficam completamente à vossa livre vontade! No dia seguinte, cá por casa, recheámos uns pães naan que nos tinham sobrado com os restos desta carne assada e com umas folhas de salada e consolámo-nos de igual forma ;) hehe
Não se esqueçam de passar pela cozinha da Ovelha Negra para se deliciarem também com a sugestão que ela vos deixa em mais uma quinta-feira deste projeto! E, MUITO IMPORTANTE, não se esqueçam que temos a decorrer o quarto DESAFIO e que o tema deste mês são GELADOS!!! De é que estão à espera para tirarem um tempinho e irem até à cozinha para partilharem connosco a vossa deliciosa receita?! Com este calor, não quero cá desculpas ;) hehe





Ingredientes para 4 pessoas: 
1 pedaço de lombo de porco com cerca de 1kg (peçam ao vosso talhante para vos escolher um pedaço que tenha a camada superior de gordura – mesmo que optem por não a comer depois, é ela que vai permitir que o lombo asse lentamente e fique sempre saboroso e suculento – e, de preferência, para atar o lombo com fio de cozinha e dar vários golpes na camada de gordura. Caso comprem a carne no supermercado, por exemplo, podem sempre vocês mesmos em casa atá-la com fio de cozinha e darem bastantes golpes na camada de gordura do lombo, com cerca de 0.5cm de distância entre cada um)
Azeite q.b.
1 cebola roxa lavada e com casca cortada às rodelas de forma grosseira
1 cebola branca lavada e com casca cortada às rodelas de forma grosseira
3 colheres de sopa de vinho branco
Sal e Pimenta preta q.b.
1 colher de chá rasa de alho em pó
2 folhas de louro
1 colher de chá de mistura 5 especiarias
1 colher de chá de vinagre balsâmico
Para a salada:
1 pimento grande cortado grosseiramente em pedaços (usei uma mistura de pimentos vermelho, amarelo e laranja)
4 tomates cortados em cubos
1 pepino cortado em cubos
2 spring onion cortadas finamente
4 pães pita
Azeite q.b.
Sal q.b.
Umas gotas de vinagre balsâmico
1 pitada de sumak 

 
- Regar um tabuleiro de forno com um pouco de azeite. Dispor as rodelas de cebola no fundo do tabuleiro, para que formem uma espécie de “cama” para a carne. Salpicar o tabuleiro com o vinho branco e colocar o lombo por cima. Temperar a carne com uma pitada de pimenta preta moída na hora.

- À parte, numa tacinha, juntar 3 colheres de sopa de azeite com uma pitada de sal, o alho em pó, as folhas de louro grosseiramente desfeitas, a mistura de 5 especiarias e o vinagre balsâmico. Verter este preparado sobre o lombo e massajar bem a carne com as mãos, para que fique completamente coberta desta marinada.

- Levar ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 1h30 a 1h45. Ao final deste tempo, aumentar a temperatura para 180ºC e, se tiverem essa opção, mudar o forno para Grill durante mais 15 a 20 minutos, até que a camada superior da pele esteja bem dourada e crocante. Nestes últimos 20 minutos, colocar também no forno um outro tabuleiro com os pedaços de pimentos, apenas temperados com uma pitada de sal e regados com um pequeno fio de azeite.

- Entretanto, juntar numa saladeira os tomates, os pepinos e as spring onions. Quando a carne estiver pronta, retirar o tabuleiro do lombo e o dos pimentos e, mesmo com o forno desligado, colocar no interior as pitas e fechar o forno, apenas para que fiquem quentes e crocantes. 

- Tirar o lombo para um tabuleiro ou para uma travessa e deixar repousar um pouco antes de fatiar. Com a ajuda de um passador, coar para uma pequena panela todo o líquido que ficou no tabuleiro da carne e levar ao lume médio/alto para que apure e engrosse um pouco (se necessário, e se gostarem de uma consistência mais rica e cremosa, podem adicionar um pouco de farinha).

- Enquanto o molho apura, aproveitar para fatiar a carne e também para juntar à saladeira os pimentos assados, bem como as pitas partidas grosseiramente em pedaços. Mesmo antes de servir, temperar a salada com uma pitada de sal, regar com um fio de azeite e de vinagre balsâmico e polvilhar com um pouco de sumak. 

- Servir de imediato o lombo fatiado bem regado com o molho e acompanhado da salada.

8 comentários:

  1. Que delícia de refeição e ficou com um belíssimo aspeto, querdia Vânia. Realmente é uma carne bastante acessível e que pode ser facilmente reaproveitada.Também a utilizo , com frequência,cá em casa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Márcia :)
      Aqui por casa, este tipo de pratos vão várias vezes ao forno porque ficam realmente económicos e, acima de tudo, bem saborosos ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Gostei da combinação de sabores, adoro usar a mistura de 5 especiarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu Marisa, os pratos ficam sempre com um ótimo sabor e um aroma delicioso :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Já não faço lombo à imenso tempo, mas vais ver quando chegar o Outono, é vê-los sair do forno todos bonitos e brilhantes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiiiii se eu já sou assim na primavera e no verão, então quando chegar o Outono nem se fala :P hehe

      Eliminar
  4. Uma refeição deliciosa!
    Adoro lombo assado! A mistura das especiarias deve ficar deliciosa!
    E a salada está com um aspecto perfeito, com cores vivas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas Joana ;) E a mistura de especiarias fica mesmo ótima acredita, dá um sabor super bom à carne e deixa pela casa um aroma ótimo a especiarias :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar