segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Porco salteado com amendoins // Pork and peanuts stir-fry


Aqui por casa adoramos comidinha de inspiração asiática! O mais que tudo, então, nunca diz que não a uma refeiçãozinha chinesa! Como tal, na despensa e no armário nunca faltam especiarias asiáticas, molhos e condimentos, noodles e outras coisas tais! Para além de gostarmos imenso, é sempre algo que nunca dispenso ter por casa porque me permite criar uma refeição bem saborosa em menos de nada, sem ter de gastar dinheiro no take-away chinês :P  
Por isso, este salteado que vos deixo hoje é uma excelente sugestão para começarmos da melhor forma mais uma semana: prático, rápido e super saboroso...o que mais poderíamos querer? :)

*For English version, please use the Translate button on the right side*



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 lombinho de porco com cerca de 400 gramas
3 colheres de sopa de hoisin sauce
1 colher de sopa rasa de mirin
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
½ colher de sopa de açúcar
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 dente de alho ralado
1 pequeno pedaço de gengibre fresco ralado
1 pimento médio, cortado em pedaços
1 cebola roxa, cortada em pedaços
1 mão cheia de amendoins
Vinho branco q.b.


- Cortar o lombinho de porco em pedaços de idêntico tamanho. Numa taça, juntar o hoisin sauce, o mirin, o molho de soja, o açúcar, o vinagre e 1 colher de sopa de azeite. Temperar com uma pequena pitada de sal e pimenta e adicionar o alho e gengibre ralados. Misturar tudo e colocar os pedaços de carne nesta taça, envolvendo bem para que fiquem totalmente cobertos com esta marinada. Reservar, deixando marinar o máximo de tempo que vos for possível (se necessitarem cozinhar de imediato, podem fazê-lo sem problema, fica saboroso na mesma).

- Levar ao lume uma wok ou frigideira bem ampla regada com um fio de azeite (ou óleo de sésamo). Quando estiver quente, verter nela os pedaços de carne, previamente escorridos da marinada (mas reservem-na!). Saltear e cozinhar a carne durante alguns minutos, até que esteja bem douradinha e caramelizada, mas ainda não cozinhada na totalidade no seu interior. Retirar para um prato e reservar.

- Levar novamente a wok ao lume e juntar-lhe agora o pimento e a cebola, salteando os vegetais durante cerca de 4 minutos, até que estejam um pouco cozinhados mas ainda bem crocantes. Salpicar com uma ou duas colheres de vinho branco e verter a marinada na frigideira, deixando que ferva e que reduza e espesse um pouco.

- Nessa altura, voltar a adicionar à carne à wok, bem como os amendoins. Envolver tudo muito bem e deixar cozinhar por mais 2 a 3 minutos. Desligar e servir o salteado de imediato, acompanhado de arroz.

11 comentários:

  1. que aspeto tão bom, adoro cozinhar no wook e essa carne parece maravilhosa.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ficou óptimo, adoro este tipo de salteados

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto tão suculento , deve ser uma delicia.
    Fiquei aqui a babar..........
    bj

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto ficou essa refeição.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/linguica-com-grao-de-bico.html

    ResponderEliminar
  5. Este prato tem tão mas tão bom aspecto... Acreditas que fiquei com água na boca? Também me pelo pelos sabores asiáticos :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tão simples Ana Filipa! Não fiques com água na boca, sacia a gula e experimenta, é mesmo uma delícia :P
      Beijinhos

      Eliminar