sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Hambúrgueres com sweet pickles e batatas crocantes no forno // Sweet Pickles Burgers and Crunchy Oven Fries


Quando chega o fim de semana, aqui por casa, gostamos sempre de cometer uma ou outra extravagância alimentar ;)  Um hambúrguer, umas batatas fritas, um bolo...ou, às vezes, tudo isso :D hehe  E gosto também especialmente (quando não estou demasiado cansada para isso) dos cozinhados e jantares de sexta-feira! Gosto daquela sensação de que mais uma semana chegou ao fim, de que podemos comer algo que nos deixe felizes e satisfeitos, de que podemos jantar um bocadinho mais tarde, sem pressas... Não precisam de ser jantares elaborados, e normalmente não são! São refeições como esta, simples mas, ainda assim, que só o cheirinho nos diz que o fim de semana já chegou :D
 
*For English version, please use the Translate button on the right side*




Ingredientes para 2 pessoas: 
Cerca de 350 de carne de porco picada
4 batatas médias/grandes boas para assar (com casca)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de orégãos secos + 1 pitada para polvilhar as batatas
1 colher de café de molho inglês
2 colheres de sopa cheias de sweet pickles
2 dentes de alho com casca e ligeiramente esmagados
1 fio de azeite
1 pedaço de queijo azul ou outro queijo a gosto (opcional)



- Lavar bem as batatas e cortá-las em palitos de tamanho idêntico, de forma bem rústica. Levar ao lume um tacho com água e sal e escaldar as batatas durante cerca de 5 a 7 minutos, até que comecem a estar cozinhadas mas ainda estejam firmes. Retirar e escorrer bem, deixando que as batatas sequem por completo (ou então secá-las com a ajuda de um pano limpo lou papel absorvente).


- Entretanto, colocar a carne picada numa taça e temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, a colher de café de orégãos e o molho inglês. Adicionar os sweet pickles à carne e, com as mãos, misturar tudo muito bem. Dividir o preparado em quatro porções idênticas e dar a cada uma delas o formato de hambúrgueres (se possível, levar ao frigorífico durante cerca de 20 a 30 minutos antes de cozinhar, mas não é imperativo).

- Quando as batatas estiverem bem secas, dispô-las num tabuleiro, numa só camada sem estarem sobrepostas. Adicionar os dentes de alho ao tabuleiro e regar as batatas com um pequeno fio de azeite, salpicando-as também com uma pitada de orégãos. Levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 40 a 45 minutos, ou até as batatas estarem bem assadas e crocantes. Nesta altura, desligar o forno, retirar o tabuleiro e misturar as batatas, para que o alho e os restantes temperos se distribuam bem por elas. Deixar que as batatas repousem alguns minutos antes de servir, para que fiquem bem crocantes.

- Grelhar os hambúrgueres e servi-los com as batatas crocantes no forno, polvilhando tudo com um pouco de queijo azul esfarelado de forma grosseira.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

"Há vida para além da massa de atum #42" - Mousse de chocolate com bolacha – versão saudável // Healthy Chocolate Mousse with Biscuits


Não sou pessoa de agarrar numa barra de chocolate e comer! Aliás, aqui por casa temos sempre vários chocolates na despensa, sejam para eu cozinhar sejam para o mais que tudo se deliciar, e eu muito raramente lhes toco...exceto quando quero fazer algum bolo ou sobremesa com eles! Contudo, quando falamos de bolo de chocolate ou de mousse de chocolate, a história já é outra! Adoro!! :D  Já fiz no passado várias versões de mousses de chocolate mais saudáveis do que as tradicionais, normalmente coisas bem rápidas e práticas para matar instantaneamente a gula, sem tantas culpas...tais como esta! Mas nunca tinha publicado nenhuma, curiosamente! Mas chegou o dia! :)  E não podia ser mais apropriado do que escolher mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum". Aquele projeto que partilho com a minha querida Ovelha Negra lembram-se?! ;) hehe  Aquelas quintas-feiras em que decidimos partilhar convosco as nossas experiências culinárias mais simples, mais económicas e mais saudáveis! :)  A Tekas traz-nos certamente mais uma das suas sugestões super, ultra, mega deliciosas...por isso não deixem de passar lá pelo seu blog ok?


