Se há bolo que me faz lembrar a minha infância é definitivamente o Bolo de Água. Quando eu era pequena, nunca faltavam os bolos e doces em minha casa (e, mesmo assim, consegui crescer sem ser gulosa e só agora, que já tenho idade suficiente para ter juízo, é que me cresceu a gula ;) hehe). Quando já só existiam duas ou três fatias de um bolo no prato, a minha mãe já estava na cozinha com o forno ligado e a batedeira em punho a preparar o próximo. A par do bolo de iogurte, este bolo de água cheira mesmo à casa onde cresci :) E, há uns tempos, quando decidi começar a fazer uns bolinhos e a experimentar estas "artes" da pastelaria, pedi de imediato a receita deste bolo à minha mãe. E ela deu-me a folha solta, amarela do tempo, com a receita escrita pela minha avó e que eu guardo religiosamente no meu caderninho de receitas ;)
Porém, este bolo de água foi uma espécie de "falhanço" que, no fim, acabou por sair diferente do previsto mas resultar imensamente bem :) Fiz tudo certinho (não é difícil também, com uma receita tão básica ;) hehe) e lá coloquei o bolo no forno. Numa das vezes que o fui verificar com o teste do palito achei que o interior já estava perfeito mas o exterior precisava ainda de um minutinho ou dois para ficar com aquela crosta dourada e um pouco crocante que é tão característica deste bolo. Pois bem...não me perguntem o que fui fazer entretanto nesse minutinho ou dois... o certo é que passaram bem mais minutos que esses e, quando abri o forno, a crosta exterior tinha torrado e colado ligeiramente à forma. Conclusão: deixei o bolo arrefecer um pouco, retirei-o com todo o cuidado possível da forma e, com a ajuda de uma bela faca, "recortei" todo aquele exterior mais queimado, deixando apenas à vista um bolo super fofo. Achei portanto que faltava ali mais qualquer coisa... abri as portas da despensa e o frigorífico e mal olhei para o frasco de uma das minhas compotas, decidi que era com ela que iria cobrir aquele bolo! E sabem que mais?! Ficou uma verdadeira delícia ;) hehe Diferente mas não deixei de sentir na boca aquele sabor da infância ;)
Ingredientes:
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de água
3 ovos
Compota a gosto (usei uma caseira de kiwi, pêra e lima, cuja receita podem ver aqui, mas podem usar a da vossa preferência)
- Separar as claras das gemas. Bater as gemas com o açúcar e um pouco da água até a mistura começar a ficar lisa e homogénea.
- Aos poucos, sem parar de bater, adicionar aos poucos à taça a restante água e a farinha, incorporando tudo muito bem.
- Por fim, bater as claras em castelo e juntá-las ao preparado anterior, envolvendo delicadamente.
- Verter a mistura numa forma untada com manteiga e polvilhada com um pouco de farinha (usei uma forma de bolo inglês) e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos, ou até o bolo apresentar uma camada exterior bem dourada e o interior fofo e ligeiramente húmido.
- Retirar e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar, barrando depois o bolo de água com a compota.
Ficou bem bonito e o que importa é mesmo o sabor que deve estar fantástico.
ResponderEliminarBom domingo
Esse posso-te garantir que estava ótimo Pimentinha ;) hehe
EliminarBeijinhos e resto de um bom domingo *
Adorei esse bolo ficou com um aspecto delicioso ... em casada minha Mãe também tenho um caderninho assim :) como teu escrito à mão por mim quando era criança
ResponderEliminarObrigada Elisabete :)
EliminarEstas folhas e estes caderninhos assim, com receitas bem antigas, escritas à mão, são uma verdadeira maravilha :) Guarda bem o teu ;)
Beijinhos *
Que delícia!
ResponderEliminarFeliz Domingo!
