quarta-feira, 20 de maio de 2015

Caril de batata doce, carne de porco e espargos // Sweet Potato, Pork and Asparagus Curry


Sim, eu sei...Portugal anda com temperaturas maravilhosas e todos vocês devem andar a aproveitar todos os bocadinhos do vosso tempo livre para passear, sentar numa esplanada, beber umas bebidas frescas ou mesmo ir à praia! A quantidade de fotografias que os meus amigos e família têm colocado ultimamente nas redes sociais enquanto "praticam" este tipo de atividades é estonteante...e deprimente :P hehe  Fazem vocês todos muito bem! Contudo, aqui por Inglaterra, o verão ainda não chegou...e, apesar de não me poder queixar porque os dias têm estado até bastante agradáveis, há sempre aquele dia em que chove ou que vem um friozinho do Ártico ;)
Como tal, muitos de vocês podem já não estar "inclinados" para refeições mais reconfortantes como esta. Eu, pelo contrário, acho que um belo, simples, prático e saboroso caril cai bem em qualquer altura do ano...e, assim sendo, aqui vos deixo mais uma versão para experimentarem :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
4 bifes de porco, cortados em pequenos pedaços
2 batatas-doces, grandes, cortados em cubos de idêntico tamanho
10 espargos cortados em pedaços
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá + 1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de café de lemongrass moído
1 colher de sopa de açafrão das índias (turmeric)
1 colher de chá de paprika
Azeite q.b.
1 pedaço de pimento, cortado em cubinhos
1 dente de alho finamente picado
1 colher de café de pasta de gengibre ou gengibre fresco ralado
100 ml de leite de coco light (podem substituir por natas normais ou de soja)
150 ml de polpa de tomate
200 ml de caldo de legumes
1 colher de sopa rasa de farinha
1 mão bem cheia de ervilhas congeladas


- Colocar numa taça a carne de porco cortada, temperá-la com uma pitada de sal e pimenta e polvilhá-la com uma colher de chá de caril. Envolver bem e reservar.

- Levar ao lume um tacho amplo e colocar nele os cominhos, o lemongrass, o açafrão das índias, a paprika e o restante caril. Agitar constantemente o tacho e deixar que as especiarias torrem ligeiramente e libertem o seu aroma durante cerca de 1.30 minutos. Retirar para uma taça e reservar.

- Levar novamente o tacho ao lume, regando-o agora com um fio de azeite, e verter nele os pedaços de carne, salteando-os durante cerca de 4 a 5 minutos, até que estejam bem douradinhos. Retirar para um prato e reservar.

- Adicionar agora o pimento ao tacho, bem como o alho e o gengibre, e refogar durante 2 minutos. Temperar a batata-doce com uma pitada de sal e pimenta e adicioná-la à panela, envolvendo-a bem nos pimentos, e deixando que salteie durante mais 3 minutos.

- Misturar o leite de coco com 50 ml da polpa de tomate e com o caldo de legumes e verter no tacho, de forma a que os pedaços de batata fiquem submersos neste líquido. Deixar cozinhar durante 8 a 10 minutos.

- Ao final desse tempo, misturar bem a restante polpa de tomate com a farinha, até que esta se dissolva, e adicionar ao tacho, voltando a juntar também a carne à panela. Deixar cozinhar, em lume médio, por mais 10 a 12 minutos, até que as batatas estejam bem cozinhadas e o molho de caril bem espesso e apurado.

- Nessa altura, acrescentar as ervilhas e os espargos, envolver bem e delicadamente, tapar a panela e desligar o lume. Deixar repousar cerca de 5 minutos. Servir o caril regado com um pouco de sumo de lima e acompanhado de pão naan.


2 comentários:

  1. Adoro espargos, em caril nunca experimentei! Isso está com um aspeto mesmo bom :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em caril ou no que quer que seja Avelã :P Aqui por casa adoramos espargos...entram em tudo o que for possível :P hehe

      Eliminar