quinta-feira, 27 de março de 2014

Peitos de frango à tailandesa com arroz e salteado de brócolos e ervilhas tortas


Já vos contei quando publiquei a receita de frango com molho cremoso de lima que podem encontrar aqui, a minha paixão pelo livro "As Melhores Receitas da Tailândia". É uma cozinha que me fascina, com todos aqueles aromas e sabores, a maior parte deles bem frescos e saudáveis. Esta é mais uma das receitas inspirada em algumas dicas e sugestões que tirei desse livro. Simples e saborosa! Espero que experimentem e gostem tanto como eu :)
 


Ingredientes para duas pessoas:
2 peitos de frango com pele
3 dentes de alho
8 sementes de coentros
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel
Sal e pimenta q.b.
1 chávena bem cheia de brócolos
1 chávena de ervilhas tortas
1 chávena de arroz (o ideal será jasmin mas, como não tinha, fiz arroz agulha normal)
3 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de açúcar
Malagueta picada a gosto

- Num almofariz, formar uma pasta com dois dentes de alho, as sementes de coentros, uma colher de molho de soja, o mel e uma pitada de sal e pimenta. Barrar os peitos de frango com esta mistura e deixar marinar durante 30 minutos.


- Entretanto, escaldar os brócolos e as ervilhas tortas numa panela com água a ferver temperada com sal, durante 3 minutos. Retirar, escorrer, passar por água fria e reservar.


- Cozinhar o arroz com duas chávenas de água, um dente de alho esmagado e um fio de azeite. Quando estiver pronto, desligar o lume, tapar o tacho e reservar.


- Cozinhar o frango numa frigideira antiaderente. Quando estiver pronto, retirar e deixar repousar cerca de 3 minutos antes de fatiar. Entretanto, enquanto a carne repousa, juntar à frigideira onde se cozinharam os bifes o vinagre de arroz, o açúcar e uma colher de sopa de molho de soja. Quando ferver, acrescentar a malagueta picada, envolver bem e regar o frango já fatiado com o molho. 


- Colocar ainda ao lume a mesma frigideira e saltear ligeiramente os legumes, regando-os apenas com um fio de azeite.


- Servir a carne bem regada com o molho, acompanhada com o arroz e os legumes.

20 comentários:

  1. Gostei bastante da refeição, que apetitosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa, nós aqui por casa também gostámos muito :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei! Vou fazer no fim de semana... depois digo como ficou! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado Maria João, espero que gostes! Fico à espera do teu veredicto ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Isto é daquelas coisas que eu gosto mesmo muito!!
    Mas o esquisitinho torce sempre o nariz... homens :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso eu por acaso tenho sorte que o de aqui de casa gosta muito destes pratinhos ;)
      No que toca ao peixe, por exemplo, já me posso queixar de muita falta de sorte :( hehehe
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Peito de frango para mim é peito de frango, seja a tailandesa ou portuguesa...em casa dos meus pais era única que comia peito de frango...pois não gostavam e eu toda contente porque é a parte que adoro do frango....hummmficou mesmo com aspecto crocante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu mais que tudo pensa exatamente a mesma coisa... Se existirem uns peitinhos de frango, seja de que maneira forem, ele é feliz :) hehe E estes ficaram bem ao gosto dele ...e ao meu também ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adoro comida oriental, toda mesmo. Mas a tailandensa é mesmo qualquer coisa! Adorei!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E subscrevo tudo o que disseste :)
      (incluindo a parte do Adorei porque realmente gostei mesmo muito de comer esta refeiçãozinha :D hehehe)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Vânia
    Eu também sou perdida pela culinária asiática em geral e a tailandesa em particular.É realmente uma cozinha muito aromática e também saudável. Gostei muito desta tua receita!
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Pimentinha, e deliciosa também :) Se gostas assim tanto como eu, então ias adorar este livro :) Eu prometo que vou começar a publicar mais receitas dele ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro sabores exóticos e estas combinações são magníficas e deliciosas!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia :) Eu também adoro estas combinações de sabores, sinto-me feliz e reconfortada com este tipo de comida :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  8. Adorei a receita,é
    mesmo com a parte de frango que os rapazes gostam, alias,eles só comem peitos.
    Agora com as férias da escola , vou ter muito que cozinhar e este prato é para essa altura.Obga por contribuires para a ementa.
    Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Cristina :)
      Fico tãooooo feliz por poder contribuir para a tua ementa :D
      Depois diz-me o que acharam aí por casa :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro peitos de frango e esse ficou divino
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Adoro esta comida alternativa principalmente oriental, fiquei com esta receita debaixo de olho para fazer um dia destes :)

    Grande beijinho querida Vânia

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Vanessa ;) E se o fizeres, depois dá-me o veredicto :)
      Beijinhos grandes e uma boa semana para ti querida ***

      Eliminar