quinta-feira, 7 de maio de 2015

"Há vida para além da massa de atum #52" - Filetes de Truta em Papelote com molho de limão, manteiga e ervas // Trout Fillets en papillote




Posso-vos dizer que esta é uma das minhas receitas favoritas de peixe! Gosto imenso de fazer filetes de peixe em papelote mas confesso que nunca tinha experimentado com filetes de truta! Agora sou mega fã :D hehe
Para quem nunca arriscou experimentar truta, então está na hora de fazerem uma visita à peixaria mais próxima e arriscarem tudo o que têm! :D  A truta (neste caso a salmonada, que foi a que usei nesta receita) tem um sabor bastante idêntico ao do salmão. Por isso, se são fãs desse peixe, tenho a certeza de que vão adorar estes filetes! Para além do mais, apesar de não ser tão fácil de encontrar à venda nos supermercados como o salmão, é bem mais barata! Juntar todos estes ingredientes num papelote e levá-los ao forno não dá rigorosamente trabalho nenhum, e o resultado final é simplesmente delicioso! Uma refeição leve mas ao mesmo tempo tão reconfortante! :)  
Este pratinho de peixe é uma refeição simples, prática, económica e cheia de sabor...e, como tal, mais que perfeita para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum"!! Não se esqueçam de passar lá pela Cozinha da Ovelha Negra, a minha companheira de guerra neste projeto, para se deliciarem com o que ela andou a cozinhar especialmente para nós :D





Ingredientes para 2 pessoas: 
4 filetes de truta
8 rodelas de limão
4 pequenas nozes de manteiga
2 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas a gosto, picadas de forma grosseira (usei salsa e cebolinho)

- Cortar dois retângulos ou quadrados grandes de papel vegetal. Dispor dois filetes de truta ao centro de cada folha deste papel, sem que estejam sobrepostos, e temperar com uma pitada de sal. Por cima de cada um, colocar quatro rodelas de limão, duas pequenas nozes de manteiga e as ervas picadas.

- Fechar bem a folha de papel vegetal, tanto em cima como dos lados, como se de um embrulho se tratasse, tendo o cuidado de verificar se está bem selada de todos os lados para que o peixe cozinhe na perfeição.


- Colocar o “embrulho” num tabuleiro e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 a 20 minutos (eu gosto da truta um pouco mais para o bem passada por isso deixei cerca de 20 a 25 minutos). 

- Retirar do forno e servir de imediato o peixe, acompanhado de umas batatinhas simplesmente cozidas ou assadas, e regadas com o molho de manteiga que se formou dentro do “saquinho” do peixe. 


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada António! É mesmo uma delícia, adoro esta refeição :)

      Eliminar
  2. Gosto muito de cozinhar o peixe em papelote.
    As filetes de truta ficaram uma delicia, uma refeição que seria muito bem vinda para o almoço
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O peixe em papelote fica uma delícia mesmo não fica São? Também adoro :)
      Obrigada :)
      beijinhos *

      Eliminar
  3. Adoro peixe.
    Fiquei com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/ponpette-de-recheadas-com-queijo-brie.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha! Também adoro peixe e tenho pena que aqui por Londres os preços não sejam um pouco mais acessíveis para poder cozinhar refeições destas muitas e muitas mais vezes!
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. O nome da truta é um bocado sugestivo :P Acho que nunca provei, está na hora! A tua receita está mesmo apetitosa :)

    ResponderEliminar