quinta-feira, 14 de maio de 2015

"Há vida para além da massa de atum #53" - Hambúrgueres Mexicanos de Salmão e Abacate // Salmon & Avocado Mexican Burgers


E porque o sol e o bom tempo lá nos vão dando um ar de sua graça (tãooo bem que sabe!!!) começam a apetecer aquelas comidinhas mais leves, saudáveis e bem coloridas! Hoje, para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" deixo-vos com uns simples e rápidos Hambúrgueres de Salmão, cheios de cor e de sabor, para celebrar o que de melhor a Primavera tem!! :)
Não se esqueçam de passar lá pela cozinha da minha querida Tekas, porque aquela Ovelha Negra anda sempre a tramar coisas bem deliciosas ;)





Ingredientes para 2 pessoas: 
1 posta de salmão
Cerca de ½ pimento
2 spring onions
1 abacate bem maduro
1 colher de café de alho em pó
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de salsa fresca bem picada
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de sopa de farinha
2 tomates vermelhos pequenos, mas não muito maduros, sem sementes, cortados em pequenos cubos
1 cebola roxa pequena picada
2 colheres de sopa de milho cozido
Azeite q.b.
Sumo de ½ lima
1 colher de sopa rasa de mel
2 pães a gosto


- Primeiro que tudo, colocar um pedaço do pimento (reservem um pouco para a salada) e as spring onions numa picadora e triturar os legumes em pequenos pedaços (podem também fazê-lo com a faca, picando-os muito bem).

- Retirar a pele e as espinhas ao salmão, caso existam, e desfiar o peixe grosseiramente ou picá-lo com uma faca. Colocá-lo numa taça e adicionar a polpa do abacate, os pimentos e spring onions triturados, o alho em pó, a salsa, os orégãos e a farinha, temperando toda esta mistura com uma pitada de sal e pimenta. Com as mãos, envolver tudo muito bem e formar hambúrgueres (se possível, levá-los ao frigorífico durante algum tempo para que, quando os cozinharem, mantenham a sua consistência mais facilmente).

- Entretanto, preparar o molho salsa, juntando numa saladeira o tomate, o restante pimento cortado em pequenos cubinhos, a cebola roxa e o milho e temperar tudo com uma pitada de sal, um fio de azeite, o sumo de lima e o mel. Envolver bem e reservar no frigorífico até à altura de servir.

- Levar ao lume um grelhador ou uma frigideira antiaderente e cozinhar os hambúrgueres de salmão e abacate, durante cerca de 4 minutos de cada lado, até estarem com uma camada exterior douradinha e com o interior cozinhado, mas ainda suculento. Retirar.

- Tostar ligeiramente o pão e rechear cada um com um hambúrguer e com o molho salsa. 


6 comentários: