domingo, 18 de maio de 2014

Bolo de água com compota

Hoje celebra-se o World Baking Day!! Os blogs e as redes sociais estão recheados de fotografias e de receitas de cortar a respiração e fazer subir vertiginosamente os níveis de gula e de glicémia só de olhar ;)  Sim, eu poderia ter feito um bolo fantástico (ou próximo de fantástico vá, que as minhas capacidades pasteleiras ainda não são assim tão elevadas) para celebrar este dia! Mas vocês sabem bem...a minha cozinha londrina ainda está muitoooo a meio gás e só no final deste mês é que vou adquirir alguns utensílios para poder fazer uns bolinhos (até porque vou fazer anos e mereço um bolinho certo?! ;) hehe). Por isso celebro o World Baking Day com um bolo simples, dos mais simples que conheço :)
Se há bolo que me faz lembrar a minha infância é definitivamente o Bolo de Água. Quando eu era pequena, nunca faltavam os bolos e doces em minha casa (e, mesmo assim, consegui crescer sem ser gulosa e só agora, que já tenho idade suficiente para ter juízo, é que me cresceu a gula ;) hehe). Quando já só existiam duas ou três fatias de um bolo no prato, a minha mãe já estava na cozinha com o forno ligado e a batedeira em punho a preparar o próximo. A par do bolo de iogurte, este bolo de água cheira mesmo à casa onde cresci :)  E, há uns tempos, quando decidi começar a fazer uns bolinhos e a experimentar estas "artes" da pastelaria, pedi de imediato a receita deste bolo à minha mãe. E ela deu-me a folha solta, amarela do tempo, com a receita escrita pela minha avó e que eu guardo religiosamente no meu caderninho de receitas ;)
Porém, este bolo de água foi uma espécie de "falhanço" que, no fim, acabou por sair diferente do previsto mas resultar imensamente bem :)  Fiz tudo certinho (não é difícil também, com uma receita tão básica ;) hehe) e lá coloquei o bolo no forno. Numa das vezes que o fui verificar com o teste do palito achei que o interior já estava perfeito mas o exterior precisava ainda de um minutinho ou dois para ficar com aquela crosta dourada e um pouco crocante que é tão característica deste bolo. Pois bem...não me perguntem o que fui fazer entretanto nesse minutinho ou dois... o certo é que passaram bem mais minutos que esses e, quando abri o forno, a crosta exterior tinha torrado e colado ligeiramente à forma. Conclusão: deixei o bolo arrefecer um pouco, retirei-o com todo o cuidado possível da forma e, com a ajuda de uma bela faca, "recortei" todo aquele exterior mais queimado, deixando apenas à vista um bolo super fofo. Achei portanto que faltava ali mais qualquer coisa... abri as portas da despensa e o frigorífico e mal olhei para o frasco de uma das minhas compotas, decidi que era com ela que iria cobrir aquele bolo! E sabem que mais?! Ficou uma verdadeira delícia ;) hehe  Diferente mas não deixei de sentir na boca aquele sabor da infância ;)
Ingredientes: 
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de água
3 ovos
Compota a gosto (usei uma caseira de kiwi, pêra e lima, cuja receita podem ver aqui, mas podem usar a da vossa preferência) 



- Separar as claras das gemas. Bater as gemas com o açúcar e um pouco da água até a mistura começar a ficar lisa e homogénea.

- Aos poucos, sem parar de bater, adicionar aos poucos à taça a restante água e a farinha, incorporando tudo muito bem.

- Por fim, bater as claras em castelo e juntá-las ao preparado anterior, envolvendo delicadamente.

- Verter a mistura numa forma untada com manteiga e polvilhada com um pouco de farinha (usei uma forma de bolo inglês) e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos, ou até o bolo apresentar uma camada exterior bem dourada e o interior fofo e ligeiramente húmido.

- Retirar e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar, barrando depois o bolo de água com a compota.


