quinta-feira, 28 de maio de 2015

Quadradinhos de Chocolate Branco e Frutos Secos - Parabéns a Mim!!!


Hoje é o meu dia!!! :D
E este, garanto-vos, só acontecerá uma vez na vida! 28 anos no dia 28!! :D
É apenas a segunda vez que passo o aniversário longe da família e dos amigos, naquele que é agora o meu "país de acolhimento" e onde, há precisamente um ano, cheguei, para fazer dele a minha nova morada! Há precisamente um ano, estava a comemorar aqui o meu primeiro aniversário longe de casa, acabadinha de chegar a Londres há apenas duas semaninhas. Hoje, um ano depois, apesar de ter imensas saudades de tudo e de todos e de desejar imensamente poder partilhar este dia com todos aqueles que tanto amo, não me arrependo minimamente da decisão que tomámos! Fomos corajosos e continuamos a ser e, felizmente, essa coragem está a ser recompensada cada vez mais a cada dia que passa! Dentro de dois meses estaremos em Portugal para umas belas e merecidas férias e comemorei apropriadamente este dia e tantos outros que tenho perdido...com juros :D
Vou passar este belo dia a trabalhar por isso os festejos mais apropriados têm de ficar reservados para o fim de semana, com direitinho a bolinho bom e essas coisinhas todas! ;)  Por isso, prometo que vos mostro depois o meu verdadeiro bolo de aniversário! :)  Por hoje, deixo-vos com uma das minhas gulodices favoritas: uns quadradinhos de chocolate branco e frutos secos que são tão, mas tãooo gulosos que, sempre que os faço, não conseguimos parar de os comer! :)  Por isso corto-os sempre em quadradinhos pequeninos para parecer que não estamos a pecar muito na gula :P hehehe
Espero que gostem tanto como eu! :)





Ingredientes: 
50 gramas de manteiga à temperatura ambiente
50 gramas de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos ligeiramente batidos
100 gramas de farinha com fermento
100 gramas de chocolate branco, picado finamente
100 gramas de uma mistura de frutos secos a gosto, grosseiramente picados (nozes, avelãs, amêndoas, etc)
Para a cobertura: 
100 gramas de chocolate branco
2 colheres de sopa de natas
50 gramas de frutos secos picados, para decorar


- Bater bem a manteiga, o açúcar e a baunilha até formarem uma mistura leve e fofa. Adicionar depois, aos poucos, os ovos batidos, batendo sempre bem entre cada adição.

- Com a ajuda de uma colher metálica, envolver delicadamente a farinha no preparado anterior, seguida do chocolate e dos frutos secos.

- Verter o preparado num tabuleiro ou forma retangular, untada e forrada com papel vegetal, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até o bolo estar bem cozido. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco, antes de desenformar e deixar que arrefeça na totalidade.

- Para a cobertura, partir o chocolate em pedaços e derretê-lo em banho-maria ou no micro-ondas, juntamente com as natas. Envolver tudo bem até que a mistura esteja bem homogénea e cremosa. Cobrir o bolo arrefecido com este preparado e decorá-lo com os restantes frutos secos bem picadinhos. Cortar depois o bolo em pequenos quadrados antes de servir.
 


10 comentários:

  1. Parabéns Vânia :) A vossa decisão foi audaciosa, e vai compensar. Espero que tenhas um dia feliz! E se na tua lancheira houverem destes quadrados, mmmmm ainda melhor ;)
    Beijo da tua "partner in crime"
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada my partner in crime :D :D
      A decisão já está mais que a compensar, felizmente ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muitos Parabéns Vânia! Tem um dia feliz cheio de coisinhas boas e doces! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais Parabéns (atrasados)...
    O teu bolinho ficou lindíssimo e com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/dorie-as-sextas-bolachas-de-aveia-e.html

    ResponderEliminar
  4. Uau, parabéns! Já passou um ano? Eu ainda me lembro de dizeres que ias para aí há tão pouquinho tempo... Estás a gozar, não estás? :P
    Esses quadradinhos estão tão apetitosos! Mesmo lindos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Avelã, não estou a gozar...é mesmo verdade :P Acreditas?! A mim também me custa a acreditar, confesso ;) Mas a verdade é que já passou mais de um ano ;)

      Eliminar