terça-feira, 15 de julho de 2014

"Há vida para além da massa de atum - Desafio #4" - Bora lá fazer Gelados: sugestões para dias de calor...e de crise


E aqui estamos nós, pelo 4º mês consecutivo, a chegar ao dia 15 com um novo Desafio do projeto "Há vida para além da massa de atum"! Como sabem, depois de, no mês anterior, vos termos desafiado a criar pratos principais a menos de um euro por pessoa, este mês foi a vez da Ana, do blog Recanto com Tempero, escolher o tema que vos vai levar novamente para a cozinha com as mãos na massa e a cabeça sempre a funcionar ;)  E, em dias de verão,de calor e de férias, nada melhor que o tema que a Ana escolheu para este mês: "Bora lá fazer Gelados: sugestões para dias de calor...e de crise!"  Pois é verdade! Até dia 5 de agosto, desafiamo-vos a irem para a cozinha preparar um belo geladinho, bem caseiro e, claro está, mais saudável e económico que os gelados que encontramos em qualquer supermercado e em cada esquina da rua, nesta altura do ano. Este mês, sou eu a anfitriã do projeto e por isso espero ansiosamente por todas as vossas participações bem docinhas aqui pelo meu blog (vejam atentamente todas as regras de participação aqui).
A Ovelha Negra já preparou a deliciosa sugestão dela bem geladinha, por isso não se esqueçam de passar por lá para ganharem inspiração para os vossos próximos gelados :)

Por aqui, eu decidi-me por algo um pouco diferente :)  Há uns tempos, estava eu a ver mais um daqueles programas do Food Network, quando me deparo com um negócio bem docinho, algures numa terra norte-americana, em que a proprietária decidiu fazer dos "bread puddings" a imagem de marca da casa! Mas não são uns pudins de pão quaisquer! São uns pudins de pão gelados, de todos os sabores e mais alguns! Nunca fui propriamente a maior fã de "bread puddings" mas, quando vi aquilo, fiquei automaticamente com aquela ideia na cabeça e sabia que a iria querer testar! Quando a Ana nos revelou o tema que tinha escolhido para o desafio deste mês, essa foi precisamente a primeira ideia que me veio à cabeça! E, como tal, aqui está ela, não pensei em mais nada e decidi que era a altura ideal para a colocar em prática! :)
Uma receita que não utiliza máquina de gelados e que demora algumas horas até estar pronta, é verdade, mas que é bem diferente do usual e que, a meu ver, vale bem a pena experimentar! Para além disso, a maior parte dos ingredientes utilizados são aqueles que, normalmente, vocês têm quase de certeza aí por casa na vossa despensa e é uma ótima forma de aproveitarem sobras de pão ou bolos (ou, como eu, de bagels) que estejam por aí já a querer ficar duros!
E assim vos deixo com a minha receita de Bread Pudding Icecream, que é como quem diz, Gelado de Pudim de Pão :)





Ingredientes: 
2 bagels (usei uns bagels de canela e passas com cerca de 90 gramas cada um. Se não tiverem ou preferirem optar pelo pão ou por restos de algum bolo que aí tenham por casa, basta procederem exatamente da mesma maneira e, se quiserem, para que fique idêntico a este, acrescentar à mistura de pão e leite uma pitada de canela em pó e algumas passas)
½ chávena de farinha com fermento
1 chávena + ¼ de chávena de leite
3 colheres de chá de curd de limão
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café rasa de extrato de baunilha
50 gramas de chocolate partido grosseiramente em pedaços (usei metade chocolate preto e metade chocolate branco)


- Com as mãos, desfazer grosseiramente os bagels em pedaços e colocá-los numa taça. Regá-los com ¼ de chávena de leite e reservar.

- Numa outra taça, misturar bem o restante leite, a farinha, os ovos, o curd de limão, o açúcar, o extrato de baunilha e o chocolate. Adicionar os bagels a esta taça e envolver (se a mistura estiver demasiado líquida, juntem-lhe mais uma ou duas colheres de sopa de farinha mas não coloquem em demasia porque senão o gelado acaba por ficar muito consistente e pouco cremoso. Se, ao contrário, acharem que está muito espessa, acrescentem mais um pouco de leite ou mesmo iogurte).

- Colocar esta mistura numa forma e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 25 minutos ou até o bolo estar bem cozinhado, mas não demasiado seco e duro.

- Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer. Quando o pudim de pão estiver praticamente frio, colocá-lo no frigorífico (ainda dentro da forma, apenas envolta com um papel de alumínio) durante 1 a 2 horas. 

- Ao final deste tempo, retirar o pudim de pão do frio e, com as mãos, desfazê-lo grosseiramente, esfarelando-o bem. Voltar a levar a forma ao frigorífico durante cerca de 4 a 5 horas, pelo menos (o ideal é mesmo durante a noite ou de um dia para o outro) até que o bolo fique bem frio.

- Para servir, basta utilizar uma colher de gelados e retirar porções do pudim como se de um verdadeiro gelado se tratasse. Para quem quiser e gostar, podem ainda regar cada uma das tacinhas com um pouco de chocolate derretido mesmo antes de servir.
 



Obviamente que a Ana, vencedora do último desafio e, por isso mesmo, responsável pela escolha deste tema tão docinho e fresquinho, já foi para a cozinha para vos mostrar a sua saborosa sugestão: um Gelado de Oreo, de comer e chorar por mais, e cuja receita podem ver na íntegra aqui


33 comentários:

  1. Ora aqui está uma sugestão que não sabia nem nunca vi.
    Parece ser muito bom, e não é nada complicado ficou delicioso e com esse chocolate todo deve ser bem guloso.
    Vou ter que experimentar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :) E é bem verdade: é bem simples de fazer, só tens mesmo é de ter paciência e esperar umas belas horinhas até que fique bem frio e "no ponto"...mas nada que um bom gelado não compense depois ;) hehe
      Se experimentares, depois diz-me de tua justiça ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Só coisas novas! E como eu te invejo por teres air bagels a ficar duras, enquanto eu é só pão normal grrr
    Adorei a sugestão, não conhecia! Fico mesmo contente por te andares a inspirar por terras britânicas, é um input fantástico.
    O gelado que trouxe foi um gelado a séria, mas a partir de agora, só sorbets e coisas leves e frescas e com pouco açúcar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah Pois...por cá bagels é coisa que realmente não falta não ;)
      E isto da inspiração vem um bocadinho de todas as partes do mundo...e o melhor de tudo, é que mal precisamos de sair de casa :P

      Eliminar
  3. Gostei das sugestões! Vou começar a pensar no que vou fazer...mas vai ter que ser algo light!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que nós queremos Isabel...uns belos geladinhos bem light e bem económicos :) hehe
      Fico mais uma vez à espera da tua participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que ricos¡¡¡¡ yo me quedo con el de oreo, un beso

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspeto, a sério! Tenho a certeza de que alguns familiares iriam adorar esse gelado ( e eu também :)).
    Uma altura, há dois natais ou assim, fiz um pudim de pão com a minha mãe, porque pelos vistos toda a gente da família adora (seguido daquelas histórias de antigamente :P) e era bastante bom, mas não era O pudim... Pronto, vou calar-me com O pudim, já começa a ser demais ;)
    Este tipo de gelados soa bastante bem, uma vez comi um gelado de bolachas que era bastante bom, tinha pedacinhos de bolacha :) E não sei porquê acho que seria semelhante a isto :) Porque é aquele tipo de coisa, não sei... Só sei que deve ser bastante bom! E a crítica? Gostaste? :)
    Eu ando na onda do froyo - não que ache que é saudável, porque obviamente não é, mas continuo a achar que é deliciooooso :) Sou bastante exigente em sabores de gelado (acho que gelados de morango e chiclet fazem com que seja criteriosa, não vá desperdiçar um cone com um sabor horrível como esses :)), mas tu e a Ovelha Negra acertaram em cheio! Doce de leite e bread pudding - mesmo bons! (e uma mistura, não?).
    Já agora, é possível que este seja o último comentário neste blog por algum tempo, já que vou de férias (yeeeeeeey), só para avisar. Depois dou uma olhadela às receitas, claro :) Ando pelos blogs em espírito, ainda assim (que fisicamente ando na loja de froyo hahaha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino-te a fazer os dois gelados e depois a comê-los em conjunto num belo cone - deve ficar uma combinação interessante. Eu tenho traumas com gelados, só como em 3 sítios - e em caso de dúvida, siga o gelado de morango, ou então o de limão, que nunca falha ;)

      Eliminar
    2. Gostei sim, posso confirmar :) é um bocadinho daquelas coisas que primeira de estranha e depois se entranha ;) É uma combinação diferente e super saborosa entre um bolo húmido e um gelado fresquinho, acho que devias experimentar :D E acho que devias experimentar também a sugestão da Ovelha, em conjunto num belo cone :D hehehe
      E quanto ao resto....boas férias, aproveita muito e diverte-te :D Cá te espero quando regressares à rotina ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Que maravilha a tua sugestão!
    Já estou a imaginar e a salivar!
    Parece uma ideia magnífica :)
    O que eu dava para agora provar um bocadinho dessa maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana :) Tu que tens umas mãozinhas de fada para a doçaria tens de experimentar este, é bem diferente e saboroso :)
      Beijinho grande *

