quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bolo de Chocolate e Maçã // Chocolate & Apple Cake


Depois de uns 2 ou 3 meses sem conseguir arranjar tempo para participar, aqui estou eu de volta aos desafios do projeto "Dia Um...na Cozinha", que tanto adoro!! E já tinha saudades confesso! :D
A semana passada, celebrámos lá pela minha empresa a iniciativa "Macmillan Coffee Morning" e, assim, descobri o pretexto ideal para "matar dois coelhos de uma só cajadada" :D hehe  
Um bolinho para levar para as celebrações, que encaixa na perfeição no tema deste mês...Bolos de Outono! Decidi-me portanto por uma combinação simples de sabores mas, a meu ver, maravilhosa! Bolo de chocolate, aquele clássico que nunca falha, aliado ao sabor da maçã, uma das minhas frutas preferidas e aquela que, para mim, mais "grita" por esta estação outonal que tanto adoro! :)
Espero que gostem! :)



Ingredientes para o bolo (medidas baseadas numa chávena de 240ml de capacidade): 
3 chávenas e 1/2 de farinha
3 chávenas de açúcar
 
7 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
 
4 ovos
2 cafés expresso
2 chávenas de buttermilk (se não tiverem ou não encontrarem, basta juntarem
2 colheres de sopa de vinagre às duas chávenas de leite e deixarem atuar por 5 minutos antes de utilizar) 1 chávena de óleo
2 colheres de sopa de Nutella ou creme de chocolate a gosto  
Para o creme de chocolate: 
200 gramas de chocolate preto partido em pedaços 
280 ml de double cream (ou natas)
Para o recheio de maçã e as maçãs caramelizadas:
6 maçãs pequenas
1 colher de café de canela em pó + uma pequena pitada
5 colheres de sopa de açúcar  
Para os amendoins caramelizados (opcional):
1 mão bem cheia de amendoins sem casca
1 colher de sopa generosas de mel



- Se optarem por adicionar os amendoins caramelizados ao bolo, façam-nos em primeiro lugar. Para tal, basta forrar um pequeno tabuleiro com papel vegetal e distribuir nele os amendoins, para que formem uma só camada mas deixando-os bem juntos. Regá-los generosamente com o mel e levar ao forno previamente aquecido a 160ºC por cerca de 8 a 10 minutos, ou até os amendoins estarem douradinhos, crocantes e bem caramelizados. Retirar e deixar que arrefeçam, antes de os "descolar" do papel vegetal e, com a ajuda de uma boa faca, picá-los de forma grosseira. Reservar.

- Descascar quatro das maçãs e cortá-las em pequenos pedaços. Colocar a fruta num tacho anti aderente e acrescentar-lhe 3 colheres de sopa de açúcar e a colher de café de canela em pó. Verter água no tacho até que os pedaços de maçã estejam cobertos até cerca de metade. Levar o tacho ao lume médio, mexendo de vez em quando, até que o líquido no tacho tenha reduzido para menos de metade e os pedaços de maçã estejam bem moles. Retirar o tacho do lume e, com a ajuda de uma varinha mágica, desfazer a maçã até que forme um puré. Retirar e reservar, deixando arrefecer. 

- Entretanto, usando este mesmo tacho ou um outro, colocar nele as restantes duas maçãs, desta vez inteiras mas sem casca. Polvilhá-las bem com o restante açúcar e com uma pequena pitada de canela e salpicá-las generosamente com um pouco de água. Levar ao lume e mexendo frequentemente, deixar que as maçãs caramelizem. Se o açúcar começar a caramelizar depressa demais e a endurecer muito rapidamente (o que muito provavelmente irá acontecer), vão sempre salpicando o tacho e as maçãs com mais água até que elas estejam ligeiramente cozinhadas e com uma camada exterior bem douradinha e caramelizada. Retirar e reservar.



