segunda-feira, 24 de março de 2014

Salada de frango "desconstruída" com molho vinagrete



Aderi, há poucos dias, ao Google+! Confesso que pouco ou nada percebo daquilo...tenho de perder ali um bocado de tempo...
De qualquer forma, através da minha querida Pimentinha, conheci e ingressei a comunidade Comer Especial. E, este mês de março, o desafio organizado pela Comunidade Comer Especial do Google+ consiste em criar uma salada, à nossa vontade e sem ingredientes obrigatórios. Se quiserem participar ou saber mais pormenores, acedam ao regulamento aqui
E pronto, aqui está a minha participação :)
Vi o Gary, num dos programas do Masterchef, a fazer uma espécie de salada de frango desconstruída à sua moda e fiquei com aquela ideia na cabeça... e foi assim que surgiu esta! Uma "espécie de salada", morna, saciante e saborosa. A mim soube-me mesmo bem :)



Ingredientes para 2 pessoas:
2 peitos de frango
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de colorau
1 colher de café de tomilho seco
1 colher de café de orégãos secos
Sumo de 1 limão
Azeite
Vinho branco
3 ovos
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de chá rasa de mostarda Dijon
2 fatias de pão
1 pitada de alho em pó
6 raminhos de brócolos
1 mistura de folhas verdes a gosto (usei rúcula e alface roxa)
1 pedaço de queijo a gosto (usei um pouco de queijo de ovelha delicioso, vindo diretamente da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital)

- Temperar os peitos de frango com uma pitada de sal e pimenta, as colheres de café de colorau, tomilho e orégãos e o sumo de ½ limão. Deixar marinar durante meia hora.


- Entretanto preparar o molho vinagrete, colocando numa misturadora um ovo, o vinagre, a mostarda, o resto do sumo de limão, um fio de azeite e temperar com uma pitada de sal, pimenta e um pouco de tomilho. Misturar bem e retificar os temperos. Reservar.


- Regar as fatias de pão com um fio de azeite e polvilhar com uma pitada de alho em pó. Levar ao forno até estarem douradas e crocantes. Reservar.


- Levar ao lume um tacho com água e sal. Quando ferver, adicionar os brócolos e os restantes dois ovos e cozinhar durante quatro minutos. Retirar e escorrer.


- Entretanto, cozinhar os peitos de frango numa frigideira antiaderente, tendo o cuidado de ir salpicando constantemente a carne com vinho branco para que mantenha a sua suculência. Quando estiverem prontos, retirar para uma tábua e deixar repousar durante um minuto antes de fatiar. 


- Dispor num prato os brócolos, as folhas verdes, o pão torrado cortado em cubos, a carne fatiada, o ovo cortado em gomos e um pouco de queijo esfarelado. Temperar tudo com o molho vinagrete e servir de imediato.

27 comentários:

  1. Nunca me farto de saladas :)
    Mais naba do que eu, que tenho dificuldades às vezes para editar os layouts do blog (23 anos, sinto-me que nem a minha avó mas é!)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah Sei bem o que isso é ;) Aprendo rapidamente mas há sempre coisas nesta onda das novas tecnologias que me deixam a sentir como um burro a olhar para um palácio :P E só tenho 26!! ;)
      Beijinhos e boa semana Ovelha Negra ***

      Eliminar
  2. Saladas coloridas a chamar o verão! Maravilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Eva! Para mim basta que chamem a Primavera, já é uma maravilha ;)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  3. Olá Vânia, :)

    Adoro as sugestões do Gary, um Senhor tanto como ser humano como profissional, com uma postura respeitadora e extremamente simpática, também sigo o Masterchef Austrália ! :)
    Esta salada parece-me lindamente, por vezes os pratos assim "descontruidos" resultam tão bem ! Parece-me que foi o que aconteceu, pois a tua saladinha tem um aspecto delicioso ! :)
    Bela participação !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel :)
      Muito obrigado, gosto muito de te ver por aqui! Sou suspeita mas acho que esta saladinha ficou bem apetitosa e com um aroma e sabor muito primaveris ;)
      E quanto ao Masterchef Austrália, acho que não conheço ninguém que não adore ;) hehe
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar
  4. E está mesmo apetitosa essa salada :) Adorei o aspecto!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Essa salada está divina bem ao meu gosto! Os pormenores fazem toda a diferença como o alho em pó,o salpicar constantemente a carne com o vinho branco. São esses pormenores, que mostram toda a paixão por quem cozinha. Um abraço
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana, pela visita e pelo comentário tão simpático :)
      Volta sempre a este meu cantinho, és muito bem vinda :)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  6. Olá vánia
    Esta com um aspeto delicíoso a salada.
    Como eu gosto de pratos asim,leves e frescos.
    Bjins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina :)
      Também eu gosto muito destes pratos e, agora, com a chegada do solzinho e do tempinho melhor, sabem especialmente bem :)
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Obrigada Susy :)
      Ontem o jantar foi o pratinho de salmão para o teu desafio :)
      Amanhã ou depois já publico o post da minha participação!
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  8. Hum...mais uma receita a não perder de vista!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Vânia,
    Adorei esta salada e adorei o teu cantinho e levo o link, pois não quero perder-te o rasto!
    Beijinhos grandes e obrigada pelo teu carinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia :)
      Muito muito obrigado pela tua visita e por este comentário tão simpático e carinhoso :)
      Espero que voltes muitas e muitas mais vezes ;) Eu também não perco de vista o teu podes ter a certeza ;)
      Beijinhos grandes
      Vânia

      Eliminar
  10. Adorei esta salada, está com um aspeto bem suculento e delicioso!
    ♥Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João :)
      Sei que aí por casa mantém-se a dieta mas esta é permitida certo?! ;)
      Beijinhos grandes ***

      Eliminar
  11. Olá Vânia!

    Também sigo o masterchef Austrália! Não perco um episódio e adoro as dicas que dão!
    Essa salada tem um aspecto tenrador e delicioso! Perfeita para dias primaveris!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula :)
      O Masterchef Austrália é realmente viciante, acho que todas as pessoas que gostam de culinária e de cozinhar têm de ser doidas por aquele programa :)
      Obrigado pelo teu comentário tão simpático :)
      Beijinhos e uma ótima semana para ti também ***
      Vânia

      Eliminar
  12. Olá Vânia
    Ontem não tive oportunidade de passar por aqui e estava a perder esta maravilha!
    Assim eu já não tenho qualquer hipótese ;).
    Adorei esta salada. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah tonta ;) A tua é fantástica, cheira a mar e a verão ;)
      Mas, de qualquer forma, obrigado pelo elogio ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  13. ¡Muchas gracias por participar! Te quedó una receta estupenda! Te deseo mucha suerte! Ahora a animar a tus amigos y seguidores a que se pasen por tu receta de Google+ en la comunidad "Comer especial" y que te voten.
    Besos y feliz fin de semana.
    www.comerespecial.com

    ResponderEliminar