      Eliminar
  7. Gelado de pudim de pão? Não conhecia, mas adorei a sugestão ;) Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :D Eu também não conhecia mas gostei da ideia (que já andava cá guardada na cabeça) e quando lançaste o desafio decidi logo que tinha de experimentar...e valeu bem a pena ;)
      Beijinhos e boas férias :) *

      Eliminar
  8. Bem original este teu gelado! Deve ser bem gostoso :)
    Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :)
      Fico à espera do teu geladinho :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Olá,

    Gostei muito das tuas sugestões.
    Aqui está a minha participação.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha :D
      Já fui ver esta tua maravilhosa participação! Muito, muito obrigada :)
      Como te disse, ficou deliciosa, com a combinação de duas frutas que fazem as minhas delícias :)
      Beijinhos e uma ótima semana *
      Vânia

      Eliminar
  10. Olá Vânia,
    Como pretendia, este mês lá consegui participar.
    Cá fica a minha sugestão:
    http://bastacheio.blogspot.pt/2014/07/comer-gelado-de-iogurte-doce-de-ameixa.html

    Espero que gostem. :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que conseguiste Susana :D Porque trouxeste-nos uma participação fantástica :) Esse teu geladinho está uma verdedira delícia e só me apetecia mesmo era ter aqui um copinho desses comigo, neste preciso momento ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Olá Vânia!
    Ainda não terminei as férias mas aproveitei um intervalo entre mãe e sogra para participar no vosso projecto que tanto aprecio. É simples mas espero que gostem.
    http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/2014/07/gelado-banana-twix.html
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que tiveste um intervalinho para nos trazeres esta verdeira delícia querida Pimentinha! Adorei o teu gelado, ficou uma verdadeira tentação, vou ter mesmo de o testar :D hehe
      Beijinhos e continuação de boas férias :)

      Eliminar
  12. Boa Noite,

    Este mês não consigo participar, pois as minhas férias começam agora. Mas gostei bastante do tema dos gelados.
    Espero conseguir participar para o próximo mês. Vou estar atenta :D
    Beijinhos e que apresentem deliciosos gelados.

    Sandra Santos
    Docini Blog - http://docini.pt/blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena Sandra, mas percebo perfeitamente que este mês seja dedicado às férias e ao descanso ;) Espero poder contar com a tua participação no nosso próximo desafio :D
      Beijinhos e boas férias :)

      Eliminar
  13. Olá Vânia!
    Aqui está a minha participação. Espero que gostes deste gelado :)
    Um beijinho.
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/2014/08/gelado-delicioso-de-mirtilos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu geladinho Vanda, que cor maravilhosa...e aposto que o sabor estava totalmente à altura da aparência ;)
      Muito obrigada por não faltares a esta nossa "chamada"...mais uma vez :D
      Beijinho grande *

      Eliminar
  14. Olá Vânia, adorei a tua sugestão, pois fizeste de uma das minhas sobremesas preferidas um delicioso gelado! :)

    Aproveito para deixar aqui a minha participação no vosso 4º desafio:
    http://petiscana.blogspot.pt/2014/08/gelado-bounty-cremoso.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, se é uma das tuas sobremesas favoritas, tens de experimentar fazer esta variante Ana Filipa, nestes dias quentinhos aposto que vais gostar imenso ;)
      Muito obrigada pela tua participação, o teu geladinho ficou com uma cremosidade fantástica! Como já te disse, até eu, que não gosto de côco, fiquei fã do seu maravilhoso aspeto :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  15. Hello Vânia, cá fica a minha participação nesta edição. Espero que gostem :)

    http://umapitadadenozmoscada.blogspot.pt/2014/08/gelado-de-frutas-teleculinaria.html

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós não gostámos Anabela, nós adorámos :D Uma verdadeira maravilha de gelado e uma ótima forma de não deixar estragar a fruta madura :)
      Muito obrigada por mais esta tua deliciosa participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  16. Vânia

    Deixo a minha participação! Finalmente, tive tempo para o fazer, ufa!

    Beijinhos

    www.quemrapaotacho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que tiveste tempo Regina porque era uma verdadeira pena não termos direito a este geladinho tão simples e certamente delicioso :) Uma ótima sugestão que vai deixar todos de água na boca de certeza ;)
      Muito obrigada pela tua participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar