quinta-feira, 3 de julho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #13" - Sponge cake com creme de chocolate e frutos vermelhos


Quando vivia em Portugal, fazíamos várias jantaradas com amigos lá por casa. Como tal, eu era a anfitriã responsável pelas entradas e prato principal e a tarefa de tratar da sobremesa raramente me cabia a mim, mas sim aos convidados :)  E mesmo quando os jantares eram em casas alheias, ou era eu a cozinhar, ou tratava logo de me encarregar de umas entradinhas :)  Mas, desde que aqui estamos a viver em Londres, os papéis inverteram-se e, sempre que vamos visitar amigos, cabe-me a mim a tarefa de levar um doce ou bolinho para o lanche ou sobremesa! Este foi mais um deles! A vontade de fazer um bolo rapidamente para levar para uma visita a casa de uns amigos era muita...e inversamente proporcional à vontade, e ao tempo, de ainda ter de ir ao supermercado. Por isso optei por fazer algo com aquilo que tinha aqui por casa e, num instante, saiu este bolinho bem simples e saboroso, que imediatamente ficou destinado para mais uma edição do "Há vida para além da massa de atum" (passem lá pela cozinha da Ovelha Negra para verem a delícia que ela vos traz hoje)! Optei por usar frutos vermelhos porque tinha comprado bastantes a um ótimo preço, que aproveitei inclusive para congelar..Mas para que a receita se torne mais do vosso agrado, e verdadeiramente económica, utilizem a fruta que preferirem, aquela que tiverem aí pelo quintal ou que encontrarem em promoção no supermercado :)



Ingredientes para o bolo sponge cake: 
200 gramas de açúcar
200 gramas de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos batidos
200 gramas de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite
Para o creme de chocolate: 
5 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
2 a 3 colheres de sopa de Nutella (ou outro creme de chocolate a vosso gosto- ou mesmo chocolate derretido)à temperatura ambiente
Para o recheio de frutos vermelhos:
1 mão bem cheia de uma mistura de frutos vermelhos a gosto, ligeiramente desfeita
100 ml de natas
Açúcar em pó q.b.

- Primeiro que tudo é necessário fazer o recheio de frutos vermelhos. Para isso, basta juntar numa taça as natas e os frutos vermelhos, batendo com a batedeira elétrica. Aos poucos ir adicionando o açúcar em pó. O ideal é ir juntando uma colher de sopa de cada vez e ir provando o preparado, para não correr o risco de que este fique excessivamente doce. Não é necessário muito açúcar, é somente o suficiente para que a mistura não fique completamente líquida e ganhe alguma consistência. Colocar este preparado num recipiente de plástico com tampa e levar ao congelador (se tiverem tempo, deixem-no lá ficar durante pelo menos uma hora).

- Numa taça, com a ajuda da batedeira elétrica, bater todos os ingredientes do sponge cake, até obter uma mistura lisa e uniforme. Dividir este preparado por duas formas redondas, de igual tamanho, forradas com papel vegetal, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até os bolos estarem cozidos (quando ligeiramente pressionada com o dedo, a massa do bolo deve voltar à sua posição inicial). Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.

- Para o creme de chocolate, basta misturar numa taça o iogurte com a Nutella, envolvendo bem até que forme um creme liso e uniforme.

- Desenformar os dois bolos sponge cake. Colocar um deles num prato ou base para bolos, barrá-lo com o creme de chocolate e de seguida com uma camada da mistura de frutos vermelhos e colocar o outro bolo no topo. Polvilhar com um pouco de açúcar em pó a gosto.


Eu bem sei que o verão está aí, as temperaturas sobem, os dias são mais longos e o sol pede férias, passeios, praia e piscina, e outras coisas boas do género. Mas não se esqueçam que está a decorrer o 3º DESAFIO do "Há vida para além da massa de atum" e eu e a Teresa gostávamos tanto, mas tanto, de contar com as vossas receitinhas e sugestões deliciosas!! :)  O tema deste mês é um verdadeiro desafio à vossa imaginação e criatividade culinárias, e á vossa carteira, e vai ajudar-nos a todos a poupar um bocadinho mais para estas férias ;)  As participações ainda podem ser enviadas até sábado por isso toca a ir para a cozinha ok? ;)  Vejam tudo sobre o tema deste mês aqui.
 