Eu, por aqui, deixo-vos com esta versão mais saudável de uma Mousse de Chocolate com Bolacha, que pode (e deve!!) ser feita e comida logo de seguida :)  Sinceramente, se todos os ingredientes que utilizarem estiverem bem frescos (neste caso, o abacate e o iogurte), aconselho vivamente a que façam esta gulodice e a comam logo de seguida. Eu, pelo menos, é como mais gosto dela ;)  Contudo, podem perfeitamente guardá-la no frigorífico durante algumas horas antes de servir, ou mesmo de um dia para o outro. Mas não vos aconselho a guardarem mais do que 24horas porque o sabor do abacate começa a tornar-se muito intenso, pelo menos para meu gosto! Porém, não se assustem com a utilização deste ingrediente menos usual e arrisquem: não vão acreditar o quão deliciosa pode saber uma mousse de chocolate mais amiga da nossa balança :D

*For English version, please use the Translate button on the right side*




Ingredientes para 4 tacinhas: 
8 bolachas digestivas
250 gramas de iogurte grego magro, natural
1 abacate maduro
4 colheres de sopa bem cheias de cacau em pó
2 colheres de sopa rasas de chocolate preto derretido ou de Nutella
2 colheres de sopa de frutos secos a gosto, bem picadinhos (adoro usar amêndoas e/ou avelãs)
Umas gotas de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de mel



- Retirar a polpa ao abacate, colocá-la numa taça e, com a ajuda de um garfo, desfazê-la o mais possível.


- Adicionar o iogurte grego à taça e bater bem, com a ajuda da batedeira elétrica, até que o abacate esteja bem desfeito e incorporado no iogurte.


- Acrescentar o cacau em pó, o chocolate ou Nutella, o mel e um pouco de extrato de baunilha. Bater bem até que esteja tudo incorporado, formando uma mistura bem leve, cremosa e fofa.


- Por fim, adicionar os frutos secos ao preparado da mousse, envolvendo delicadamente. Retificar o sabor (consoante o vosso gosto, poderá precisar de mais um pouco de cacau em pó ou de mel, por exemplo). 


- Desfazer uma das bolachas e colocá-la no fundo de um copo ou taça. Dispor por cima um pouco da mousse, voltar a colocar mais uma camada de bolacha desfeita e terminar com uma última camada de mousse. Repetir este procedimento pelas quatro taças. Decorar a mousse com mais alguns frutos secos bem picadinhos e /ou umas pepitas de chocolate.

- Se todos os ingredientes utilizados estiverem bem frescos e refrigerados, a mousse pode e deve ser servida de imediato. Caso contrário, reservem-na no frigorífico e retirem-na cerca de 10 a 15 minutos antes de a servir.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Tagliatelle com mexilhões // Tagliatelle with Mussels


A meio da semana, especialmente de uma semana de inverno, sinto a necessidade de refeições simples e práticas, mas ainda assim bem reconfortantes e aconchegantes! Já passámos metade da semana mas a outra metade ainda está para vir, até que chegue novamente aquele fantástico fim de semana de descanso pelo qual tanto ansiamos! Apetece-me cozinhar e comer mas, ao mesmo tempo, começa também a "bater" um pouco de cansaço e de preguiça! Tenho imensas ideias para pôr em prática, quero ir para a cozinha experimentar novos pratos nos quais tanto andei a pensar mas...a semana ainda vai a meio, estou cansada e, às vezes, bem...às vezes, simplesmente, não apetece! Em dias como estes, saem refeições como esta! E como eu adoro refeições como esta! Simples, rápidas mas cheias de sabor! :)

*For English version, please use the Translate button on the right side*


Ingredientes para 3-4 pessoas: 
500 gramas de mexilhão congelado, com casca
6 rolinhos de massa tagliatelle
1 copo de ervilhas congeladas
1 pimento médio, cortado em tiras finas
1 dente de alho, finamente picado
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 pedaço generoso de chouriço, cortado em pequenos cubos
2 tomates médios, maduros, cortados grosseiramente em pedaços
¼ copo de vinho branco



- Cozer a massa numa panela com água abundante a ferver, temperada com sal. Quando estiver “al dente”, mas não demasiado cozida, retirá-la e escorrê-la, passando-a por água fria para que pare a sua cozedura. Reservar a massa, mas manter a sua água na panela, deitando nela as ervilhas congeladas e deixando-as repousar nesta água para que amoleçam ligeiramente.


- Levar ao lume um tacho ou frigideira ampla e alta, bem regada com um fio generoso de azeite. Quando estiver quente, adicionar os pimentos, o alho e o chouriço e saltear durante dois minutos.


- Acrescentar depois o tomate, envolvendo tudo delicadamente, e deixar cozinhar durante mais dois minutos. Ao final desse tempo, colocar os mexilhões na frigideira, temperando tudo com uma pitada de sal e pimenta e regando com o vinho branco. Deixar os mexilhões cozinharem apenas o tempo suficiente para que o álcool evapore e os mexilhões abram.


- Nessa altura, adicionar as ervilhas escorridas à frigideira, bem como a massa, envolvendo tudo bem e delicadamente (se for necessário, acrescentem algumas colheres da água da cozedura da massa para que o molho fique um pouco mais líquido e leve). Desligar e servir de imediato, polvilhando tudo com cebolinho fresco picado. 


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Porco salteado com amendoins // Pork and peanuts stir-fry


Aqui por casa adoramos comidinha de inspiração asiática! O mais que tudo, então, nunca diz que não a uma refeiçãozinha chinesa! Como tal, na despensa e no armário nunca faltam especiarias asiáticas, molhos e condimentos, noodles e outras coisas tais! Para além de gostarmos imenso, é sempre algo que nunca dispenso ter por casa porque me permite criar uma refeição bem saborosa em menos de nada, sem ter de gastar dinheiro no take-away chinês :P  
Por isso, este salteado que vos deixo hoje é uma excelente sugestão para começarmos da melhor forma mais uma semana: prático, rápido e super saboroso...o que mais poderíamos querer? :)

*For English version, please use the Translate button on the right side*



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 lombinho de porco com cerca de 400 gramas
3 colheres de sopa de hoisin sauce
1 colher de sopa rasa de mirin
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
½ colher de sopa de açúcar
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 dente de alho ralado
1 pequeno pedaço de gengibre fresco ralado
1 pimento médio, cortado em pedaços
1 cebola roxa, cortada em pedaços
1 mão cheia de amendoins
Vinho branco q.b.


- Cortar o lombinho de porco em pedaços de idêntico tamanho. Numa taça, juntar o hoisin sauce, o mirin, o molho de soja, o açúcar, o vinagre e 1 colher de sopa de azeite. Temperar com uma pequena pitada de sal e pimenta e adicionar o alho e gengibre ralados. Misturar tudo e colocar os pedaços de carne nesta taça, envolvendo bem para que fiquem totalmente cobertos com esta marinada. Reservar, deixando marinar o máximo de tempo que vos for possível (se necessitarem cozinhar de imediato, podem fazê-lo sem problema, fica saboroso na mesma).

- Levar ao lume uma wok ou frigideira bem ampla regada com um fio de azeite (ou óleo de sésamo). Quando estiver quente, verter nela os pedaços de carne, previamente escorridos da marinada (mas reservem-na!). Saltear e cozinhar a carne durante alguns minutos, até que esteja bem douradinha e caramelizada, mas ainda não cozinhada na totalidade no seu interior. Retirar para um prato e reservar.

- Levar novamente a wok ao lume e juntar-lhe agora o pimento e a cebola, salteando os vegetais durante cerca de 4 minutos, até que estejam um pouco cozinhados mas ainda bem crocantes. Salpicar com uma ou duas colheres de vinho branco e verter a marinada na frigideira, deixando que ferva e que reduza e espesse um pouco.

- Nessa altura, voltar a adicionar à carne à wok, bem como os amendoins. Envolver tudo muito bem e deixar cozinhar por mais 2 a 3 minutos. Desligar e servir o salteado de imediato, acompanhado de arroz.