sexta-feira, 1 de maio de 2015

Cornflour Bread


Esta não é uma receita de pão! E também não é uma receita de broa! É uma receita de qualquer coisa "in between" :P  Que surgiu de uma experiência culinária engraçada e que, curiosamente, acabou por resultar muito bem ;)  E agora tenho no congelador um saquinho deste "pão", já fatiado, sempre pronto para qualquer ocasião :)  Se me pedirem para descrever o sabor e a textura, o melhor que consigo fazer é dizer-vos que se encontra nalgum sítio entre a nossa tradicional broa e uma polenta cozinhada! :)  Estranho?! Sim, provavelmente, mas é a mais pura das verdades e a melhor descrição que me é possível! Mais fácil e bem melhor é experimentarem e dizerem-me de vossa justiça! Este fim de semana parece-me ideal para tal, que me dizem?! ;)



Ingredientes: 
50 gramas de manteiga sem sal, derretida e arrefecida
250 gramas de farinha de milho (corn flour)
125 gramas de farinha
2 colheres de sopa bem cheias de farinha de pão (strong white bread flour)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá bem cheia de açúcar
570 ml de buttermilk (se não tiverem, ou não encontrarem, basta juntar 2 colheres de sopa de vinagre a 570 ml de leite e deixarem atuar durante 5 minutos)
2 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de azeite
Uma pitada de alho em pó e de orégãos secos a gosto


- Numa taça grande, misturar as três farinhas com o fermento em pó, açúcar e sal. À parte, misturar bem os ovos e a manteiga no buttermilk e adicionar depois esta mistura líquida à tigela dos ingredientes secos. Mexer bem até que o preparado esteja liso e uniforme.

- Verter esta mistura numa forma de bolo inglês, untada com um pouco de manteiga e forrada com papel vegetal.

- Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45 a 50 minutos, ou até que o pão esteja bem cozido (quando inserirem um palito ao centro este deve sair limpo). Se começar a ficar demasiado tostado à superfície, cubram-no com papel de alumínio e voltem a levar ao forno até que esteja totalmente cozido.

- Retirar do forno e deixar arrefecer durante alguns minutos antes de desenformar. Retirar o papel vegetal, colocar o pão numa rede e deixar que arrefeça por completo. Depois disso, cortá-lo em fatias grossas, com cerca de 1,5 a 2cm cada.

- Numa tacinha, colocar o azeite e misturá-lo com uma pitada de alho em pó e de orégãos a gosto (podem usar outras ervas aromáticas a gosto e/ou chilli flakes, por exemplo). Pincelar generosamente um dos lados de cada uma das fatias de pão com este azeite aromatizado.

- Levar ao lume um grelhador e, quando estiver bem quente, colocar nele as fatias de pão, com o lado pincelado em contato com a grelha. Deixar ao lume durante cerca de 4 a 5 minutos de cada lado, tendo o cuidado de pincelar o outro lado do pão antes de virar. As fatias de pão estão prontas quando estiverem bem marcadas e queimadinhas pela grelha e ligeiramente crocantes. Retirar para um prato ou tábua e deixar repousar um minuto antes de servir.

- Se não utilizarem todas as fatias de pão, congelem-nas antes de as grelharem. Sempre que quiserem, descongelem-nas um pouco e coloquem-nas na grelha. 


2 comentários:

  1. Nas últimas fotos parece ananás grelhado! :P
    Nunca experimentei nada do género, mas imagino que fique muito bom. Tenho sempre pão congelado, não costumo comer mas vai dando jeito. Antes congelava muitas vezes scones de aveia :)
    Achei a receita muito gira ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã! :) É realmente uma receita diferente e engraçada, mas o resultado é mesmo bom! Umas fatias numa bela grelha, num dia de sol...nhamiii :) hehe

      Eliminar