- Para o creme de chocolate, levar o double cream ou as natas ao lume num pequeno tachinho. Quando estiver bem quente, mas sem deixar que levante fervura, retirar do lume e adicionar de imediato os pedaços de chocolate ao tacho, deixando que repouse assim, sem mexer, durante cerca de 5 minutos. Ao final desse tempo, envolver muito bem até que forme um ganache bem liso e cremoso. Deixar que arrefeça um pouco e colocar depois no frigorífico durante cerca de 35 a 45 minutos, reservando contudo, fora do frigorífico e numa tacinha à parte, cerca de 3 a 4 colheres sopa de ganache.








- Para o bolo, juntar os dois cafés numa chávena grande ou numa tacinha e misturar bem neles 3 colheres do cacau em pó. Reservar e deixar que arrefeça um pouco.

- Entretanto, numa taça grande, juntar os ovos, o café arrefecido, o buttermilk e o óleo e bater bem. Depois, com a ajuda de uma colher metálica, envolver primeiro neste preparado a farinha e o fermento, seguidos do açúcar e do restante cacau em pó. Bater um pouco com a batedeira só para que o preparado fique bem liso e uniforme. Por fim, adicionar a Nutella e bater mais alguns segundos para incorporar.

- Dividir esta mistura por três formas redondas de igual tamanho, untadas e forradas com bases de papel vegetal, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até os bolos estarem bem cozidos.


- Retirar, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixar depois que arrefeça completamente.



- Quando todos os componentes do bolo estiverem arrefecidos, retirar o ganache de chocolate do frigorífico e bater bem com a varinha mágica até que forme um creme.

- Colocar o primeiro bolo num prato de servir e barrá-lo generosamente com metade do creme de chocolate. Dispor o segundo disco de bolo por cima deste e cobri-lo com o puré de maçã. Por fim, colocar o terceiro bolo e barrá-lo com o restante creme de chocolate.  Decorar com as maçãs caramelizadas e, se quiserem, com os amendoins caramelizados. Por fim, regar as maçãs e o topo do bolo com o ganache de chocolate previamente reservado.


 

19 comentários:

  1. Esse bolo ficou bem guloso de forma a dar as boas-vindas ao outono.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/dia-um-na-cozinha-e-um-bolo-de-outono.html

    ResponderEliminar
  2. Adorei a combinação de sabores! Ficou lindo! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Este bolo está com um ar delicioso, digno de uma festa outonal. Se souber tão bem (e acredito que sim) quanto se apresenta, é sucesso garantido :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh, muito obrigada Carla! E adorei a ideia da festa outonal, acho que vou organizar uma (mais um pretexto para fazer bolinhos :D hehe )
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Ola Vania!!!

    Completamente rendida a este teu bolo, com tantas coisas boas... desde o chocolate... as maças caramelizadas... aos amendoins... ao gnache... ao tudo... Que excelente forma de dar as boas vindas ao Outono, e melhor ainda com uma fatia bem generosa acompanhada por um cafezinho hummm delicia!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maguy!! Estou rendida a este comentário agora, quase corada ;)
      Eu sou suspeita claro, mas para mim a combinação de sabores é mesmo fantástica e bem outonal!
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Olá Vânia! Chocolate e maçã é mesmo uma combinação vencedora :)

    Beijinhos, Paula
    http://mesa-corrida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Paula, ainda bem que alguém concorda comigo!! ;) hehe
      Muito obrigada!!
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Olá Vânia.
    Apesar de visitar-te sempre, a falta de tempo (e talvez a preguiça vá admito) fez com que já não te deixa-se um comentário há algum tempo.
    Mas este bolo merece que eu por aqui fique alguns minutos a escrever.
    Adorei, tem um aspecto fenomenal. Deve ter fica super saboroso.
    Um beijinho
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh Cláudia, como eu te compreendo! :P É recíproco, porque eu também já não deixo comentários pelo teu cantinho há bastante tempo, e o mesmo acontece com quase todos os outros! ;)
      Mas fico muitooo feliz que tenhas tirado uns minutinhos agora ao olhar para o meu bolinho outonal! :D hehe Obrigada!! :) Tens de experimentar este ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Olá Vânia :)
    Ficou tão, mas tão guloso!!!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://www.recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que lindo que ficou! O sabor devia estar fantástico :D

    ResponderEliminar