sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Batatas assadas com mistura de feijões e frango // Jacket Potatoes with Chicken & Beans


Estamos oficialmente no Outono!! E confesso...quando não chove, eu simplesmente adoro esta estação!!
Já vos tinha dito várias vezes que sou assim, uma pessoa de meias-estações...e o Outono tem um encanto especial que sempre me apaixonou! Gosto das cores (adoro as cores!!), das roupas, das comidas de conforto...lembra-me aquela sensação maravilhosa de recomeço que sempre senti enquanto estudante! Como eu adorava quando chegava à altura de regressar à escola, de começar novas matérias, de rever os amigos (é verdade, sempre fui assim, uma boa estudante e apaixonada pela escola :P hehe)!
E este começo de Outono aqui por Londres tem estado a ser bem gentil...que delícia! :)  
O meu forno agora começa a estar constantemente ligado e apetecem-me comidas quentes, daquelas de encher bem os olhos e a barriga, de nos deixar totalmente (re)confortados...como esta! Quem já passou aqui por terras de sua majestade, com certeza que não deve ter perdido a oportunidade de experimentar uma das maiores iguarias inglesas: as jacket potatoes, que é como quem diz, a verdadeira "ultimate comfort food" :)
Adoro!! E é com esta maravilha que vos deixo hoje - uma sugestão decadentemente saborosa para o fim de semana, porque o Outono assim o pede! ;)


Ingredientes:
2 batatas bem grandes, com casca e boas para assar
2 mãos cheias de frango cozinhado e desfiado
1 lata pequena de feijão a gosto, cozido e escorrido (usei uma mistura de feijão vermelho, branco e manteiga)
200 ml de polpa de tomate
1 pedaço generoso de pimento, cortado em pequenos pedacinhos
1 cebola pequena bem picada
1 lata pequena de tomate pelado em pedaços
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de café de alho em pó
1 colher de chá de colorau
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Cournichons picados grosseiramente para servir
Spring onions para servir
Queijo-creme, iogurte ou sour cream para servir



- Lavar bem as batatas e retirar-lhes a humidade com a ajuda de papel absorvente. Com um garfo ou uma faca, perfurar bem toda a sua superfície e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal ou de alumínio. Levar ao forno previamente aquecido a 220ºC e deixar que assem durante cerca de 1 hora, ou até a sua pele estar dourada, seca e ligeiramente crocante e o seu interior bem cozinhado (ter em atenção para virar as batatas pelo menos uma vez durante o tempo de assadura para que cozinhem de forma uniforme e a sua pele fique toda bem seca e estaladiça). Retirar e deixar que repousem um pouco antes de servir.

- Entretanto, enquanto as batatas assam, levar ao lume um tacho amplo e antiaderente regado com um fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicionar a cebola e o pimento e saltear durante cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.

- Juntar depois ao tacho a polpa de tomate, bem como metade da lata do tomate pelado. Temperar com sal e pimenta e com o alho em pó, colorau e orégãos. Deixar que ferva e cozinhe durante cerca de 8 minutos, até que o molho de tomate reduza e espesse.


- Acrescentar o feijão e o restante tomate pelado e deixar cozinhar por mais 3 a 4 minutos. Por fim, envolver o frango, deixar que o molho de tomate volte a levantar fervura, desligar e deixar repousar cerca de 5 a 10 minutos antes de servir.

- Para servir, colocar uma batata no prato e dar-lhe um golpe profundo ao centro, abrindo-a ligeiramente. Recheá-la generosamente com a mistura de feijões e frango. Polvilhar tudo com os cournichons e spring onions e terminar com uma colher de queijo-creme (eu adoro usar queijo-creme com ervas e alho), iogurte grego (simples ou misturado com um pouco de sumo de limão e uma pequena pitada de pimenta e alho em pó) ou com sour cream.



Sem comentários:

Enviar um comentário