domingo, 1 de fevereiro de 2015

Hambúrgueres vegetarianos - Dia Um...na Cozinha!


Ora cá estamos nós, cheios de força e garra, prontinhos para começar mais um mês, desta feita o mês mais pequenino do ano :)  E, obviamente, não existe primeiro dia de nenhum mês sem o nosso fantástico evento "Dia Um...na Cozinha!". Para esta edição, as nossas queridas organizadoras desafiaram-nos a criar um Prato Vegetariano! E as regras eram bem simples: apenas estava proibido o uso de peixe ou carne!

Aqui por casa, tento "encaixar", sempre que possível, pelo menos um pratinho deste género na nossa ementa semanal :)  Por isso, pelo menos uma vez por semana, tenho sempre um verdadeiro desafio à minha espera :) hehe  Eu confesso que gosto imenso deste tipo de refeições e não me chateia nada não ter carne ou peixe no prato de vez em quando: há sabores maravilhosos que os podem perfeitamente substituir e eu adoro-os e estou habituada a eles! Já com a minha cara-metade...bem, a história é outra :P hehe
Como tal, tenho que arranjar soluções para "ultrapassar" este pequeno obstáculo ;)  Um pouco como se faz com as crianças :P hehe  E o truque, para mim, passa por usar e abusar de especiarias maravilhosas, ervas aromáticas fantásticas e outras coisas tais para deixar estes pratos cheios de sabor...e também por lhes dar uma imagem um tanto ou quanto familiar...se é que me faço entender ;)  Para aqueles que são céticos quanto à comida vegetariana, nada melhor do que lhes começar por enganar os olhos, antes de lhes chegar (e enganar bem!) o estômago ;)  Por isso, opto normalmente por dar aos meus pratos aspetos familiares: hambúrgueres, lasanhas, cachorros, esparguetes à bolonhesa, etc... Tudo delicioso mas...vegetariano :)


E foi precisamente um desses pratinhos que escolhi para hoje! Aqui por casa é sempre um sucesso e eu simplesmente adoro!! :)  Dá pouco trabalho e o resultado final é ótimo! É inspirado nos falafel, outra comidinha vegetariana que também faço várias vezes! Acreditem em mim: vale bem a pena engarem os olhos e aconchegarem bem o estômago com este delicioso hambúrguer!! :D



Ingredientes para 6 hambúrgueres: 
240 gramas de grão cozido e escorrido
240 gramas de feijão branco cozido e escorrido
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de chá rasa de colorau
1 pequena pitada de gengibre moído
1 ovo
4 colheres de sopa de pão ralado
6 pãezinhos a gosto
2 spring onion
2 colheres de sopa de queijo-creme light
1 colher de sopa de iogurte grego natural
Molho sweet chilli q.b.
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
Ervas frescas a gosto bem picadas (usei cebolinho e salsa)
Cournichons em conserva
Rúcula



- Num robot de cozinha ou misturadora, colocar o grão e o feijão, juntamente com o ovo, o pão ralado, uma pitada de sal e pimenta, sumo de ½ limão, as spring onions e o alho em pó, gengibre, cominhos e colorau. Triturar tudo muito bem até que forme uma pasta.

- Dividir este preparado em 6 porções idênticas e dar a cada uma delas o formato de um hambúrguer. Dispor num tabuleiro e levar ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos, se possível.

- Entretanto, juntar, numa taça, o queijo-creme e o iogurte com as ervas aromáticas frescas, bem picadas, regando tudo com umas gotas de azeite e de sumo de limão. Misturar bem e adicionar depois umas gotas de molho sweet chilli a gosto, envolvendo delicadamente. Reservar no frigorífico até à altura de servir. 



- Cozinhar os hambúrgueres vegetarianos numa frigideira antiaderente ou num grelhador, até estarem bem douradinhos de ambos os lados. Retirar para uma tábua ou prato e deixar repousar cerca de 2 minutos.

- Por fim, basta aquecer ligeiramente os pãezinhos e barrar cada um deles com um pouco do molho de queijo-creme. Colocar um hambúrguer em cada pão e distribuir, por cada um, um pouco de rúcula e umas fatias de pepino em conserva. 



34 comentários:

  1. Estão com óptimo aspecto os hambúrgueres :)
    Acho que a tua cara metade foi bem enganada! Eles estão irresistíveis :)
    Nunca experimentei hambúrgueres vegetarianos mas fico com imensa vontade.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mais que bem enganada Joana ;) hehe Mas convenhamos que, assim, ele até gosta de ser enganado ;)
      Se nunca provaste, tens mesmo de experimentar! Ficam deliciosos e nem te lembras que não tens carne ou peixe no prato :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Vânia, que hambúrgueres mais bonitos e mais deliciosos! Já sabes que eu sou super hiper mega fã de comida vegetariana (tanto que só de vez em quando é que como carne, mas isso e outra conversa) - estou sempre a fazer hambúrgueres vegetarianos, e adoro os de grão - bem temperados e gordinhos, o teu rapaz não teve como não gostar! Tekas likes a lot!

