segunda-feira, 13 de julho de 2015

Salteado de udon e lombinho de porco


E lá vamos nós começar mais uma semana! Para uns (como eu) de trabalho, para outros (sortudos!!) de férias e, para mim, mais uma semana de contagem decrescente para ir para Portugal para umas merecidas (e mais que sonhadas e desejadas!) férias! :D  Por isso vamos lá que, quanto mais ocupada estiver, mais rápido passam os dias! E, para o início de mais uma semana, deixo-vos aqui hoje uma receitinha daquelas bem simples e rápidas, como eu tanto gosto em qualquer dia da semana, mas especialmente à segunda-feira que, confesso, é sempre um dia mais difícil ;) hehe  Este salteado tão simples e saboroso é uma das refeições preferidas da minha cara metade...e tenho a certeza de que também vão gostar! Se não tiverem ou não encontrarem udon à venda, podem sempre substituir por noodles de ovo ou de arroz para uma refeição bem ao estilo asiático! :)




Ingredientes para 2 pessoas: 
1 lombinho de porco (com cerca de 400 gramas) cortado aos pedaços
Pimenta q.b.
1 colher de café rasa de mistura 5 especiarias chinesas
1 colher de café de alho em pó
½ colher de café de cominhos moídos
Azeite ou óleo de sésamo q.b.
1 curgete pequena cortada em pequenos pedaços
½ pimento cortado em pedaços
1 cebola cortada em pedaços
Espargos e/ou feijão verde cortados em pequenos pedaços
Udon (400 gramas)
Molho de soja q.b.


- Cortar o lombinho de porco em pequenos pedaços. Temperar com uma pitada generosa de pimenta, a mistura de 5 especiarias chinesas, 1 colher de sopa de molho de soja, o alho em pó e os cominhos. Reservar.

- Levar ao lume uma wok regada com um pequeno fio de azeite ou óleo de sésamo. Quando estiver bem quente, verter nela os legumes. Temperar com uma pitada generosa de pimenta e regar com uma colher de sopa rasa de molho de soja. Saltear durante cerca de 4 minutos, até que os legumes comecem a estar cozinhados mas ainda firmes e com textura. Retirar para um prato e reservar.

- Voltar a levar a wok ao lume, regando com mais algumas gotas de azeite se necessário. Juntar agora os pedaços de lombinho e deixar fritar durante alguns minutos, apenas o tempo suficiente para que a carne fique cozinhada mas não em demasia.

- Nessa altura, colocar o udon na wok, envolvendo o melhor possível na carne e nos sucos que se formaram, e regar tudo com mais uma colher de sopa rasa de molho de soja. Voltar a adicionar os legumes à wok, envolver bem e desligar o lume. Servir de imediato.


10 comentários:

  1. Uma receita bem temperada e deliciosa, adorei!
    Beijos e te desejo uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  2. Não conheço udon... A tua massa ficou com óptimo aspecto.


    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/tarte-de-courgette.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é muito comum ver-se à venda nas grandes superfícies comerciais Clarinha. Mas em lojas de produtos asiáticos encontra-se com facilidade! E é sempre uma alternativa diferente :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Olá Vânia!!
    Ficou uma verdadeira refeição completa e saborosa!
    Beijos e linda semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  4. Essa refeição deve ser mesmo uma delícia, eu adooooro salteados :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És cá das nossas então Avelã :D Aqui a minha cara metade está sempre a pedir um salteadinho :P hehe

      Eliminar