Outra das coisas que me mete confusão aqui (e essa mete mesmo muito confesso) é o facto de existir pouco peixe fresco à venda e, aquele que há (pelo menos o que vi até agora), não tem preços nada simpáticos. Para mim, nascida e crescida em terra de mar, filha de pai que sempre passou e passa a vida a pescar, habituada a ter sempre peixe em casa acabado de sair do mar, é algo que me atormenta. E, claro está, a falta de bacalhau. Ou melhor, do nosso bacalhau! Porque cá bacalhau há muito, mas é bacalhau fresco. Eu gosto bastante até, mas não é a mesma coisa que o nosso bacalhau! E, como tal, num dia saudoso de coisas portuguesas, deixo-vos esta receitinha ainda feita em Portugal, poucos dias antes de vir e vou ficar a olhar para ela para matar as saudades :)
Ingredientes para 4 pessoas:
2 cebolas médias cortadas em rodelas
1 pimento verde cortado em tiras finas
2 dentes de alho picados
Cerca de 500 gramas de bacalhau (usei
pedaços de bacalhau congelado especial para caldeirada)
Água q.b.
Vinho branco q.b.
Sal e pimenta
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de chá de cominhos em pó
1 limão
2 folhas de louro
1 alheira
2 chávenas cheias de grão cozido
2 nozes de manteiga magra sem sal
1 colher de sopa rasa de mostarda Dijon
1kg de amêijoas
- Levar ao lume um tacho grande bem regado com azeite.
Juntar as cebolas, o pimento e os alhos e deixar cozinhar e alourar durante
cerca de 5 minutos.
- Adicionar então o bacalhau, envolver nos legumes e cobrir
com 1 copo de água e 1 copo de vinho branco. Temperar com sal, pimenta,
orégãos, tomilho, salsa e cominhos e adicionar o limão cortado às rodelas e as
folhas de louro. Tapar o tacho e, em lume médio, deixar o bacalhau cozinhar
durante cerca de 8 a 10 minutos.
- Ao final desse tempo, adicionar a alheira cortada em
rodelas e deixar cozinhar por mais 2 minutos. Acrescentar mais um copo de água
e outro de vinho, bem como o grão, e deixar o molho cozinhar e apurar por mais
5 minutos.
- Adicionar então a manteiga e a mostarda. Tapar a panela e
deixar cozinhar por mais 10 minutos, em lume brando, até o molho apurar. Por
fim, juntar as amêijoas e deixar cozinhar por mais 3 a 4 minutos, até abrirem.
- Servir a caldeirada polvilhada com salsa ou cebolinho
fresco e com fatias de pão torrado.
Olá!
ResponderEliminarQue prato bem português tens tu aqui neste post!
Por acaso nunca tinha ouvido a história do sal e dovinho branco para culinária, mas a do peixe e do bacalhau era uma constante quando tinha um casal amigo a viver na Escócia!
Quando cá vinham era vê-los a comer peixe cozido, grelhado, frito... E levavam sempre bacalhau na bagagem! São as pequenas coisas que nos fazem falta quando estamos fora!
Eu nunca estive a viver fora de Portugal, mas quando podia passear sentia muita falta da sopa de cá (feita em casa e cremosa), porque só via sopa estranha...
E outra coisa que me faltava sempre era o nosso maravilhoso café!
beijinhos para ti!
Bjs
Olá Ana :)
EliminarSim, a questão do peixe e do bacalhau eu já sabia de antemão...mas a do vinho e do sal também desconhecia totalmente, fui apanhada de surpresa ;) hehe Mas pronto, nada que não se resolva...quando for a Portugal ou tiver por cá visitas vindas daí, já sei que as malas têm de trazer, pelo menos, bacalhau e sal (e uns enchidos aqui para a menina matar a gula váaa ;) hehehe)
Quanto ao café, apesar de já me estar a habituar a estes "baldes" e ao café que vou fazendo e bebendo por casa ao longo do dia, faz-me muitaaa falta ainda aquele nosso fantástico (e pequenino) café :)
Beijinhos *
Eu sei que na Alemanha é tal e qual este problema - têm de levar o sal aqui de Portugal.
ResponderEliminarE só damos valor às coisas quando nos vemos sem elas, essa é a verdade. Eu dou graças aos santinhos que existam Nespresso em todo o mundo, que tenho pavor de mau café - nos EUA bebem-se banheiras de café deslavado, uma miséria!