    ResponderEliminar
  3. Uns hamburgueres lindos e bam ao meu gosto
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Vânia!
    Bem, a tua sugestão tem um aspecto verdadeiramente delicioso, Adoro refeições destas, o chamado fast food saudável, refeições simples, rápidas, mas cheias de cor e sabor. E estes hamburguers têm tudo isso e muito mais. Adorei a tua sugestão. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que não gosta da junção dos termos fast-food com saudável?! ;) hehe
      Muito obrigada Célio! :)
      Um beijinho *

      Eliminar
  5. Alguem me sabe dizer algum local na margem sul ou em lisboa onde exista algo assim parecido?

    ResponderEliminar
  6. Olá Vânia!
    Percebo o que sentes, cá em casa é a mesma coisa. Uma das filhas não come carne, enquanto a outra franze sempre o nariz quando o jantar é peixe e se forem vegetais então nem se fala :)
    Os teus hambúrgueres enganavam-me bem. Ainda não encontrei uma receita de hambúrguer vegetariano que fosse do agrado de todos aqui em casa mas estes parecem ter potencialidade e vou experimentar.
    Um beijinho, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Paula o teu dilema aí por casa parece-me ainda mais difícil do que o meu ;) hehe
      Não sei se esta será a receita de agrado de todos aí por casa, mas espero que sim !! :D
      De qualquer forma, acho que vale mesmo a pena experimentar pelo menos! Estes hambúrgures ficam mesmo uma verdadeira delícia, suculentos e saborosos, e enganam bem mesmo os mais céticos :P
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ai que bons, adoro, adoro, já fiz mas sem o feijão, vou ter que fazer estes.
    E com esse pão que bons.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :D
      Também costumo fazer só com o grão mas, desde que experimentei adicionar o feijão branco, tornaram-se os meus favoritos, porque confere uma textura ótima e super macia (parecem "suculentos" como se fossem de carne :P hehe)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Que delicia esses hambúrguers Vania, adorei

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Como eu gosto de refeições simples e apetitosas. Gostei imenso desta sugestão saudável, que ficaria muito bem na mesa cá em casa.

    Beijinho

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Tens de experimentá-la aí na mesa de casa, tenho quase a certeza de que não irá desiludir ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Um hambúrguer e tanto!
    Otima sugestão.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Adoro hambúrguers de grão, para a próxima vou tentar juntar feijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena experimentar mesmo Marisa :) Antigamente fazia sempre só de grão mas, desde que experimentei juntar o feijão, já não quero outros ;)

      Eliminar
  12. Que bom, ficaram com um aspecto deliciosos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspeto! Poucas vezes fiz hambúrgueres vegetarianos, e quando fiz não saíram grande coisa... Tenho de fazer novamente :)
    Lindos que estão os teus, douradinhos... Claro que ninguém resiste, de que é que estavas à espera? :)
    Adoro pickles! São TÃO bons, a minha parte preferida dos hambúrgueres de fast food, juntamente com as sementes do pão (apesar de já ter ouvido uma história bem repugnante sobre eles :P ).
    Sabias que o Hugh Laurie não gosta de pickles? Seria de esperar melhor, vindo de uma pessoa tão incrivelmente hilariante. Mas pronto, desculpemos o moço. O melhor amigo vai morrer ;) (a esta altura já deve é estar bem enterrado...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah...histórias de Hugh Laurie e pickles à parte (não sei como é possível ele não gostar de pickles, by the way!!! Adoroooooo pickles!! :P )... tens de tentar novamente e experimentar uns hamburgueres vegetarianos Avelã, porque são uma delícia :D

      Eliminar
  14. Olá Vânia,
    eu adorei este fast food saudável e de excelente aspeto.
    Tens razão, pode fazer-se uma refeição marvilhosa, cheia de sabores, sem se comer a carne ou o peixe.
    Adorei :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :) É bem verdade, há refeições em que não precisamos mesmo nada da carne ou peixe, são deliciosas por si só :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  15. adoro hamburguers veg. nem se sente falta da carne porque sao mesmo saborosos   Parabens bjs

    ResponderEliminar
  16. Adorei, adorei ... absolutamente bom!
    Parabéns e muito grata por esta partilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar