sexta-feira, 8 de maio de 2015

Chocolate & Sweet Potato Cake



Confesso-me totalmente culpada!! A gula tomou totalmente conta de mim desde o momento em que dei a primeira dentada na primeira fatia deste bolo!! :D
Uma verdadeira perdição!! :)  Tão macio e com uma textura tão suave mas, ao mesmo tempo, um sabor tão intenso e tão deliciosamente achocolatado, sem cair no enjoativo, que... é mesmo de deixar água na boca!! :)  Parece assim uma espécie de brownie!!
No dia depois de fazer este bolinho, levei uma fatia bem generosa para o meu lanche no trabalho...no dia seguinte, estava a levar várias fatias num tupperware, para distribuir pelos meus colegas, que tinham ficado tão curiosos com os ingredientes do bolo que quiseram provar um bocadinho da minha primeira fatia...e ficaram maravilhados! :)  Esta foi, para mim, até hoje, a melhor utilização que já dei à batata-doce, sem qualquer sombra de dúvida ;) hehehe





Ingredientes: 
250 gramas de batata-doce, descascada e cortada em pedaços pequenos de idêntico tamanho
200 gramas de chocolate preto (100gramas das quais em pepitas ou partido em pequenos pedaços)
150 gramas de manteiga à temperatura ambiente
150 gramas de açúcar mascavado (claro)
2 ovos
175 gramas de farinha com fermento
½ colher de chá de fermento em pó
100 gramas de chocolate de leite, em pepitas ou partido em pequenos pedaços
1 colher de sopa bem cheia de mel (ou golden syrup)
1 colher de café de extrato de baunilha

- Colocar as batatas num tacho, cobrir com água e levar a cozer até que estejam completamente cozinhadas, ao ponto de se desfazerem quando ligeiramente pressionadas com um garfo. Nessa altura, escorrer bem as batatas, voltar a colocá-las de imediato no tacho e adicionar-lhes as 100 gramas de chocolate preto em pepitas ou partido em pequenos pedaços, envolvendo bem. Deixar repousar cerca de 4 a 5 minutos, para que o chocolate derreta no calor das batatas.

- Entretanto, numa taça à parte, bater bem 125 gramas de manteiga com o açúcar, a farinha, o fermento, os ovos e a baunilha. Esta mistura vai ficar bem espessa mas é importante que fique bem lisa e homogénea, sem grumos.

- Envolver depois a batata neste preparado, bem como 75 gramas do chocolate de leite, partido em pedacinhos.


- Verter a mistura numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 160ºC durante 1hora a 1h20. O bolo está pronto a sair do forno quando inserirem um palito ao centro e este sair limpo (eu deixei o meu bolo no forno cerca de 1h5m e, ao final desse tempo, desliguei o forno e deixei o bolo dentro dele, com o forno fechado, durante mais 15 a 20 minutos).

- Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer um pouco, apenas o tempo suficiente para que se consiga desenformar. Retirar o bolo da forma e transferi-lo para uma base ou prato, deixando que arrefeça mais um pouco mas não totalmente.

- Quando o bolo ainda estiver morno, colocar numa taça as restantes 100 gramas de chocolate preto, partido grosseiramente em pedaços, e levá-lo a derreter no micro-ondas (ou derreter em banho-maria). Retirar e adicionar de imediato as restantes 25 gramas de manteiga e o mel, envolvendo tudo muito bem. Deixar que este creme repouse por 1 ou 2 minutos, para que espesse ligeiramente, e barrar bem o topo do bolo com ele. Decorar com o restante chocolate de leite, finamente picado.


18 comentários:

  1. Esse bolo ficou com um aspecto delicioso.
    Adorava ver o seu interior.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/cheesecake-de-tomate.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha :)
      Esse é sempre um problema que eu tenho e que me esqueço sempre de "corrigir"...faço o bolo, dedico-lhe um tempo de sessão fotográfica e depois, começamos a comer e...quando me lembro que seria boa ideia tirar uma foto do interior, já não existe :P hehe Pelo menos é bom sinal :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. esse bolinho é mesmo perfeito para mim que aspeto delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. fiz uma vez um bolinho de batata doce e adorei, mas este está bem mais guloso.
    que tentação e as fotos muito lindas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :D Este é mesmo bem guloso acredita, tens de experimentar esta versão ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Alguém se rendeu aos doces, verdade Vânia? Maravilhoso! Confesso que além das broas, a batata doce não entra nas minhas sobremesas, mas parece-me que tenho de lhe dar uma chance - nos doces, que eu como batata doce em palitos, em chips, assada, cozida...
    Bom Fim de semana! :)
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade verdadinha Ovelha :D ;) hehe
      Tens de dar uma chance à batata doce em bolos Tekas...tenho aqui um "feeling" de que te vais render, fica uma maravilha!!! :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Gosto de bolos com batata doce adoro bolos de chocolate ,logo ia amar este lindo bolo
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  6. Esse bolo deve ser maravilhoso! O que fui eu ver a estas horas! Agora estou a salivar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fim de semana já aí está, vai para a cozinha experimentar :P hehe

      Eliminar
  7. Lindo bolo! Deve ficar muito bem com a batata-doce :) Também quero provar :P

    ResponderEliminar
  8. Vânia, ficou lindo e muito guloso!
    Olhando para os ingredientes, só pode ser delicioso!
    Um beijo
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Vanda, posso-te garantir que é mesmo uma maravilha :D
      Beijinhos grandes *

      Eliminar