quarta-feira, 8 de julho de 2015

Hambúrgueres com risotto de espinafres e crocante de alheira


Sim eu sei que a maior parte de vocês já anda numa de saladas, saladinhas, sumos naturais bem frescos, frutinha e coisas dessas leves, saudáveis, refrescantes e bem boas!! :D 
Eu também acreditem! Mas, aqui por terras inglesas, o tempo, como sabem ou pelo menos devem imaginar, não é o mesmo e sofre de uma extrema bipolaridade :P hehe  Como tal, entre umas quantas saladas e refeições mais leves e frescas, pelo menos uma ou duas vezes por semana, lá sai de novo para a mesa uma comidinha mais reconfortante. Porque o tempo assim o pede e o corpo também ;)  Este fim de semana passado por exemplo, depois de ter passado o sábado em Londres completamente a destilar com um calor de morte, estou eu a sair do supermecado no domingo de manhã com um carrinho de compras carregado de vegetais, frutas e coisas dessas frescas e deliciosas...e começa a chover torrencialmente. Pois está claro, mais que típico! :P hehe
Como tal, ainda vão saindo pratinhos como este cá por casa...e sabem que mais?! Adoro!! :D



Ingredientes para 4 pessoas: 
2 mãos bem cheias de folhas de espinafres
Sumo de limão q.b.
1 alheira
Azeite q.b.
1 caneca bem cheia de arroz para risotto
Cerca de 700 ml de caldo de vegetais
1 noz generosa de manteiga magra
Queijo ralado a gosto
4 hambúrgueres (usei de vaca, feitos com carne de boa qualidade e apenas temperados com sal e pimenta)
12 espargos



- Levar ao lume um tacho com água. Quando ferver, mergulhar os espinafres na água e deixar cozinhar apenas por 2 ou 3 minutos, até que fiquem bem tenros e mirrados. Retirar os espinafres e, sem os escorrer totalmente, colocá-los num robot de cozinha e triturá-los até que formem uma pasta. Regar com algumas gotas de sumo de limão e reservar.


- Com a ajuda de uma faca, cortar a pele exterior da alheira e retirar todo o seu conteúdo para uma frigideira antiaderente. Levar ao lume e, com uma colher de pau, mexer e desfazer constantemente a alheira, até que esta esteja transformada em pequenos pedacinhos. Deixar o enchido ao lume, mexendo algumas vezes, durante cerca de 10 a 15 minutos, até que os pedacinhos de alheira estejam bem douradinhos e crocantes. Nessa altura, retirá-los para um prato bem forrado com papel absorvente e deixar repousar. Reservar. 


- Entretanto, levar ao lume um tacho largo e antiaderente regado com um fio de azeite. Aquecê-lo um pouco e adicionar o arroz, envolvendo-o bem no azeite, e deixando que frite ligeiramente, mexendo frequentemente, durante cerca de 3 minutos. Nessa altura, juntar a primeira concha de sopa do caldo de legumes e deixar cozinhar até que o arroz absorva todo o líquido. Adicionar depois a segunda concha de caldo e repetir sempre este processo (esperando sempre que o arroz absorva o líquido antes de acrescentar a próxima concha) até que o arroz esteja bem cozinhado. (eu não costumo adicionar sal porque o caldo de vegetais já o tem e porque utilizo quase sempre queijos um pouco mais salgados e fortes mas, se quiserem, podem adicionar mais uma pitada de sal ao arroz). Mais ou menos a meio da cozedura do arroz, adicionar ao tacho o preparado de espinafres, envolvendo bem.


- Ao mesmo tempo que preparam o risotto, levar também ao lume um grelhador e cozinhar bem os hambúrgueres. Quando estes estiverem quase prontos, adicionar os espargos ao grelhador, temperando-os apenas com uma pequena pitada de sal e um pouco de sumo de limão. Deixar os espargos grelharem apenas durante cerca de 3 ou 4 minutos, para que não percam a sua textura bem crocante. 


- Quando o arroz do risotto estiver bem cozinhado a vosso gosto, desligar o lume e acrescentar uma noz de manteiga e uma quantidade generosa que queijo ralado (eu gosto de sabor intenso de queijo no risotto por isso junto sempre, pelo menos, cerca de 3 colheres de sopa).


- Distribuir de imediato o risotto pelos pratos. Por cima de cada um dispor os espargos, seguidos do hambúrguer e, por fim, polvilhar cada prato com um pouco de crocante de alheira. Se gostarem, podem ainda acrescentar um ovo escalfado em cada prato, que fica divinal! Salpicar tudo com mais umas gotas de limão e servir de imediato. 

6 comentários:

  1. Um manjra dos deuses, gostei de tudo nesse prato
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso e esse crocante de alheira deve ser divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/bolo-de-melao-e-coco.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma maravilha Clarinha, se nunca experimentaste, tens de o fazer ;)

      Eliminar
  3. O motivo de o título estar só em português e o texto da imagem também é a aproximação da tua vinda? :D
    Aí não tens tempo de te fartar do clima :P Mas olha que aqui está tanto calor que nem sei o que preferia!
    Esses hambúrgueres parecem-me tão bem! O risotto parece extremamente cremoso e o crocante de alheira está com um aspeto fenomenal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah é mesmo isso Avelã! :D
      Obrigada! Eu sou suspeita claro, mas este prato é mesmo puro prazer em cada garfada :P

      Eliminar