Pois é bem verdade querida Tekas! São pequeninas coisas, é verdade, mas estamos tão habituadas a tê-las como garantidas que só lhes damos mesmo o real valor quando nos vemos sem elas!
EliminarE sim, aqui há Nespresso a pontapé também :) hehe Ainda não comprei nenhuma máquina de café aqui para casa mas é uma aquisição que quero fazer futuramente! Até lá, vou bebendo as minhas canecas de café feito na cafeteira e, quando saio à rua e compro um desses baldes, é sempre o Mocha...é o menos deslavado e tem um saborzinho bom a chocolate ;) hehe
Beijinhos *
Acho que te posso ajudar! O sal grosso encontras como sal de mesa grosso em caixas cilindricas nao muito grandes, a precos normais, como 90p! E o vinho, que dantes nao havia tambem ja ha!! Sao em pequenas garrafas de vidro e diz table wine, tens branco e tinto, custa em media 1,20p! :)
ResponderEliminarAndo ha seculos para ir a essas mercerias, mas como n queremos levar o carro para londres, ainda nao tivemos coragem! :)
Quando ao prato... Eu adoro, ou nao fosse tambem eu uma fa de peixe!! :)
O waitrose tem peixe muito bom e faz com frequencia promocoes, vai estando atenta :)
Beijinhos
Obrigada querida :)
EliminarEu já vi desse sal sim, tenho visto os preços e os tamanhos em praticamente todos os supermercados pelos quais tenho passado...mas não o comprei porque essas caixinhas trazem poucas gramas...uma libra parece que não é nada mas, para aquela quantidade de sal, acho simplesmente absurdo. Na mercearia portuguesa comprei os nossos sacos de sal de 1kg por 50p. Trouxe logo 4kgs e agora tenho muito sal para os próximos tempos ;) hehe
Quanto ao vinho, por acaso dessas garrafinhas que falas nunca vi mas já vi aquelas pacotes de cartão pequeninos, que devem trazer a mesma coisa que essas garrafas. Quando não houver outra opção, claro que dão para desenrascar...mas, por agora, também trouxe uns litros da mercearia ;)
Quando cá vierem a Londres tens de passar numa dessas mercearias, chegas facilmente de transportes a esta onde fui por exemplo :)
E essa do peixe, podes crer que vou estar atenta sim ;) Ou não me chamasse eu Vânia, sempre super atenta a tudo o que são promoções, e, ainda por cima, fã incondicional de peixe, nascida e criada junto ao mar ;) ahahahahah
Beijinhos *
Mas que refeição maravilhosa.
ResponderEliminarObrigada Susana :)
EliminarBeijinhos *
Ummmm que rico¡¡¡¡ besos
ResponderEliminarObrigada Marijose :)
EliminarBeijinhos *
Ora aqui está uma bela caldeira a experimentar :) beijinhos linda
ResponderEliminarEntão se experimentares, já sabes...quero saber tudinho ;) hehe
EliminarBeijinhos minha linda *
Minha linda, já sabia que havia alguns ingredientes que para nós são básicos mas que em muitos sítios simplesmente não há, mas o sal!!!! Bem, que trauma :(
ResponderEliminarEspero que a adaptação esteja a correr pelo melhor.
Do nosso café pequenino eu também sentiria muita falta, sei que sim. Nada me agrada mais que um shot de cafeina :D
Em relação ao prato, tem um aspecto delicioso. Parabéns!
Aguardo mais aventuras em terra de Sua Majestade.
Beijinhos
Cláudia
Olá querida Cláudia :)
EliminarTirando estes "pormenores" aqui e ali, a adaptação está a correr bem melhor do que eu esperava até :) ... Se bem que com os meus (antigamente tão habituais) pequeninos shots portugueses de cafeína diários, tudo seria bem mais fácil ;) hehe
Vou trazendo muitas mais aventuras por estas terras de Sua Alteza ;) Fica atenta :)
Beijinhos grandes *
Olá querida,
ResponderEliminarAdoro esta tua combinação bem portuguesa sim e magnífica e convidativa.
Olha, o vinho é mesmo muito caro nestas terras, por causa do imposto, aliás, todo o álcool se reparares, é caríssimo . O sal, eu também acho caro sim, mas com o tempo habituaste e olha que aqui não é como aí em Londres que tens lojas portuguesas para te abasteceres. Aqui oura e simplesmente não existem.
