segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Arroz de Peixe // Fish Creamy Rice


Espero que tenham tido um Natal maravilhoso!! :)
E imagino que, entretanto, já tenham começado por aí os preparativos para a grande passagem de ano!! Para aqueles que, por ventura, ainda andam à procura daquela receitinha perfeita para servir como prato principal, que seja um sucesso entre todos os convidados mas que não vos faça passar horas e horas na cozinha, deixo-vos aqui a minha sugestão! Um arroz de peixe, super cremoso, super saboroso, digno de qualquer mesa de festa...de comer e chorar por mais! :)



Ingredientes (para 4 pessoas):
3 postas de diferentes peixes frescos a gosto, cortadas em cubos de igual tamanho (usei salmão, bacalhau fresco e arinca)
1 chávena bem cheia de arroz carolino
1 lata de tomate pelado em pedaços
150 ml de polpa de tomate
1/2 copo de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho muito bem picados
1 pedaço generoso de pimento cortado em pequenos pedaços
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de salsa seca
Salsa fresca ou cebolinho fresco picada q.b.



- Temperar os cubos de peixe com sal e pimenta. Levar ao lume um tacho ou caçarola grande e ampla, regada com um fio generoso de azeite. Quando estiver quente, adicionar os cubos de peixe e alourá-los durante cerca de 2 a 3 minutos, virando-os com cuidado. Retirar o peixe para um prato e reservar.

- Voltar a regar o tacho com mais um pouco de azeite, caso seja necessário. Juntar a cebola, o alho e os pimentos e refogar, mexendo frequentemente, durante cerca de 4 a 5 minutos. Adicionar o colorau, envolver bem, e deixar fritar por mais um minuto.

- Acrescentar o tomate pelado e a polpa de tomate e deixar cozinhar, em lume médio/alto, durante cerca de 8 a 10 minutos, até que o molho de tomate espesse um pouco e reduza ligeiramente. Nessa altura, temperar com uma pequena pitada de sal e pimenta, os orégãos e a salsa picada. 

- Adicionar o vinho branco e deixar que o álcool evapore durante mais uns 2 minutos. Por fim, adicionar o arroz ao tacho, assim como duas chávenas (a mesma medida usada para medir o arroz) de água bem quente. Envolver e deixar cozinhar em lume médio.

- A meio da cozedura do arroz, voltar a colocar os cubos de peixe no tacho, envolvendo delicadamente no arroz e deixar que este acabe de cozinhar. Quando estiver pronto, retirar o tacho do lume, tapar e deixar repousar entre 3 a 5 minutos antes de servir, polvilhando cada prato com salsa ou cebolinho fresco picado. 

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal!!!


A todos vocês desse lado, que fazem de todos os meus dias, dias bem melhores...Um FELIZ NATAL!!! :)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Creme de batata-doce e cenoura assadas com açafrão // Roasted Veggie Soup with turmeric


Muitas sopinhas têm passado por aqui no últimos dias, muitas mais do que aquilo que é normal é certo! Mas existe algo mais reconfortante e aconchegante em pleno inverno do que uma boa taça de sopa?! Naaahhhh :) hehe
E esta, uma vez mais com especiarias e com um toque extra de diferença dada pelos vegetais assados, é uma verdadeira maravilha acreditem - e uma boa sugestão para os dias de Natal em casa que se avizinham :)


Ingredientes: 
3 batatas doces grandes, descascadas e cortadas em pedaços de idêntico tamanho
3 cenouras grandes descascadas e cortadas em pedaços
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de orégãos secos
750 ml de caldo de legumes bem quente
1 cebola grande picada
1 alho francês médio, cortado em rodelas finas
1 colher de café de açafrão das índias
1 pequena pitada de lemongrass em pó (cerca de ½ colher de café)

- Distribuir, numa só camada, as batatas e as cenouras num tabuleiro de forno. Temperar com uma pitada generosa de sal, uma pequena pitada de pimenta e os orégãos. Regar com um fio de azeite (cerca de 1 colher de sopa rasa). Envolver bem e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 50 minutos a 1 hora, até que os vegetais estejam bem assados e completamente moles. Retirar e reservar.
- Levar ao lume um tacho regado com um pequeno fio de azeite e verter nele a cebola e o alho francês. Refogar durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que os vegetais estejam moles e translúcidos. 
- Nessa altura, adicionar o açafrão e o lemongrass, envolvendo muito bem, e deixar ao lume, mexendo sempre, por mais 30 segundos. Juntar depois as batatas e as cenouras assadas ao tacho e verter o caldo de legumes na panela, apenas a quantidade suficiente para que os legumes fiquem cobertos com o líquido. Cozinhar em lume médio por 10 minutos.
- Ao final desse tempo, desligar o lume e, com a ajuda de uma varinha mágica, desfazer completamente o conteúdo da panela. Nesta altura, a textura será a de uma espécie de puré e não de sopa. 

