quinta-feira, 13 de março de 2014

Tartes de fruta com chocolate


Sou completamente contra mandar qualquer ingrediente para o lixo ou mesmo restos de comida. Como tal, ando sempre atenta à minha despensa e frigorífico e sempre a "magicar" novas formas e receitas para aproveitar todos os alimentos que vão passando aqui por casa, bem como as sobras de comida que se vão acumulando no frigorífico e nocongelador. 
E foi precisamente isso que aconteceu com estas tartes. Precisava de usar rapidamente uns kiwis e umas pêras antes que o lixo fosse o seu destino (e já não faltava mesmo muito para isso acontecer). Mas não queria ter de ir ao supermercado comprar nada... Por isso, olha para um lado, olha para o outro, abre umas portas, verifica umas gavetas...et voilá... acabaram por "sair do forno" estas tartes de fruta que não só permitiram usar a fruta que se estava a estragar, como também um pacote de pudim completamente perdido na despensa e a aproximar-se do fim de prazo de validade, e ainda usar esta base de tartes rápida e da qual gosto muito, que está há muito tempo anotada no meu caderninho de receitas e que sei que retirei de algum blogue ou livro (porque não é uma receita minha nem de família) mas não me lembro de qual, desculpem...

Ingredientes para a massa (para cerca de 1 tarte grande e 8 pequenas):

100 gramas de açúcar em pó

300 gramas de farinha

125 gramas de manteiga à temperatura ambiente

2 gemas de ovo

1 colher de sopa de leite

Ingredientes para o recheio:

Kiwis e peras (ou outra fruta a vosso gosto)

1 pacote de pudim de chocolate instantâneo

250 ml de leite

1 ovo

2 gemas

40 gramas de farinha

75 gramas de açúcar

1 colher de café de aroma de baunilha



- Numa taça, juntar o açúcar em pó, a manteiga e as gemas, batendo até obter uma mistura lisa, sem grumos. Aos poucos, ir acrescentando a farinha, batendo sempre. Juntar depois uma colher de sopa de leite (se a mistura estiver demasiado espessa, podem ter de juntar mais um pouco de leite mas, em princípio, não será necessário). Colocar esta mistura numa bancada enfarinhada e amassar um pouco até que esteja bem compacta e maleável. Untar uma tarteira e/ou forminhas de queques com um pouco de manteiga e polvilhar ligeiramente com farinha, forrando depois com a massa. Tapar as bases de tarte com papel vegetal, cobrir com grãos secos e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as bases estarem bem douradinhas. Retirar e deixar arrefecer completamente antes de rechear.


- Quando as bases estiverem prontas a ser recheadas, preparar o pudim instantâneo de acordo com as instruções da embalagem. Distribuir pelas tartes e deixar solidificar e arrefecer totalmente.


- Nesta altura, prepara-se o creme de pasteleiro. Para isso é necessário ferver 200 ml de leite. À parte, misturar o ovo, as gemas, o restante leite, a farinha e o açúcar. Juntar esta mistura ao leite quente e deixar em lume brando, sem nunca parar de mexer, até obter um creme espesso. Retirar do lume e deixar arrefecer, tendo o cuidado de ir mexendo frequentemente. Distribuir o creme nas tartes e terminar com os pedaços de kiwi e pera ou outras frutas do vosso agrado.



13 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Luísa :) Nunca gostei muito de fazer doces e nunca tive muito jeito mas, aos poucos e poucos, estou a fazer cada vez mais receitas bem "gulosas" ;)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar
  2. Mas não me aparece mais opcções...dá a mesma mensagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando carregas em seguir o blogue abre-te uma janela onde aperece essa mensagem certo? Nessa mesma janela não te aparece um botão que diz "Seguir" e outro que diz "mais opções" ??
      A mim aparece-me sempre...

      Eliminar
  3. Olá boa tarde :)

    Belíssima forma de aproveitar as frutas que "gritam" para serem utilizadas, as tartes ficaram com um aspecto delicioso e lindas ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Muito, muito obrigado :)
      Não conhecia o seu cantinho mas já me tornei seguidora... Que maravilhas com um aspeto delicioso que tem por lá, parabéns :)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar
  4. Ficaram tão bonitas! Esse contraste de cores ficou mesmo bem e as texturas na boca devem ser maravilhosas! Rica ideia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Na boca é uma verdadeira delícia, o contraste das texturas crocantes e cremosos com o toque ácido e doce da fruta :)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar
  5. Respostas
    1. É muito boa e, melhor que tudo, super rápida :)
      Beijinhos

      Vânia

      Eliminar
  6. Tarte deliciosa:)

    Cores lindas chegamos à primavera:)

    Aproveito para te convidar no meu passatempo que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado :)
      Já tinha visto no teu blogue esse passatempo e adorei a ideia ;)
      Vou concorrer de certeza :)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar
    2. Fico muito feliz querida beijinho muito grande:)

      Eliminar