quinta-feira, 21 de maio de 2015

"Há vida para além da massa de atum #54" - Tagine de Frango e Cebola // Chicken & Onion Tagine


O "Há vida para além da massa de atum" é um projeto que, há 54 semanas, começou a marcar presença, todas as quintas-feiras, aqui pelo meu blog e pela Cozinha da Ovelha Negra! Eu e a Teresa decidimos começar este projeto comum às nossas cozinhas com o intuito de, não só nos desafiarmos um pouco mais nas nossas experiências culinárias, como também para partilharmos convosco as nossas sugestões para refeições simples, práticas, económicas e equilibradas! 54 semanas em que já não sabemos o que é existir uma quinta-feira sem publicarmos uma receita para esta iniciativa! 
Contudo, e pelos melhores motivos, a Tekas, mais conhecida como Ovelha Negra aqui pela blogosfera, está a iniciar uma nova fase da sua vida pessoal e profissional! Uma fase maravilhosa, excitante e que, tenho a certeza absoluta, vai ser mais que extraordinária para ela! Porém, o seu tempo começa a ser bastante limitado! Como o meu, também pelos melhores motivos, também o anda a ser muito mais do que gostaria, decidimos que acabar com o projeto não era opção, mas o "Há vida para além da massa de atum" passa a ser, a partir de hoje, quinzenal! Por isso já sabem, de quinze em quinze dias, às quintas-feiras, contamos convosco...como sempre! :)


Para esta semana, decidi trazer-vos uma refeição maravilhosa com frango, na qual as especiarias fazem quase todo o trabalho árduo por nós! Para além disso, não vos dá mesmo muito trabalho porque o forno (aquele nosso amigo e aliado fiel!!) fará o resto! E o resultado final, esse, acreditem...é de comer e chorar por mais! :D



Ingredientes: 
1 frango, cortado em pedaços
3 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de café rasa de lemongrass moído
1 colher de chá de paprika
1 colher de chá rasa de pasta de gengibre ou gengibre fresco ralado
1 colher de sopa + 1 colher de chá de açafrão das índias
Azeite q.b.
2 cebolas brancas, grandes, cortadas às rodelas
2 limões, com casca e bem lavados, cortados às rodelas
1 mão bem cheia de azeitonas verdes


- Desfazer os dentes de alho com uma pitada generosa de sal, até que formem uma pasta. Colocá-los numa taça e adicionar os cominhos, o lemongrass, a paprika, o gengibre e uma colher de sopa do açafrão. Regar tudo com 4 colheres de sopa de azeite e misturar muito bem. Verter este preparado sobre os pedaços de frango, envolvendo bem a carne nesta mistura, e deixando marinar durante o tempo que vos for possível mas, pelo menos, durante 20 a 30 minutos.

- Levar ao lume um tacho amplo, regado com um pequeno fio de azeite. Escorrer bem os pedaços de frango da marinada (mas reservá-la!) e alourar bem a carne, de ambos os lados, até que esteja bem selada e douradinha (se não conseguirem alourar o frango todo de uma vez, façam-no faseadamente. Se colocarem demasiadas porções de frango num tacho demasiado pequeno para tal, elas vão começar a estufar, e não a ficar alouradas). À medida que os pedaços de frango vão estando prontos, transferi-los para um tabuleiro amplo o suficiente para que eles caibam todos dispostos numa só camada, sem estarem sobrepostos.

- Ao tacho onde se alourou a carne, juntar agora as cebolas e o restante açafrão. Temperar com uma pitada de sal e pimenta, envolver bem, e deixar as cebolas refogarem durante 5 minutos, mexendo frequentemente. Ao final desse tempo, adicionar ao tacho as rodelas de limão e deixar cozinhar por mais 5 minutos, até que as cebolas tenham amolecido e estejam ligeiramente caramelizadas. Dispor esta mistura de cebolas e limões no tabuleiro do frango.

- À marinada reservada, juntar agora um copo de água, misturar bem e verter também este líquido no tabuleiro.

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, até que o frango esteja bem cozinhado. Antes de servir, adicionar as azeitonas ao tabuleiro. 


6 comentários:

  1. Gosto muito de frango e este ficou uma maravilha, e cheio de sabor
    Acho que vou almoçar ai...
    bj

    ResponderEliminar
  2. Já há tanto tempo? :P
    Esse frango está mesmo apetitoso, aposto que tem muito sabor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo parece que anda a passar a voar :P hehe
      Obrigada Avelã, este frango é bem simples e cheio de sabor, aqui por casa adoramos :)

      Eliminar