- Aquecer novamente o restante caldo de legumes se necessário (é importante que o líquido esteja bem quente). Adicionar uma concha de sopa de caldo de legumes à panela e continuar a triturar com a ajuda da varinha mágica. Repetir o procedimento até que a sopa esteja bem cremosa e macia, sem grumos, e o creme adquira a consistência desejada (poderão não precisar de todo o caldo). Servir a sopa de imediato, regada com um fio de azeite. 

sábado, 19 de dezembro de 2015

Salteado de carne de vaca e camarão com hoisin // Beef & Prawn Hoisin Stir-fry


Com o Natal mesmo, mesmo aí à porta e as normais e habituais correrias de última hora, não há muito tempo a perder na cozinha nas refeições do dia-a-dia. Por isso nada melhor que um pratinho assim - prático, rápido, bem reconfortante e cheio de sabor! :)
Um excelente fim de semana para todos vocês! Eu vou ali aproveitar o "calor" da família e dos amigos e já volto :D 



Ingredientes:
1 bife de vaca médio, bom para grelhar
1 mão bem cheia de camarões cozidos e descascados
3 colheres de sopa de molho hoisin
1 colher de sopa bem cheia de sementes de sésamo
1 dente de alho bem picado
1 cebola pequena cortada em pedaços grosseiros
1/2 pimento cortado em pequenos pedaços
4 spring onions cortadas finamente
1/2 colher de café de gengibre em pó
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.



- Levar ao lume uma frigideira grande, anti-aderente. Temperar o bife com sal e pimenta e colocá-lo na frigideira, quando esta estiver bem quente. Cozinhar o bife cerca de 3 a 4 minutos de cada lado. Retirar para uma tábua e reservar.

- Voltar a levar a frigideira ao lume, desta vez regada com um pequeno fio de azeite ou óleo de sésamo, se preferirem. Juntar a cebola, o pimento, o alho e metade das spring onions, temperar com o gengibre em pó, e saltear tudo, mexendo frequentemente durante cerca de 3 minutos, até que a cebola ganhe cor mas os vegetais ainda tenham uma textura crocante.



- Adicionar os camarões à frigideira, assim como o bife fatiado. Envolver e saltear por 30 segundos.

- Por fim, regar generosamente a frigideira com o molho hoisin e deixar cozinhar por um minuto, apenas para que este aqueça e espesse ligeiramente. Polvilhar tudo as as sementes de sésamos e as restantes spring onions reservadas e servir de imediato com arroz basmati. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Creme de legumes com caril, gengibre, lemongrass e crocante de alheira // Curry, Ginger & Lemongrass Vegetable Soup with Crunchy Alheira


E chegou finalmente o dia!! Depois de dias, semanas, meses inteiros de espera...cá estou eu a ultimar os últimos detalhes para, daqui a pouco, arrancar para duas maravilhosas e merecidas semanas de férias em Portugal! Natal, passagem de ano, família e amigos...Cá vamos nós!!! :D
E porque a excitação de ir a casa é tanta, e a felicidade é tão grande, deixo-vos uma receitinha maravilhosa que, confesso, não sei como, mas andou "perdida" pelo meu computador mais de dois anos. Fiz esta sopa maravilhosa quando ainda vivia em Portugal, num jantar em casa da minha mãe! Lembro-me perfeitamente da noite em que a cozinhei e lembro-me de como toda a gente adorou, elogiou e repetiu até não restar nem uma gota no tacho! Acreditem, as fotografias - na altura muito simples e rápidas, tiradas com uma máquina fotográfica do século passado :D hehe - não lhe fazem a mínima justiça. Talvez a repita daqui a uns dias, no mesmo sítio e com as mesmas pessoas :)



Ingredientes para 4 pessoas:
4 batatas grandes
3 cenouras
½ alho francês
1 cebola média
1 curgete
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 dente de alho
1 colher e ½ de sopa de caril
1 colher de chá de lemongrass moído
1 colher de sopa rasa de gengibre em pó
1 alheira (podem substituir por farinheira)
1 pedaço de pão (de preferência pão duro)
1 pitada de orégãos secos
1 pitada de alho em pó

- Descascar e cortar em pedaços de idêntico tamanho as batatas, as cenouras, o alho francês, a cebola e a curgete.
- Levar ao lume um tacho regado com um fio generoso de azeite e alourar ligeiramente o dente de alho esmagado. Adicionar o caril, gengibre e lemongrass e, mexendo sempre, deixar ao lume durante cerca de 30 segundos, envolvendo sempre bem as especiarias no azeite. 

- Juntar depois os legumes à panela, envolver bem no azeite com especiarias, temperar com uma pitada generosa de sal e deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 2 minutos.
- Juntar água suficiente (ou caldo de legumes) de forma a que os vegetais fiquem cobertos. Tapar a panela e deixar cozinhar até que os legumes estejam bem moles. 
- Entretanto, enquanto a sopa cozinha, retirar a “pele” da alheira e esfarelá-la em pequenos pedacinhos. Reservar. Cortar também um pedaço generoso de pão em pequenos cubos, temperá-los com uma pitada de orégãos e de alho em pó e reservar. 
- Quando os legumes estiverem bem cozinhados, e com a ajuda da varinha mágica, triturar bem a sopa até que forme um creme uniforme, sem grumos. Retificar os temperos e/ou juntar mais um pouco de água caso seja necessário. Levar novamente ao lume e, quando começar de novo a ferver, desligar, tapar a panela e reservar.
- Por fim, levar ao lume uma frigideira antiaderente (não precisam de adicionar qualquer gordura). Adicionar a alheira e saltear durante cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente, até que fique crocante e bem alourada. Retirar para um prato forrado com papel absorvente e reservar. 

- Nessa mesma frigideira, regada agora com um fio generoso de azeite, colocar os pedaços de pão e fritar durante cerca de 5 minutos, para que fiquem dourados e bem tostadinhos.
- Servir o creme de legumes salpicado com alheira e croutons. 

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta...#10" - Frutos Secos e uma Receita de Brownie de Chocolate e Frutos Secos


Por muito que a minha cozinha ande um tanto ou quanto caótica, a acompanhar bem a minha rotina, no dia 15 não existem desculpas! E por isso cá estamos como sempre para mais uma edição do "Na Minha Cozinha Nunca Falta..." - a décima, para fecharmos o ano da melhor forma! :D
E, em mês de Natal e de celebrações, eu e a Ana decidimos trazer-vos como must-have algo que, temos a certeza, nunca falta também pelas vossas cozinhas, especialmente nesta altura do ano tão festiva...os Frutos Secos!!!



É verdade que não são as coisas mais baratas do mundo e, convenhamos, os preços tendem quase sempre a aumentar um pouco nesta altura do ano, obviamente... mas, a meu ver, o bom dos frutos secos, para além de todos os seus valores nutricionais e de serem essenciais para qualquer dieta equilibrada, está no facto de que não precisarmos de utilizar grandes quantidades para que eles façam toda a diferença, seja em pratos salgaos ou em doces e sobremesas! E é por isso mesmo que aqui pela minha cozinha eles nunca faltam - amêndoas (as minhas favoritas :) !!!), avelãs, nozes, amendoins...pouco importa! Escolham o vosso favorito e tenham a certeza de que têm sempre um pacotinho aí por casa também ;)



Não se esqueçam que, antes do docinho, vem sempre o prato principal :)  Por isso passem lá pelo Recanto com Tempero e vejam a deliciosa refeição com frutos secos que a Ana nos preparou especialmente para esta edição! :)  
Por aqui, trago-vos um Brownie decadente, que vai fazer as delícias de miúdos e graúdos em qualquer mesa de festa! :D  E, para aqueles que ainda estão a ultimar todos os preparativos, porque não incluir esta gulocide nos vossos cabazes de Natal? ;)



Ingredientes:
150 gramas de chocolate preto partido em pedaços
100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
3 colheres de sobremesa bem cheias de cacau em pó
1 colher de café de extrato de baunilha
3 ovos
125 gramas de açúcar amarelo
125 gramas de farinha
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 mão bem cheia de uma mistura de frutos secos a gosto (usei amêndoas, avelãs, amendoins, nozes e passas)
2 colheres de sopa bem cheias de mel
Mini marshmallows (opcional)



- Numa taça, juntar o chocolate em pedaços com a manteiga, cacau e baunilha. Levar a derreter no micro-ondas ou em banho-maria.

- Entretanto, numa outra taça, bater bem o açúcar com os ovos. Adicionar o chocolate derretido e bater mais um pouco, até que forme uma mousse bem lisa e uniforme, sem grumos. Por fim, e com a ajuda de uma colher metálica, incorporar delicadamente a farinha, aos poucos e poucos, neste preparado.




- Verter a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até o brownie estar cozinhado (ter em atenção para não deixar cozer em demasia, o interior do brownie deve ficar fofinho e ligeiramente húmido). Retirar e deixar o bolo arrefecer um pouco, antes de o separar do papel vegetal e voltar novamente a colocar no tabuleiro. 



- Regar generosamente o topo do brownie com uma das colheres de mel e salpicar toda a sua superfície com os frutos secos e os marshmallows. Voltar a regar tudo com o restante mel.

- Se tiverem um maçarico, queimem ligeiramente o topo do brownie, para que os marshmallows derretam um pouco e os frutos secos caramelizem ligeiramente com o mel. Caso não tenham, levem o brownie novamente ao forno a 140ºC durante cerca de 5 a 10 minutos.



 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Lombo de vaca no forno // Roasted Beef Joint


Uma sugestão simples e prática, para um fim de semana molengão :)  Pantufa no pé, manta nas pernas, filme na televisão, comida simples e saborosa no forno, quentinho pela casa e um cheirinho maravilhoso no ar! Parece um fim de semana perfeito! :)

Ingredientes:
1 lombo de vaca ou vitela, com cerca de 500 gramas
sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá generosa de paprika
1 colher de chá rasa de orégãos
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa rasa de molho inglês



- Colocar a carne num tabuleiro e temperá-la com uma pitada generosa de sal e pimenta, o alho em pó, a paprika, os cominhos e os orégãos. Regar com o molho inglês e com um fio generoso de azeite e, usando as mãos, barrar bem toda a carne com esta mistura.

- Levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 35 a 45 minutos, dependendo de como gostam da carne - para um interior menos bem passado deixem menos tempo; se gostarem da carne bem passada é necessário deixar um pouco mais. Desligar o forno, abrir totalmente a porta, mas deixar o lombo repousar no tabuleiro dentro do forno por 5 a 10 minutos, antes de retirar e fatiar. Servir de imediato.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Milho grelhado com azeite de ervas // Corn on the Cob with Herby Olive Oil


A minha cara-metade descobriu recentemente o quanto adora espigas de milho grelhadas! Agora, sempre que vamos ao supermercado para as nossas compras semanais, lá "saltam" de repente umas espigas de milho para o carrinho! :P hehe
Eu não me importo nadinha confesso, porque também adoro! Por aqui, o "corn on the cob" é sempre um enorme sucesso em vários restaurantes e take-aways! Contudo, feito "como manda a tradição" (especialmente a tradição inglesa "manteigueira"), depois de sair da grelha é, regra geral, totalmente banhado em manteiga. E aí está aquilo de que não sou grande fã! Um pouco de manteiga, à boa maneira "old school" de comer espigas de milho, ainda vá...mas a quantidade tem de ser definida por mim! E assim, porque aqui por casa pensamos da mesma forma, decidi começar a grelhar o milho com um azeite de ervas. E sabem que mais?! Gostamos ainda mais! :)



Ingredientes:
2 espigas de milho fresco (podem usar com ou sem as folhas exteriores mas aconselho a usar com folha)
2 colheres de sopa de azeite de qualidade
1 pitada de orégãos secos
1 pitada de cebolinho seco picado

- Levar um grelhador ao lume alto e deixar que aqueça muito bem. Quando estiver mesmo quente, colocar nele as espigas de milho com folha e deixar grelhar, virando o milho constantemente, até que as folhas exteriores estejam bem queimadas.

- Entretanto, enquanto o milho grelha, misturar bem o azeite com as ervas.

- Retirar as espigas de milho do grelhador mas não desligar o lume. Deixar o milho arrefecer um pouco, apenas o tempo suficiente para que o consigam descascar. Barrar generosamente o milho com a mistura de azeite e ervas e voltar a colocar as espigas no grelhador durante mais alguns minutos, virando frequentemente, para que fique bem queimadinho. Retirar e servir de imediato. 

sábado, 5 de dezembro de 2015

Cupcakes de Chocolate e Avelã // Chocolate & Hazelnut Cupcakes


Não vão sujar a cozinha toda e vão ter uns bolinhos bem saborosos, prontinhos num instante! Um miminho guloso para aconchegar o estômago e o coração...tal como eu gosto!! :D
Um excelente fim de semana para todos!! :) 



Ingredientes:
150 gramas de farinha com fermento
125 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 ovos
60 ml de leite
130 gramas de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó
1 colher de sopa de avelãs finamente picadas)
2 colheres de sopa generosas de pepitas de chocolate preto ou chocolate partido em pequenos pedacinhos

- Numa tigela grande, bater bem a farinha com a manteiga, os ovos, o leite, o açúcar e a baunilha. 
- Misturar depois o cacau em pó, batendo mais alguns segundos. Por fim, adicionar as pepitas de chocolate e as avelãs, envolvendo bem no preparado.
- Distribuir a massa por forminhas de cupcakes e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até os bolinhos estarem bem cozinhados.