terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cheesecake de morangos e chocolate


Está aí à porta o Dia de São Valentim. Celebra-se já no próximo sábado aquele que é corriqueiramente conhecido como o Dia dos Namorados. Confesso que não é um dia do qual seja particularmente fã. É uma data extremamente comercial e não me parece de todo necessário que exista um dia estabelecido para que "celebremos o amor". Como tal, neste dia, para mim, não existem jantares fora, nem fins de semana românticos em hotéis, nem prendas (pode existir algum postal engraçado mas nada mais que isso :P ), nem nada desse género. Aliás, evito totalmente, neste dia, frequentar algum sítio onde sei que vou estar, com a minha cara-metade, rodeada de outras tantas pessoas com as suas respetivas metades da laranja, como se de uma convenção estabelecida se tratasse e que tivesse obrigatoriamente que sair à rua nesse dia! A única coisa que gosto nesta data, como aliás em várias outras ao longo do ano cujo verdadeiro significado pouco significa para mim pessoalmente, é a inspiração culinária que ela me traz! Do mesmo género de quando planeamos uma festa por exemplo: gostamos de pensar e definir o que vamos cozinhar, as coisas que queremos ter na mesa, a apresentação das mesmas...e por tudo isso em prática! E o Dia dos Namorados dá-me também essa vontade de procurar novas receitas, pensar e experimentar novas sugestões...tudo com o intuito de criar algo um pouquinho mais especial! Por isso, aqui por casa, no Dia de São Valentim também jantamos obviamente :P hehe  E jantamos sempre por casa. Por isso, a nossa "celebração" deste dia é um jantarinho bom, descontraído e, sempre que possível, um tanto ou quanto especial. Um programa a dois, igual a um programa a dois de tantos e tantos outros dias do ano :)  
E que sugestão melhor para "encarnar" o amor do que chocolate e morangos?! :D





Ingredientes: 
400 gramas de queijo-creme
200 ml de natas
150 gramas de açúcar em pó
18 bolachas digestivas
4 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida
Raspa de 1 limão
1 chávena de morangos cortados em pedaços + alguns morangos para decorar
Para a cobertura: 
100 gramas de chocolate preto
80 ml de natas

- Colocar as bolachas numa picadora e triturá-las bem. Em alternativa, colocá-las num saco hermético e desfazê-las com a ajuda de um rolo da massa. Colocar as bolachas desfeitas numa taça e adicionar-lhes a manteiga, amassando e misturando tudo muito bem com as mãos, até que este preparado fique com a consistência de areia molhada. Untar uma forma com fundo amovível e forrar o seu fundo com a bolacha, pressionando bem para que fique uma camada bem uniforme e compacta, e distribuir também um pouco de bolacha pelos lados, dando uma ligeira altura lateral a esta base de bolacha. Reservar no frigorífico.

- Entretanto, numa outra taça, bater bem o queijo com as natas e o açúcar, até obter uma consistência lisa e homogénea. Adicionar os morangos, o extrato de baunilha e a raspa de limão e envolver delicadamente. 


- Verter este preparado na forma, por cima da base de bolacha, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos a uma hora, até o cheesecake estar consistente ao toque mas ainda ligeiramente fofo e húmido no interior. Retirar e deixar arrefecer totalmente.

- Para a cobertura de chocolate, basta deitar as natas num pequeno tachinho e levá-las ao lume mínimo. Deixar que aqueçam lentamente e, mesmo antes de começarem a ferver, desligar o lume e acrescentar-lhes o chocolate partido em pedaços, deixando repousar assim, sem mexer, durante 5 minutos. Ao final desse tempo, mexer este preparado, para que o chocolate se derreta por completo e forme um ganache bem liso e cremoso. Deixar arrefecer.

- Quando o cheesecake estiver totalmente frio, assim como o ganache de chocolate, verter este último por cima do bolo de forma generosa. Decorar o cheesecake com alguns morangos frescos inteiros e polvilhá-lo com umas pepitas de chocolate a gosto ou raspas de chocolate (usei chocolate preto, de leite e branco para decorar). Levar ao frigorífico durante algumas horas antes de servir bem fresco.
 



14 comentários:

  1. Que delicia de cheese cake.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro cheesecake e esse tem um aspecto tão guloso!!
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São :) Guloso é mesmo a melhor definição para este cheesecake ;)

      Eliminar
  3. Olá!

    Que aspeto maravilhoso! Também não sou adepta dessas datas, mas este cheesecake cai sempre bem!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um docinho cai sempre bem não é verdade Ana? :P E assim aproveitamos estas datas para uma fatia extra ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que aspecto delicioso e tentador!

    Blogue:http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu não ligo nada a esta data...mas já ao teu cheesecake, era menina para ligar muito! :D Que aspecto tão bom! :D

    ResponderEliminar
  6. Está lindo e guloso, que bom aspecto, uma delicia mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Poooois, isto dia 14 são casalinhos por todo o lado, é como o dia pré-Natal (hahah, isto agora ficou estranho. A véspera do Natal, é melhor clarificar.).
    Mas se dá aso a ideias como este cheesecake... Venham mais dias destes! :D

    ResponderEliminar