O peixe, isso sim, é também o meu dilema, pois uma terra rodeada por mar e cheio de peixe, é uma desgraça em termos de preços de peixe e qualidade, pois só vendem praticamente a porcaria dos filetes, mas eu agora tenho sorte, pois tenho aqui uma peixaria que abriu e quando quero peixinho inteiro vou lá e encomendo à senhora.
Beijinhos linda,
Lia.
Obrigada querida Lia :)
EliminarSim já reparei que todo o álcool é caríssimo...mas a mim só mesmo o vinho é que me faz falta ;) hehe E quanto ao sal, felizmente tenho a sorte de ter uma dessas mercearias portuguesas aqui bem perto e agora já sei onde me hei-de ir sempre abastecer destas coisas, enquanto não conseguir ir a Portugal buscá-las ;)
E olha, o peixe, é isso mesmo, a triste história que já sabemos...tens sorte de ter agora essa peixaria, eu com o tempo tenho a certeza de que também hei-de acabar por encontrar a minha ;)
Uma mercearia portuguesa seria portanto um excelente investimento e negócio aí pelos teus lados já estou a ver ;) hehe
Beijinhos grandes *
Vânia, este prato é mesmo o meu tipo ;)
ResponderEliminarBeijinhos
;) hehe E o meu Vanda ;)
EliminarBeijinhos *
Em pequenina não gostava de bacalhau, só recentemente é que comecei aprecia-lo. Desta maneira é que ainda não o comi, não tem nada mau aspecto. :D
ResponderEliminar;) hehehe Não tem nada mau aspeto e sabe bem ;)
EliminarBeijinhos *
Realmente às vezes não damos valor às pequenas coisas que damos como certas na nossa vida. Sal e vinho branco para um prato que todo ele é Português e que ficou com um ar muito apetecível. Bjinhos
ResponderEliminarBem verdade Pimentinha, e só damos valor quando, de repente, nos vemos sem elas...
EliminarBeijinhos *
Nunca ousei fazer algo assim, sou medrosinha da Silva, vê se pode. Tenho amado teus posts. O anterior com aqueles frutos do maaar nhaaaaami já quero! rs
ResponderEliminarwww.vivapaulatinamente.com
Muito obrigada Paula :)
EliminarFico muito feliz por estares a gostar das minhas receitas e de conhecer este meu cantinho :) Volta muitas e muitas vezes, és sempre bem-vinda sim? ;)
E quanto ao prato, tens de experimentar e ousar ;) hehe
Beijinhos *
Que seca :P Isso é incrivelmente chato, coisas a que uma pessoa está habituada... Como quando fui a Espanha e queria fazer chilli e só havia molhos de tomate esquisitóides... e não havia pão redondo... aliás, fui lá passar 1 mês e esqueci-me de levar balança de alimentos (génio, eu sei...). Tive de pedir uma ao senhorio... (um casal simpático, por acaso... até lhes levei umas fatias generosas de bolo para agradecer ;)).
ResponderEliminarIsso tem muito bom aspeto... Deve ser uma dor de alma olhar para as fotografias...
.... já agora, por aí não confundem portugal com espanha? Hoje estava a ver uma série inglesa e irritei-me profundamente... havia duas mulheres, uma espanhola e uma portuguesa, e depois as personagens trocavam todas o portugues e o espanhol, e até chegaram a dizer que "elas se percebiam porque falavam a mesma língua"! Mas nem foi para ser uma piada, o que é mesmo irritante! :P
(já agora, quando na segunda feira estava a correr até casa com um portefólio na cabeça a tentar proteger-me de uma chuva mesmo forte enquanto de manhã estava um céu mesmo clarinho (razão pela qual não levei guarda-chuva; note to self- confiar na previsão do tempo :P)... lembrei-me de ti. Como é que aturas essas inconstâncias? :P)
Podes crer Avelã! Uma pessoa só dá realmente valor a algumas coisas quando deixa de as ter...principalmente àquelas pequeninas coisas, às quais já estamos tão habituadas que já damos por garantidas... mas pronto, uma pessoa tem de se habituar e eu considero que tenho uma boa capacidade de adaptação ;)
EliminarE sim, o que tu dizes de confudirem Portugal com Espanha não é anormal de todo...mas, por acaso, ainda não me aconteceu diretamente...
E em relação ao tempo (adorei a tua descrição do momento em que te lembraste de mim, refira-se...hehehe)...uma pessoa acaba por se habituar...mas eu ainda não me habituei :P hehe
Beijinhos *
Eu gosto muito de inovar, vou fazer caldeirada com grãos e amêijoas.
ResponderEliminar