25 comentários:

  1. Ficou bem bonito e o que importa é mesmo o sabor que deve estar fantástico.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse posso-te garantir que estava ótimo Pimentinha ;) hehe
      Beijinhos e resto de um bom domingo *

      Eliminar
  2. Adorei esse bolo ficou com um aspecto delicioso ... em casada minha Mãe também tenho um caderninho assim :) como teu escrito à mão por mim quando era criança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete :)
      Estas folhas e estes caderninhos assim, com receitas bem antigas, escritas à mão, são uma verdadeira maravilha :) Guarda bem o teu ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que delícia!
    Feliz Domingo!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mary :)
      Beijinhos e continuação de um ótimo domingo *

      Eliminar
  4. É a primeira vez que estou no teu blog e gostei muito! Vou cá voltar:)

    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sâ muito bem-vinda Diana :) Fico muito feliz que tenhas gostado deste meu cantinho e espero que voltes muitas mais vezes ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  5. Gosto muito de bolo de água e se for coberto com uma compota deliciosa, melhor ainda :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :) Partilhamos o mesmo gosto então ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Gostei tanto deste post, revejo-me nele! :)
    A Mãe do V. ja nos mandou algumas vezes bolo de água e é realmente um bolo muito fofo! Nunca tinha visto a receita, um dia destes faço a da tua avó que me deixou saudosa! Essa receita parece o livro da minha avó...que delicia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh...ainda bem que te revês nele também, é tão quando sentimos isso ;)
      E tens mesmo de fazer esta receitinha um dia...é tãoooo fácil e simples e, em menos de nada, tens um bolinho fofo e super delicioso :) Depois conta-me como te correu a experiência com a receitinha da minha avó :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Eu e bolos já sabes. Eu para ser do contra, não fiz bolo hoje como toda a gente :p
    essa compota por cima do bolo, nhecccc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nhecc?? que é isso pahh? :D
      Claro...e tu qu não fosses do contra minha querida Tekas ;) hehehe
      Estou bem atrasada nas minhas visitas que este fim de semana foi mais uma maratona de passeios, mas não tarda já vou ver todas essas maravilhas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Também tenho um livrinho assim cheio de "marcas de guerra" recheado de tesourinhos culinários :)
    Já tinha ouvido falar deste bolo, e pelo aspeto da foto deve ficar bem fofinho, hei de experimentar um destes dias.

    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão fantásticos esses tesourinhos culinários não são? ;)
      Então se experimentares, depois não te esqueças de me contar como ficou Ana Filipa :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Uau, adoro receitas escritas nesses papéis! Acho que se tivesse uma assim comprava um baú, punha lá a folha e enterrava-a no quintal (com um x marcado a giz!) hahaha
    Parece mesmo bom, tem um aspeto extremamente fofo! Por acaso nunca comi bolo de água, acho eu... E de iogurte também é raro, nunca fiz... Quando era pequena nas festas era mais bolo de bolacha :)
    Ficou com um aspeto delicioso de qualquer maneira (se calhar ainda ficou melhor!) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ahahahah Só ainda não fiz isso Avelã, porque não tenho quintal...ainda ;) hehehehe ;)
      E quanto ao bolo, acredito que é mesmo fácil e simples de fazer e fica muito bom e delicioso...E depois é um bolo "base" ótimo, com o qual podes fazer imensas receitas, dando sempre o teu toque pessoal. Tens de experimentar :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Gosto tanto destes bolinhos com história assim escritos à mão em papel envelhecido pelo tempo :) Também tenho alguns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam logo com outro sabor não é?! Adoro também :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Olá! Gosto muito de bolos como este, ótima opção para acompanhar uma xícara de café!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mel :) Muito obrigada :) Aqui por casa também gostamos muito de bolinhos assim, bem simples, servidos ao lado de uma boa chávena de chá :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  12. Gosto muito de bolo de água :) Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar