sábado, 30 de maio de 2015

Sticky Asian Pork Ribs


Se gostam de entrecosto...se gostam de carne que quase parece manteiga a desfazer-se na boca...se gostam de um belo naco de carne cozinhado lentamente e de caçarolas carregadas de sabor...então têm MESMO de experimentar esta receita! Eu, como já devem saber, sou louca por entrecosto! Adoro, adoro, adoro! E estou então sempre a "inventar" novas formas de cozinhar e comer esta magnífica peça de carne de porco! esta foi uma das minhas últimas experiências e posso-vos garantir: é mesmoooooo, de comer, chorar por mais...e lamber os dedos até à última gota de sabor existente! :D



Ingredientes: 
10 pedacinhos de entrecosto, separados osso a osso
1 litro de caldo de carne
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de mirin
2 colheres de sopa bem cheias de hoisin sauce
Pimenta q.b.
1 colher de chá de gengibre fresco ralado ou de pasta de gengibre
2 dentes de alho, inteiros e sem casca, ligeiramente esmagados
2 cebolas brancas, grandes, cortadas finamente às rodelas
1 colher de chá rasa de cominhos moídos
1 colher de café de lemongrass em pó
1 colher de chá rasa de molho de ostra
Sumo de 1 lima
Azeite ou óleo de sésamo q.b.


- Temperar os pedaços de entrecosto apenas com uma pitada generosa de pimenta. Reservar.

- Verter numa taça o caldo de carne e adicionar-lhe o molho de soja, o molho de ostra, o mirin, o hoisin sauce, sumo de meia lima, os cominhos e o lemongrass. Misturar muito bem e reservar.

- Levar ao lume uma caçarola ou tacho amplo, bem regado com um fio generoso de azeite ou de óleo de sésamo. Quando estiver bem quente, alourar os pedaços de entrecosto durante cerca de 5 minutos, para que comecem a ficar bem douradinhos (se for necessário, alourem a carne faseadamente: se colocarem muita carne na caçarola ela vai começar a estufar e o importante é que fique selada e dourada). Retirar a carne para um prato.

- Voltar a levar a caçarola ao lume e colocar nela as cebolas, refogando por 5 minutos, até que estejam douradas e ligeiramente amolecidas. Nessa altura, adicionar o gengibre e o alho e cozinhar por mais 2 minutos.

- Verter o caldo na panela e mergulhar o entrecosto neste líquido. Tapar a caçarola e cozinhar, em lume mínimo, durante 1h30m. Ao final deste tempo, destapar a panela e deixar cozinhar por mais 30 a 45 minutos, até que o molho esteja bem rico e espesso, e a carne se desfaça facilmente. 

- Quando atingir esse ponto, regar com o restante sumo de lima, desligar o lume, tapar a panela e deixar repousar cerca de 10 a 15 minutos antes de servir o entrecosto, acompanhado de um simples arroz basmati. 


4 comentários:

  1. Não sou grande fã, mas mesmo assim acho que esse prato está com um aspeto maravilhoso! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou suspeita porque, para além de o ter feito claro, sou fãaaaaaaa máxima de entrecosto!!! :D Mas garanto-te que é mesmo uma maravilha Avelã ;)

      Eliminar