terça-feira, 13 de outubro de 2015

Risotto do Mar (com arroz carolino)


Há coisas maravilhosas em viver fora do país, especialmente no que toca a culinária e gastronomia confesso! Mas há outras vezes em que, sinceramente, só queria mesmo chegar ao supermercado e encontrar algo tão simples como...arroz carolino! :D  Há imensas variedades de arroz à venda aqui por Inglaterra e, nos supermercados, encontra-se arroz cuja goma e forma de cozinhar é, de alguma forma, semelhante à das nossas variedades de arroz tradicionais...mas não é a mesma coisa! Por isso, quando vou a Portugal, há sempre coisas que faço questão de trazer e o arroz é uma delas, especialmente o arroz carolino! Esta receita maravilhosa foi confecionada em Inglaterra...com arroz bem português! :)  E é uma maravilha dos deuses, posso-vos garantir! ;)  Espero que gostem!! :)





Ingredientes para 4 pessoas:
1 chávena bem cheia de arroz carolino
1 litro de caldo de legumes
150 ml de polpa de tomate
1 colher de chá bem cheia de colorau
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de salsa seca
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 pedaço generoso de pimento, cortado em pequenos pedacinhos
6 spring onions cortadas finamente
1 dente de alho muito bem picado
1 mão bem cheia de ervilhas congeladas
1 mão bem cheia de miolo de mexilhão congelado
1 mão bem cheia de miolo de camarão
10 delícias do mar, cortadas em pedaços
1 colher de sopa rasa de manteiga magra sem sal
Queijo ralado a gosto
Cebolinho fresco picado para polvilhar


- Num tacho, juntar o caldo de legumes com a polpa de tomate, o colorau, a salsa e os orégãos. Temperar com uma pitada generosa de pimenta e misturar bem. Levar o tacho ao lume e deixar ferver durante cerca de 3 minutos. Desligar e reservar.

- Entretanto, levar ao lume um outro tacho amplo, regado com um fio generoso de azeite. Quando estiver quente, adicionar os pimentos, o alho e metade das spring onions e refogar durante cerca de 3 minutos. Acrescentar depois as ervilhas e o mexilhão, deixando que cozinhem durante dois minutos.

- Adicionar o arroz à panela, envolvendo bem, e fritar o arroz, mexendo frequentemente, durante cerca de 3 a 4 minutos. Temperar com uma pequena pitada de sal.

- Regar o arroz com uma concha de sopa bem cheia do caldo de legumes fervido. Envolver e deixar cozinhar, em lume médio, até que praticamente todo o líquido se tenha evaporado. Nessa altura, juntar uma nova concha de caldo, esperando novamente para que evapore quase na totalidade até se adicionar outra. Repetir sempre este processo até que o arroz esteja cozinhado.

- Quando o arroz estiver praticamente pronto, adicionar as delícias e o miolo de camarão, envolvendo delicadamente no arroz.

- Desligar o lume e adicionar de imediato ao tacho a manteiga e cerca de 4 colheres de sopa de queijo ralado. Envolver delicadamente e servir o risotto de imediato, polvilhado com as restantes spring onions, mais um pouco de queijo ralado e cebolinho fresco picado. 


12 comentários:

  1. Aí tens dificuldade em encontrar arroz carolino, aqui tenho dificuldade em encontrar arroz de risotto! Mas este fim de semana vi que já tinha à venda no supermercado, bem como outras coisas que por cá não se costuma encontrar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compro imensas vezes arroz de risotto, e já fazia o mesmo quando estava em Portugal...mas confesso que, mesmo comprando, sei bem que estou a gastar um pouco mais de dinheiro para utilizar algo que, muitas das vezes, podia perfeitamente ser substituído por outro arroz - como o carolino por exemplo- , com um resultado tão maravilhosamente idêntico e delicioso :)

      Eliminar
  2. Olá! Este risoto deve ser muito saboroso e aromático! Maravilha!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Camomila Rosa! Claro que sou suspeita mas, para mim, é mesmo de comer e chorar por mais :P
      Muito obrigada!!
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Adoro risottos e este está com um aspecto delicioso, vou ter de experimentar em breve.
    Gulosoqb


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentares depois tens de me contar tudo Carla :D Acredito a 100% que não te vais arrepender, é uma delícia!

      Eliminar
  4. Adoro risotto e este ficou mesmo ao meu gosto,...malandrinho :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Junta-se o arroz ao vinho para temperos e sal marinho? :)
    O risotto parece ótimo :D

    ResponderEliminar
  6. Nunca faço risotto porque tenho medo de dar um dinheirão pelo arroz próprio e não sair bem. Mas se dá para fazer com arroz carolino vou ter mesmo que experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que adoro arroz de risotto e, uma vez que faças a primeira vez e entendas a sua forma e tempo de cozinhar, depois é super fácil e tenho a certeza de que vais adorar! Contudo, percebo perfeitamente o que dizes Alexandra! E posso-te garantir que esta receita com arroz carolino não fica nada, nada, atrás de um verdadeiro risotto do mar :)

      Eliminar