14 comentários:

  1. Ohh que orgulhos, a minha menina dos salgados anda a enverdar pelos doces :DD Ficou lindo, daqui a bocado passo ai para comer uma fatia, sim?

    ResponderEliminar
  2. Está mesmo bonito!!!
    Eu que não sou fã de cremes, olho para esse recheio e fico a salivar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é um verdadeiro elogio!! :D Obrigada Ana :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Querida Vânia: ficou lindo o teu bolo e com este recheio de frutos vermelhos deve ser uma delícia!! Esta fatia está fabulosa!! Nutella e iogurte, hem?? Não me posso esquecer desse recheio, pois o meu filho já chega sábado para as sua férias de verão e tenho de o mimar até mais não, rsrs.Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anota, experimenta, mima por demais o teu filhote e depois diz-me o que acharam querida Márcia :)
      Acho que é um bolinho super simples e prático até, e o recheio fica super cremoso e bem guloso, tal como se quer num bolinho ;) hehe
      E essa combinação da nutella e do iogurte é algo que utilizo bastantes vezes, também em muffins por exemplo... eu, que nem sou lá muito fã de nutella, ao contrário do J., gosto bastante deste recheio e fica uma combinação muito mais saudável para um bolo ou sobremesa do que estar a acrescentar natas ou algo do género, tens de experimentar :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  4. Olá Vânia,
    este bolinho ficou lindo e tão ricamente recheado, está mesmo uma delícia.
    Essa fatia tem o meu nome :) já fiquei com água na boca.
    Este mês não vou conseguir participar no desafio, o tempo é pouco, com muita pena minha
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Isabel :D E se esta fatia tem o teu nome, não te faças de rogada e vem reclamá-la quando quiseres ;) hehe
      Tenho muita pena de esta mês não poder contar com a tua participação mas compreendo perfeitamente...espero por ti numa próxima das nossas aventuras :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Bolo à vista hahaha :) Parece mesmo bom :) Adoro frutos vermelhos, de vez em quando ainda tenho framboesas caseiras deliciooosas :) (para compensar o trauma dos caranguejos - umas framboesas docinhas sempre ajudam ;)) :)
    O outro dia estive em discussão acesa com uma criança que afirmava teimosamente que o spongebob é um queijo :) (eu sou muito matura ;)) Hahaha Não que tenha alguma coisa a ver, é só porque é sponge... cake :P
    Já agora, isso do "ou outro creme de chocolate ao vosso gosto" é que não está muito bem, já que 1- Quem é que escolhe "outro creme de chocolate" em vez de nutella? e 2- Não é creme de chocolate, é creme de avelãs ;) (com cacau- saudável, certo? hahaha) (sim, ando a divertir-me com as listas ;))
    Isso de ir a algum sítio e levar alguma coisa é muito giro quando é espontâneo... Quando sei que vou a casa de alguém faço duas fornadas de bolos para os descarregar lá :) É que fazê-los é fácil, mas os bolos não se comem sozinhos :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adora ter assistido a essa discussão cheia de maturidade Avelã :D ahahahah
      E tens toda a razão...Nutella é creme de avelãs com cacau sim senhora ;) Mas, primeiro, há quem não goste de Nutella (sim, existem dessas pessoas no mundo acredita...eu própria não sou uma grande fã, só que tenho quase sempre um frasco aqui por casa porque o J. é viciado ;) hehe)...e segundo, outro creme de chocolate ao gosto de cada um...ou consoante a carteira de cada um, se assim preferires ;)
      E quanto à questão das fornadas de bolos para descarregar em casas alheias...fartei-me de rir...és tal e qual como eu! Como aqui por casa só somos dois agora e eu gosto tanto de cozinhar e fazer uns bolinhos de vez em quando (mas eles não se comem mesmo sozinhos) faço precisamente a mesma coisa :D ahahahah

      Eliminar
  6. Adorei o recheio que bom e uma cor linda.
    Bolinho lindo e que combina tão bem com os dias quentes.
    Pois eu fico sempre encarregue da sobremesa:)

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      nem eu esperava outra coisa de ti Sandra ;) Se viesses jantar a minha casa, acredita que também te tratava logo de pôr encarregue da sobremesa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar