quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #41" - Bolinhos e Empadão de puré, atum e sardinha // Potato, tuna and sardines pasties and oven mash


Hoje trago-vos uma sugestão (ou melhor dizendo, duas!!) que, para mim, são um verdadeiro "hino" aos pressupostos do "Há vida para além da massa de atum", este projeto que, há vários meses, partilho com a minha querida Ovelha Negra e que anima sempre estas nossas quintas-feiras!! :D
Duas receitas com os mesmos ingredientes: comida para alimentar várias bocas, em várias refeições, feita com ingredientes tão simples, e tão mas tão económicos, que quase parece mentira! :P  E, ainda por cima, refeições bem saudáveis, equilibradas e cheias de sabor, que não vão afectar nem a vossa carteira, nem a vossa balança :)
Com este preparado inicial, vocês vão conseguir fazer oito bolinhos (que darão perfeitamente uma refeição para quatro pessoas) e ainda um tabuleiro de empadão, que saciará mais duas pessoas numa outra qualquer refeição! E se, por acaso, não quiserem cozinhar tudo de uma vez, não há problema nenhum: preparem tudo e congelem, estando pronto para quando quiserem levar à mesa :)
Não se esqueçam de ir lá à cozinha da Tekas que ela tem maravilhas culinárias para nós, mais uma vez, de certeza mais que absoluta!! :D 






*For English version, please use the Translate button on the right side*

Ingredientes (para 8 bolinhos e para um empadão que serve 2): 
120 gramas de puré instantâneo, preparado de acordo com as instruções da embalagem
1 lata de atum conservado em água
1 lata de sardinhas em conserva em molho de tomate
Sal e pimenta q.b.
3 spring onions cortadas finamente
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de colorau
1 pedaço de pimento, finamente cortado
1 colher de sopa de cebolinho fresco bem picado
1 ovo batido
Pão ralado q.b.
Queijo ralado q.b. 



- Preparar o puré de acordo com as instruções da embalagem e deixar que arrefeça um pouco na panela. Nessa altura, adicionar-lhe o atum e as sardinhas grosseiramente desfeitas, bem como as spring onions, o pimento e o cebolinho. Temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta e com o alho em pó e o colorau. Envolver bem mas delicadamente. 


- Formar oito bolinhos com esta mistura, dando-lhes o formato de hambúrgueres, e dispô-los num tabuleiro grande de forno, previamente pincelado com um pouco de azeite. Colocar o restante preparado num outro tabuleiro de forno, alisando-o como um empadão.


- Pincelar o empadão com um pouco do ovo batido e polvilhá-lo com queijo ralado a gosto. Está pronto para ir ao forno, previamente aquecido, a 200ºC, durante cerca de 30 minutos, ou até que esteja bem douradinho. Servir com uma salada.



- Os bolinhos devem ser pincelados com o restante ovo batido, de ambos os lados, e passados depois por um pouco de pão ralado (só mesmo para que fiquem com uma camada fina, não deve ser excessiva). Levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 45 minutos, ou até os bolinhos estarem bem cozinhados e douradinhos de ambos os lados, tendo atenção para os virar com cuidado a meio do tempo de cozedura.


- Servir os bolinhos com uns espargos simplesmente grelhados com uma pitada de sal e sumo de limão e um ovo cozido. 


- Acompanhem tudo um molho fresco e bem saudável de iogurte (acreditem em mim, os bolinhos sem este molho não são a mesma coisa!!). Para o molho, basta juntar numa taça 4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego magro natural, 1 colher de chá rasa de mostarda Dijon, 2 spring onions finamente picadas, algumas gotas de molho inglês, um pouco de sumo de limão, 2 pepinos em conserva picados finamente e uma colher de sopa do vinagre de conserva destes pepinos.  


10 comentários:

  1. gostei, receitas bem economicas mas igualmente bem saborosas e com um ótimo aspeto mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D São de facto bem saborosas mas, acima de tudo, super simples, económicas e amigas da nossa balança também ;)

      Eliminar
  2. No que toca a receitas que servem vários propósitos, és a melhor :) Não sei porquê, mas nunca comi empadão de atum! E tem bom aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é bommm!! :D hehe
      Ahhh...e gostei de ser considerada a melhor em alguma coisa :P ahahahah

      Eliminar
  3. Que bom aspecto têm esse empadão e bolinhos.

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/raviolis-romanticos-e-duplo-de-morango.html

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto, já almoçava este belo empadão!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/



    ResponderEliminar
  5. Que ideia engraçada :D Não sei, tem piada fazer coisas assim, é como, sei lá, usar uma massa de bolos para 2 bolos diferentes, ou usar 2 recheios para a mesma massa... É uma ideia gira para variar, e parece uma delícia!
    (tinhas de estragar tudo com a última foto? Ainda não tomei o pequeno-almoço (preguiçosa :P ) e quero espaaaargos! :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, acima de tudo, económica em tempo e dinheiro :P
      Quando é que te decides a fazer uma plantação de espargos em casa?! :D ahahah

      Eliminar