As minhas aventuras culinárias londrinas continuam e, com uma cozinha que, aos poucos e poucos, vai ficando cada vez mais composta, as "experiências" aumentam também e cozinhar começa a ser, cada vez mais, como em Portugal: um desafio diário, um momento de descontração e de diversão e, acima de tudo, de muita criatividade ;) hehe Mas há coisas simples que sabem sempre bem. E as comidas de forno são, para mim, uma dessas coisas, como já vos disse várias vezes. E agora, graças ao inconstante tempo de Londres, este tipo de comidinha ganha um destaque ainda mais especial e torna-se uma constante maior aqui pela minha cozinha, do que aquilo que já o era (e era muito!) na minha cozinha portuguesa! Por isso hoje trago-vos um simples mas fantástico frango no forno, acompanhado de batatas-doces, algo de que sempre gostei mas que nunca tive muito o hábito de comer em Portugal por dois principais motivos: por um lado, o preço claro, porque por aí estas batatas são mais caras do que qualquer outra batata; por outro lado, chateava-me imenso a quantidade de vezes que ia toda contente às compras e trazia para casa um belo saquinho destas batatas, com aquela casca bem avermelhada e, quando chegava a casa e as cortava, percebia que o seu interior era amarelado (têm um sabor bem diferente e do qual já não gosto tanto) e não aquele laranja fantástico de que tanto gosto nesta variedade de batata. Por aqui, a batata doce vermelha é a mais vendida, encontra-se em todo o lado e o preço é bem simpático! E, como nós gostamos imenso e é muito mais saudável, agora já faz permanentemente parte da nossa despensa :) Por isso, vão ver por aqui imensassss receitinhas com ela ;) Bom fim de semana a todos!!! :)
Ingredientes para 4 pessoas:
1 frango cortado em pedaços (podem usar um
inteiro também)
Ervas aromáticas a gosto (usei cebolinho
fresco, tomilho fresco e orégãos secos)
2 dentes de alho
1 spring onion
Azeite q.b.
Sal e pimenta .b.
8 tomates de rama
8 batatas-doces médias
- Numa pequena tigela, misturar o cebolinho picado, o
tomilho grosseiramente desfeito, os orégãos, os alhos picados e a spring onion
cortada finamente. Regar tudo com um fio de azeite e envolver bem.
- Temperar o frango com sal e pimenta, colocá-lo num
tabuleiro e massajá-lo bem com a mistura de ervas aromáticas. Levar ao forno
previamente aquecido a 200ºC durante cerca de uma hora (se optarem por fazer o frango inteiro, o tempo de cozedura será maior) ou até o frango estar bem
cozinhado e com uma camada exterior bem dourada e crocante. Cerca de 20 minutos
antes de retirar o frango do forno, juntar a este tabuleiro os tomates inteiros, bem
lavados, e apenas regados com um pequeno fio de azeite.
- Entretanto, lavar bem as batatas-doces e cortá-las em
quartos, sem as descascar. Retirar o excesso de humidade com papel absorvente e dispô-las num outro
tabuleiro, temperando-as com um pouco de sal e umas folhas de tomilho. Levar
também ao forno até estarem bem assadas.
E eu, euzinha mesmo, que nunca ganho nadinha, não é que ontem ganhei uma entrada dupla para o Foodies Festival aqui em Londres?! :D Oh yeahhhh :) hehehe
E pronto, mais um programa fantástico para este fim de semana prolongado :)
Depois conto-vos tudinho ;)
E eu, euzinha mesmo, que nunca ganho nadinha, não é que ontem ganhei uma entrada dupla para o Foodies Festival aqui em Londres?! :D Oh yeahhhh :) hehehe
E pronto, mais um programa fantástico para este fim de semana prolongado :)
Depois conto-vos tudinho ;)
Que franguinho bom... e essa batatinha hummmm.... que bom aspecto!
ResponderEliminarDiverte-te nesse foodies festival!
Bjinhos
Obrigada Pimentinha, estava uma delícia ;) hehe
EliminarBeijinhos *
Que belo franguinho e com batata doce que eu simplesmente adoro!!! Felizmente ,por cá, ela não é muito cara ,mas a variedade laranja só existe por altura do Natal ( com grande pena minha).
ResponderEliminarParabéns pelo "prémio".
Bjn
Márcia
Pois, em Portugal também não existe durante todo o ano...mas aqui há sempre, em todo o lado e mais algum ;) E ainda bem porque nós adoramos e assim podemos comer muitas mais vezes umas belas batatinhas e de forma bem mais saudável :)
EliminarBeijinhos querida Márcia *
Aiii que sorte! posso ir ai ter contigo - se sair agora vou a tempo não é?
ResponderEliminarAdoro batata doce, tens de fazer em chips - tal e qual batatas fritas, mas tão boas que tiram qualquer um do sério.
Faço várias vezes chips de batata doce, gosto imenso!! Para além disso são no forno e são muito mais saudáveis ;) hehe Mas sinceramente, por mais que goste e me saiba mesmo bem, eu tenho um sério problema com as batatas fritas que ainda não consegui resolver (aquelas mesmo crocantes e gordurosas sabes?! ;) ahahahahah)...adoro de morte batatas fritas!!! ;)
EliminarE quanto ao resto, juro que não fiz de propósito para só ver isto hoje, depois de já ter ido ao festival ;) hehe Mas não te preocupes, porque vai haver durante mais 3 ou 4 fins de semana ainda, por isso podes vir à vontade ;)
Parabéns pelo prémio!
ResponderEliminarTambém gosto bastante de batata doce laranja... com frango deve ser uma delícia :)
Obrigada Avelã :) Ficou mesmo uma delícia ;)
EliminarBeijinhos *
Linda Parabéns pelo prémio :) beijinhos bom fim de semana
ResponderEliminarObrigadaaaaa :)
EliminarBeijinhos grandes *
Muito apetitoso. E vou querer saber tudo sobre o Festival!
ResponderEliminarBjos
;) hehe Prometo que vou contar tudinho Vanda :)
EliminarBeijinhos *
Eu também adoro batata doce mas cá em casa todos torcem o nariz e então não posso fazer tantas vezes como gostaria...
ResponderEliminarFicou super apetitoso este teu prato.
Beijinhos,
Lia.
Ohhh...sei bem o que isso é, quando gostamos imenso de uma coisa mas não és acompanhada...para evitar fazer mais do que um prato, acabamos sempre por ir adiando fazer aquilo que gostamos e nos apetece... mas aposto que se fizeres no forno umas chips de batata doce toda a gente por aí gosta ;) hehe
EliminarBeijinhos *