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Muito obrigada Mary :)
EliminarBeijinhos e continuação de um ótimo domingo *
É a primeira vez que estou no teu blog e gostei muito! Vou cá voltar:)
ResponderEliminarhttp://fromportugaltonyc.blogspot.com/
Sâ muito bem-vinda Diana :) Fico muito feliz que tenhas gostado deste meu cantinho e espero que voltes muitas mais vezes ;)
EliminarBeijinhos *
Vânia
Gosto muito de bolo de água e se for coberto com uma compota deliciosa, melhor ainda :)
ResponderEliminarBjns
Isabel
Obrigada Isabel :) Partilhamos o mesmo gosto então ;)
EliminarBeijinhos *
Gostei tanto deste post, revejo-me nele! :)
ResponderEliminarA Mãe do V. ja nos mandou algumas vezes bolo de água e é realmente um bolo muito fofo! Nunca tinha visto a receita, um dia destes faço a da tua avó que me deixou saudosa! Essa receita parece o livro da minha avó...que delicia :)
Ohhh...ainda bem que te revês nele também, é tão quando sentimos isso ;)
EliminarE tens mesmo de fazer esta receitinha um dia...é tãoooo fácil e simples e, em menos de nada, tens um bolinho fofo e super delicioso :) Depois conta-me como te correu a experiência com a receitinha da minha avó :)
Beijinhos *
Eu e bolos já sabes. Eu para ser do contra, não fiz bolo hoje como toda a gente :p
ResponderEliminaressa compota por cima do bolo, nhecccc
Nhecc?? que é isso pahh? :D
EliminarClaro...e tu qu não fosses do contra minha querida Tekas ;) hehehe
Estou bem atrasada nas minhas visitas que este fim de semana foi mais uma maratona de passeios, mas não tarda já vou ver todas essas maravilhas ;)
Beijinhos *
Também tenho um livrinho assim cheio de "marcas de guerra" recheado de tesourinhos culinários :)
ResponderEliminarJá tinha ouvido falar deste bolo, e pelo aspeto da foto deve ficar bem fofinho, hei de experimentar um destes dias.
Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/
São tão fantásticos esses tesourinhos culinários não são? ;)
EliminarEntão se experimentares, depois não te esqueças de me contar como ficou Ana Filipa :)
Beijinhos *
Uau, adoro receitas escritas nesses papéis! Acho que se tivesse uma assim comprava um baú, punha lá a folha e enterrava-a no quintal (com um x marcado a giz!) hahaha
ResponderEliminarParece mesmo bom, tem um aspeto extremamente fofo! Por acaso nunca comi bolo de água, acho eu... E de iogurte também é raro, nunca fiz... Quando era pequena nas festas era mais bolo de bolacha :)
Ficou com um aspeto delicioso de qualquer maneira (se calhar ainda ficou melhor!) :)
:) ahahahah Só ainda não fiz isso Avelã, porque não tenho quintal...ainda ;) hehehehe ;)
EliminarE quanto ao bolo, acredito que é mesmo fácil e simples de fazer e fica muito bom e delicioso...E depois é um bolo "base" ótimo, com o qual podes fazer imensas receitas, dando sempre o teu toque pessoal. Tens de experimentar :)
Beijinhos *
Obrigada Marisa :)
ResponderEliminarBeijinhos *
Gosto tanto destes bolinhos com história assim escritos à mão em papel envelhecido pelo tempo :) Também tenho alguns :)
ResponderEliminarFicam logo com outro sabor não é?! Adoro também :)
EliminarBeijinhos *
Olá! Gosto muito de bolos como este, ótima opção para acompanhar uma xícara de café!
ResponderEliminarBjs
Mel
Olá Mel :) Muito obrigada :) Aqui por casa também gostamos muito de bolinhos assim, bem simples, servidos ao lado de uma boa chávena de chá :)
EliminarBeijinhos *
Gosto muito de bolo de água :) Beijinhos
ResponderEliminarRecanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
E duas Ana ;)
EliminarBeijinhos *