quarta-feira, 19 de março de 2014

Carne de porco com manga e molho de iogurte



A simpática Vanessa, do blogue Prazeres Saudáveis, desafiou-nos a participar no seu passatempo, que lançou como forma de comemorar o 1º aniversário do seu blogue. "Receitas saudáveis" serve de mote como, aliás, não podia deixar de ser ;)
Sei que a Vanessa atualmente não come carne de porco nem de novilho.. Por aqui por casa também preferimos, sempre que possível, as carnes brancas. Mas a minha "paixão" por inventar receitas saudáveis, sempre me fez, e continua a fazer, procurar desafiar os limites e estar sempre a tentar melhorar receitas que, à partida, podem não o parecer. E, como tal, a carne de porco está sempre presente na ementa cá de casa. Não só por ser mais barata do que a carne branca (e, infelizmente, os orçamentos nem sempre chegam para somente comermos aquilo que é nutricionalmente melhor) mas também porque, sinceramente, é uma carne que eu adoro e que sei que, quando bem "tratada" e confecionada, pode ser maravilhosa, sem estar recheada de gorduras e daquelas malditas calorias...
E acho que esta receita é um exemplo disso! Fi-la para um jantar de família, para que me dissessem de sua justiça, e foi verdadeiramente aprovada :) É saborosa e liberta um aroma fantástico e apelativo :)
Há uns tempos, quando via mais um dos episódios do Masterchef Austrália, uma das concorrentes dizia algo do gènero: "Eu sou daquele tipo que abre um livro com receitas, olha para a bonita fotografia, passa uma vista de olhos rápida pelos ingredientes, fecha o livro e pensa: esta é uma ótima ideia, sou capaz de fazer isto!!". Ri-me sem parar e só dizia: "isto é tãoooo Vânia, isto sou tãooo eu!!" :) hehe  
E foi um pouco isso que aconteceu com esta receita...inspirei-me numa receita que vi numa revista do Pingo Doce, exatamente da mesma forma descrita pela concorrente do Masterchef... e pufff... aqui está ela :)



Ingredientes para 6 pessoas:
1kg de carne de porco (usei 500 gramas de naco de bifana sem gordura e 500 gramas de lombo de porco, também sem gordura)
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de sopa de alho em pó
3 colheres de sopa de caril
2 colheres de sopa de colorau
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de lemongrass em pó (erva-príncipe)
5 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
Azeite
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de vinho branco
6 tomates médios, sem sementes e cortados em cubos (tomates vermelhos mas rijos)
2 cenouras cortadas em pequenos pedaços
1 manga descascada e cortada aos cubos
1 ramo de salsa
4 colheres de sopa de polpa de tomate
Sumo de limão

- Numa taça, misturar quatro colheres de sopa rasas de sal com os cominhos, o alho em pó, o gengibre, o lemongrass, duas das colheres de caril e uma das colheres de colorau. Temperar bem a carne com esta mistura e juntar-lhe 3 das colheres de iogurte. Deixar marinar entre 30 minutos a 1 hora.
- Levar ao lume um tacho bem regado com azeite e alourar a cebola durante cerca de 2 minutos. Juntar a carne e deixar cozinhar e alourar ligeiramente, em lume médio, durante 7 a 8 minutos, mexendo frequentemente. Nessa altura, regar com o vinho a taça onde a carne esteve a marinar e diluir bem no vinho todos os restos de marinada ainda existentes na taça. Adicionar este líquido ao tacho, bem como os tomates e as cenouras. Tapar, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar durante 30/40 minutos. 
- Acrescentar depois a manga, os talos da salsa picada (picar e reservar as folhas), a polpa de tomate, o resto do iogurte e também as restantes colheres de caril e de colorau. Retificar os temperos e deixar cozinhar em lume médio por mais 10 minutos.
- Mesmo antes de servir, regar a carne com um pouco de sumo de limão e polvilhar com as folhas de salsa picadas. Servir com arroz e/ou pão achatado.

16 comentários:

  1. Eu vejo as receitas, e depois "trabalho-as" à minha maneira - não que não consiga seguir uma receita, mas sim porque adoro criar coisas à minha medida.
    Esta carne deve ter um sabor tão exótico! :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo acontece um pouco uma junção dessas duas coisas: seguir receitas não é muito para mim e criar coisas um bocadinho mais à minha medida é sempre um desafio que adoro :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  2. Querida Vânia muito obrigada pela tua óptima sugestão:)

    Não como carne de porco porque o facto de ter começado a usar muito carnes brancas comendo porco sinto muita diferença.

    Mas é uma carne que sem gorduras tal como tu fizeste é uma carne saborosa e saudável na mesma!

    Concordo plenamente:)

    Obrigada por esta tua maravilhosa receita, irei colocar já na pagina do facebook:)

    Beijinho grande e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vanessa :D
      Quando vi o teu passatempo tive a certeza de que teria de participar e fico muito contente por teres gostado da minha sugestão :)
      Tenho a certeza que esta receita também deve ficar bem deliciosa com carne branca... por isso espero que um dia a ponhas em prática porque vale mesmo a pena: o sabor é bem diferente e o prato é tão leve sem o parecer :)
      Beijinhos enormes***
      Vânia

      Eliminar
  3. De certeza que a Vanessa adorou! :)
    Ficou com um aspecto muito tentador. ehhee
    Um beijinho e obrigado pela visita!
    Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sarinha :)
      E obrigado também por retribuires a visita :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  4. P.S. Não estou a conseguir inscrever-me como seguidora! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De há uns dias para cá tenho tido esse problema quando quero inscrever-me como seguidora noutros blogues...e pelos vistos não sou a única a quem isso tem estado a acontecer :(
      O que tenho feito é copiar o link do blogue que quero seguir, abrir a minha página inicial do blogger (como se fosses escrever uma mensagem ou assim, aquela página onde te aparece a listagem dos blogues que segues, etc...) e, nessa página, há uma tecla que diz "Adicionar" blogue novo...copio para lá o link do blogue e puff... fico a segui-lo :D

      Eliminar
  5. A que horas o jantar em tua casa? :)

    Tem aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  6. Uma carne verdadeiramente saborosa! Gosto muito destes pratos assim, muito intensos em sabor mas leves :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Também eu adoro estes pratos e ando sempre a "inventar" para tentar criar refeições leves e saudáveis mas mesmo assim cheias de sabor! Esta foi totalmente aprovada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Vânia! Belo prato de carne para o desafio da Vanessa! Deve estar super saboroso e muito exótico.
    Beijo grande e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pimentinha :) Pelo elogio e pela visita, claro está :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  8. Uma carninha cheia de coisas boas!
    Perfumes e especiarias, iogurte e manga, sabores exóticos, delicioso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :) Pelo menos ficou bem ao gosto dos paladares cá de casa ;)
      Beijinhos

      Eliminar