terça-feira, 5 de maio de 2015

Salmão grelhado com manteiga de ervas // Grilled Salmon with Homemade Herby Butter


Hoje arranca oficialmente, para mim, mais uma nova semana! Ontem foi feriado aqui por Inglaterra e, como tal, só hoje estamos de volta ao trabalho...a sorte é que a semana vai ser mais pequenina :P hehe
Costumo trazer receitas bem simples e rápidas às segundas-feiras, às quais gosto carinhosamente de chamar "receitas fáceis para dias difíceis" :)  Bem, hoje é a minha segunda-feira...como tal, cá fica mais uma dessas! Uma posta maravilhosa de salmão simplesmente grelhado com uma manteiga de ervas! Simples e delicioso :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 filetes ou postas de salmão
Cerca de 2 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas a gosto (usei cebolinho, salsa e manjericão)
3 colheres de sopa de manteiga magra à temperatura ambiente
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá rasa de mostarda em grão (tipo antiga)
Sumo de 1 lima
Sal e pimenta q.b. 
Para acompanhar: 
8 batatinhas novas
1 raminho de espargos frescos
2 spring onions finamente picadas


- Primeiro que tudo, colocar numa picadora as ervas aromáticas e a manteiga, misturando durante uns segundos até que fique tudo bem incorporado (podem perfeitamente fazer à mão, picando muito bem as ervas aromáticas com a ajuda de uma faca e misturando na manteiga com a ajuda de um garfo ou colher). Colocar esta mistura num pedaço de película aderente ou de papel de alumínio, enrolar para que forme um cilindro, fechar as pontas como se fosse um rebuçado e levar ao frigorífico.

- Numa taça, juntar o azeite, a mostarda, o sumo de lima e uma pitada de pimenta. Reservar. Temperar também o salmão apenas com uma pitada de sal e pimenta e reservar. 

- Cozer as batatas com casca em água abundante temperada com sal. Quando estiverem cozidas, escorrer bem, voltar a colocá-las dentro da panela e tapá-la para que se mantenham quentes. 

- Grelhar os filetes de salmão (eu gosto do salmão com uma cama exterior bem cozinhada e ligeiramente crocante mas com um interior ainda um pouco mal cozinhado e húmido, por isso deixo as postas apenas cerca de 4 minutos de cada lado, mas cozinhem o peixe de acordo com a vossa preferência). Retirar as postas para um prato e tapá-las com papel de alumínio durante uns minutos. 

- Na mesma grelha onde se cozinhou o salmão, dispor os espargos, temperando-os com uma pitada de sal e pimenta. Grelhar durante cerca de 4 a 5 minutos, até estarem um pouco mais moles e marcados pela grelha. Retirá-los, adicioná-los à panela das batatas, assim como as spring onions, e regar tudo com o vinagrete anteriormente preparado e reservado, misturando bem. 

- Servir a salada de batata e espargos com uma posta de salmão e colocar em cima de peixe quente uma rodela de manteiga com ervas.

9 comentários:

  1. Salmão é o meu peixe preferido e assim deve ter ficado uma delicia
    Excelente aspecto
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Também é sem dúvida um dos meus peixes favoritos e confesso que é o mais comido aqui por casa :)
      Beijos *

      Eliminar
  2. Adoro salmão, e assim acompanhado deve ser o máximo :D

    ResponderEliminar