terça-feira, 11 de março de 2014

Creme de camarão com peixe e delícias do mar


Como vos disse, tenho estado doente. E se há coisa que odeio é não sentir o cheiro e o sabor das coisas... :(  Mas, entre muitos lenços de papel e comprimidos, e uma tarde no sofá, ainda consegui ir para a cozinha rapidamente, fazer este belo creme de camarão que, apesar do calor e do dia lindo que se fez sentir, me aconchegou o estômago e a alma...e me curou um bocadinho, tenho a certeza ;)



Ingredientes para 4 pessoas:

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho cortados aos pedaços

4 tomates pelados inteiros e um pouco do molho da lata

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de colorau

Piripiri a gosto

Azeite

2 colheres de sopa cheias de farinha

1 copo de vinho branco

Cerca de 300gramas de cascas de camarão

1 lombo de pescada cortado em cubos 
1 filete de peixe-gato cortado em cubos

6 delícias do mar cortadas em pedaços



- Refogar a cebola e os alhos num tacho bem regado com azeite. Juntar os tomates pelados, desfazendo-os grosseiramente com a colher de pau, bem como um pouco do molho da lata dos tomates, sal, pimenta, colorau e uma pitada de piripiri (se gostarem de picante, podem ainda acrescentar um pouco de malagueta fresca picada). Colocar em lume brando e deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos.


- Entretanto, colocar a farinha numa frigideira e deixar torrar cerca de 3 a 4 minutos, até que a farinha perca a sua cor branca e ganhe uma tonalidade acastanhada (vai parecer areia molhada). Nessa altura, colocar a farinha numa taça, juntar um pouco do vinho e misturar bem, para que a farinha se dissolva. Adicionar esta misturada ao refogado na panela, assim como as cascas de camarão, o resto do vinho e cerca de 800 ml de água. Cozinhar, em lume médio, durante 15 a 20 minutos.


- Ao fim desse tempo, tirar a sopa do lume e triturá-la com a varinha mágica. Passar esta mistura por um coador (pressionando bem com a colher de pau para que se libertem todos os sucos) e levar novamente a sopa ao lume, noutro tacho. Nessa altura, retificar os temperos (e, se acharem que está muito forte ou gostarem do creme ligeiramente mais aguado, podem acrscentar mais um pouco de água), adicionar o peixe e as delícias do mar, deixar ferver e cozinhar mais 5 minutos.


- Servir o creme polvilhado com salsa picada e cubos de pão torrado.

6 comentários:

  1. Que bom ficou. Gosto tanto.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rosário :) Fica mesmo bom e é super fácil :)
      E assim é também uma ótima forma de aproveitarmos mesmo tudo do camarão quando o compramos não é? Nada se desperdiça, tudo se aproveita ;)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar
  2. Venho agradecer a visita e o comentário no meu blog e desejar-te as maiores felicidades!
    Já te estou a seguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa :) Espero que gostes tanto de seguir este cantinho como eu gosto de seguir todas as tuas novidades... e que voltes sempre e sempre ;)
      Beijinhos

      Vânia

      Eliminar
  3. As melhoras!
    O teu creme ficou excelente, com uma cor fantástica :)

    Queria pedir-te o favor de retirares a verificação de palavras, é tão chato ter que escrever as letrinhas para te deixar comentários....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa :)
      E obrigado por me chamares a atenção para essa questão da verificação de palavras, não sabia que tinha isso ativado :( Não gosto mesmo nadaaaa, vou já tratar de retirar isso :)

      Eliminar