segunda-feira, 6 de julho de 2015

Tarte de queijo e vegetais


"Tartes" deste género saem muitas vezes do forno para a mesa cá de casa! Em dias em que o tempo para cozinhar não é muito, são sempre, para mim, uma ótima opção! A base varia consoante o que houver aqui por casa ou estiver mais à mão: pão, wraps, massa de pizza, massa folhada ou quebrada, etc...não importa! E os ingredientes também variam todos os dias, consoante o que tiver por aqui. Esta, que vos deixo aqui hoje, somente com vibrantes, saborosos e bem coloridos vegetais e um bem-amado queijo (vários vá!!), garanto-vos que é ótima! E, para dias quentes de verão, é uma excelente sugestão para comer fria, para servir como entrada ou petisco numa mesa de festa ou para levarem para um piquenique! :)



Ingredientes: 
1 base de massa folhada
200 gramas de queijo-creme
1 mão bem cheia de queijo Cheddar ralado
1 pedaço de queijo azul
2 ovos

1 tomate médio cortado às rodelas

1 mão bem cheia de cogumelos frescos laminados ou uma lata de cogumelos

4 spring onions cortadas finamente

Cebolinho fresco picado q.b.

1 pedaço de pimento amarelo cortado em tiras finas

7 ou 8 espargos

Azeite e vinagre balsâmico q.b.




- Numa taça, misturar bem o queijo-creme, o Cheddar e os ovos, até que formem um preparado cremoso e homogéneo. Adicionar os cogumelos, bem como as spring onions e o cebolinho (guardar um pouco destes dois últimos ingredientes para polvilhar a tarte). 


- Forrar um tabuleiro com a massa folhada e verter nela este preparado, tendo o cuidado de dobrar ligeiramente os rebordos da massa por cima do recheio.


- Distribuir pela tarte, de forma aleatória e bem rústica, as rodelas de tomate, o pimento e os espargos. Polvilhar tudo com as restantes spring onions e o cebolinho, bem como com o queijo azul grosseiramente esfarelado. Regar com um fio generoso de azeite e de balsâmico e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, ou até a tarte estar bem cozinhada e douradinha. Servir quente, morna ou fria, acompanhada de uma salada. 

4 comentários: