terça-feira, 12 de maio de 2015

Costeletas de borrego com molho verde // Lamb Chops with Green Sauce


Lembro-me de quando ainda vivia em Portugal, tinha "armazenadas" imensas receitas para experimentar com esta carne e andava constantemente à procura dela (de uma promoção de preferência :P hehe). As costeletas de borrego não são muito fáceis de encontrar por Portugal mas conseguem perfeitamente encontrá-las em bons talhos e já vão existindo, cada vez mais, pelas grandes superfícies comerciais! Ao contrário do que acontece aqui por Inglaterra, onde esta carne existe em todo o lado e mais algum e é adorada por todos! Contudo, tanto num país como outro, há uma característica constante: este corte de carne não é nada barato! Porém, uma vez por outra, em vez de me mimar a comprar um par novo de sapatos por exemplo, resolvo mimar-me a comprar um bom naco destas costeletinhas maravilhosas :D hehe  Se nunca experimentaram, acreditem...vale mesmo a pena porem um dinheiro a mais de lado para uma ocasião especial e mimarem-se à mesa com este petisco! Estas costeletas de borrego são de comer e chorar por mais e existem tantas receitas maravilhosas que o difícil é mesmo escolher qual fazer! Hoje deixo-vos aqui uma das sugestões mais simples, que enaltece o verdadeiro sabor desta carne! Deliciem-se! Porque todos nós merecemos de vez em quando ;)



Ingredientes para 2 pessoas: 
6 costeletas de borrego (eu usei a peça de carne inteira e só depois de cozinhada a fatiei em costeletas, que é a melhor forma de a cozinharem para que se mantenha bem suculenta)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Raspa de 1 limão e sumo de ½ limão
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
1 dente de alho
1 mão bem cheia de manjericão, salsa e cebolinho frescos
1 spring onion (se não tiverem podem substituir por cebola)
8 a 10 batatinhas novas (para acompanhar, opcional)


- Colocar a carne numa taça, temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, regá-la com um fio generoso de azeite e adicionar-lhe o molho inglês, o colorau, o alho em pó e a raspa de limão. Com as mãos, barrar bem toda a carne com esta mistura e deixar repousar no mínimo 30 minutos.

- Entretanto, colocar na picadora o dente de alho, a salsa, o manjericão, o cebolinho e a spring onion e regar tudo com um fio generoso de azeite e o sumo de limão. Triturar até formar uma espécie de pasta, mas que tenha ainda alguns pedacinhos. Retificar os temperos e verificar se necessita de mais um pouco de azeite e/ou sumo de limão. Colocar numa tacinha e reservar no frigorífico.

- Levar ao lume um grelhador. Quando estiver quente, selar a carne de borrego de ambos os lados, durante cerca de 4 minutos de cada lado. Retirar para um tabuleiro e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos.

- Enquanto a carne cozinha, descascar as batatas e cozê-las numa panela com água a ferver, temperada com sal. Quando estiverem prontas, escorrer bem e, com a ajuda de um garfo, fazer pequenos “furos” nas batatas. Juntar ao tacho uma colher de sopa bem cheia do molho verde preparado anteriormente, envolver bem nas batatas, tapar o tacho e reservar.

- Retirar a carne do forno, colocá-la numa tábua ou num prato e deixar repousar cerca de 4 minutos antes de a cortar em pequenas costeletas (caso gostem da carne mais bem passada e não esteja ainda no ponto que seja do vosso agrado, liguem novamente o grelhador onde a selaram anteriormente e, depois de fatiadas, levem ao lume as costeletas: basta apenas um minuto de cada lado para que as costeletinhas fiquem bem passadas).

- Servir a carne de imediato com as batatinhas e acompanhar com o molho verde, para que cada pessoa se possa servir a seu gosto.

8 comentários:

  1. Fiquei com água na boca.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html?m=1

    ResponderEliminar
  2. Essas costeletas estão uma tentação...apetece pegar e comer
    Adorei
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Eu até acho as carnes com osso e gordura saborosas e tal, mas só como a carne... Não sei «sugar» os ossos como vejo muita gente a fazer nem gosto da gordura. Por isso para não desperdiçar muitas vezes faço sem osso... Peito de frango, coisas do género. Mas vendo esta delícia tão maravilhosa fico com vontade de fazer! Que bom aspeto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou o oposto! Carnes com osso e um pouco de gordura...venham elas!! :D Especialmente os ossos (sim, eu sou uma dessas de que falas :P hehehehe). Mas estas costeletinhas não têm gordura quase nenhuma Avelã e os ossos são super pequenos e finos, tens de experimentar, porque são mesmo uma tentação :D

      Eliminar