terça-feira, 4 de março de 2014

“Bolo” de carne, queijo e ovo com molho de tomate caseiro e espinafres aromatizados



Ainda que com muito frio, o Carnaval lá acabou por sair à rua um pouco por todo o país. Eu ainda tentei ir "deitar um olho" ao cortejo carnavalesco mas o frio e a chuva que, de quando a quando, lá decidia cair não me mantiveram na rua muito mais do que meia-hora. Só imaginava a minha cozinha quentinha, com o forno e fogão ligados ;) E foi mesmo isso que fiz, vim para casa e refugiei-me na cozinha. Uma maravilha! :)
Já não devo ir a tempo de sugerir esta receita para o vosso jantar de hoje mas espero que a experimentem num outro dia qualquer. É uma receita ideal para a noite, quase livre de quaisquer hidratos de carbono (podem perfeitamente não usar o pão ralado e, assim, fica mesmo super saudável), com um sabor rico e intenso... se fosse uma sobremesa chamava-lhe decadente (é uma palavra que adoroooo para caracterizar uns belos docinhos..hehe) mas, como não é...hummm...chamo-lhe... decadente na mesma ;)



Ingredientes para duas pessoas:
2 chávenas de carne de porco picada
2 colheres de sopa cheias de pão ralado
1 cenoura pequena ralada
1 pedaço de curgete ralada
2 colheres de azeitonas pretas picadas
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de cominhos
1 colher de sopa de colorau
1 colher de chá de molho inglês
Cebolinho fresco picado
Azeite
Queijo ralado a gosto
2 ovos
1 chávena de molho de tomate caseiro (podem ver a receita aqui)
1 dente de alho bem picado
1 pacote de folhas de espinafres (cerca de 200 gramas)
Raspa de limão

- Numa tigela, juntar a carne picada, o pão ralado, a cenoura, a curgete, as azeitonas e temperar com sal, pimenta, cominhos, colorau, molho inglês e cebolinho. Com as mãos, misturar tudo muito bem e dividir a mistura em duas porções iguais. Moldar cada porção com um formato quadrado ou circular e, com as “costas” de uma colher, “cavar” uma pequena cavidade no centro de cada um dos “bolos” de carne. Levar ao frigorífico durante 30 minutos no mínimo.

- Deitar um fio de azeite numa frigideira antiaderente e colocar os bolos de carne, com a “concavidade” virada para cima, cozinhando durante cerca de 5 minutos. Depois desse tempo, colocar a carne num tabuleiro e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20/25 minutos, até que a carne esteja bem douradinha. Nesta altura, polvilhar a carne com queijo ralado e abrir um ovo em cada uma das concavidades dos “bolos” de carne, deixando no forno durante mais um minuto. Desligar e deixar o tabuleiro no forno, com a porta entreaberta.

- Entretanto, colocar o molho de tomate num tacho em lume brando e deixar levantar fervura, mexendo de vez em quando. Quando ferver, desligar. Enquanto o molho de tomate ferve, regar com um pouco mais de azeite a frigideira onde alourou a carne, juntar o alho, colocar os espinafres e polvilhar com um pouco de raspa de limão. Mexer os espinafres até que mirrem, o que demora cerca de dois minutos.

- Forrar o fundo de um prato com o molho de tomate, colocar os espinafres por cima e terminar com o “bolo” de carne com queijo e ovo. Servir com batatas fritas em rodelas e/ou uma salada.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado :) E esta é mesmo uma sugestão deliciosa... e saudável :) Não é tão bom quando podemos conjugar ambas? ;)
      Beijinhos

      Eliminar