quarta-feira, 12 de março de 2014

Coxas de frango com molho cremoso de lima acompanhadas de noodles e ervilhas-tortas


Adoro explorar as diferentes cozinhas do mundo e cativa-me particularmente a possibilidade de poder misturar ingredientes tipicamente portugueses com sabores bem característicos de outras cozinhas. 
No Natal, há dois anos, recebi o livro "As Melhores Receitas da Tailândia". Tornei-me super fã e posso dizer que é um dos meus livros favoritos. Contém receitas fantásticas e com aquelas combinações de sabores que eu simplesmente adoro. Tem um único problema. Ou melhor, não o livro, mas sim a bela cidade onde vivo: não se chama Lisboa nem Porto e, como tal, não consigo encontrar em lado nenhum muitos destes ingredientes. Mas o livro também tem uma particularidade muito interessante e diferente porque indica quais os ingredientes ocidentais que podemos utilizar para substituir, o mais aproximadamente possível, o sabor de determinados produtos tailandeses. E é assim, entre muitas substituições, adaptações e imaginação que eu lá vou concretizando várias das receitas deste belo livro, sempre com o meu toque pessoal e adaptadas ao meu paladar...e, claro, à minha despensa :)



Ingredientes para duas pessoas:
2 coxas de frango inteiras
Sal e pimenta q.b.
Piripiri a gosto
Cerca de 175 gramas de noodles chineses (massa de ovo)
10 ervilhas-tortas
Azeite
100 ml de creme culinário de soja
125 gramas de iogurte grego
1 cebola picada
1 pedaço de pimento vermelho cortado aos cubinhos
1 colher de chá de açúcar
Sumo e raspa de 1 lima
1 chávena de mistura de alfaces (usei alface verde e roxa)

- Temperar as coxas de frango com sal, pimenta e uma pitada de piripiri.

- Colocar os noodles numa taça e cobrir com água a ferver (verificar o tempo de cozedura nas instruções da embalagem). Levar também ao lume um tacho com água e sal. Quando ferver, colocar as ervilhas-tortas, deixar cozinhar durante 2 minutos e escorrer. Passar as ervilhas por água fria ou colocá-las numa taça com cubos de gelo. Reservar.

- Levar ao lume um tacho forrado com um fio de azeite e alourar o frango durante cerca de 8 minutos, virando algumas vezes para que fique dourado de forma uniforme. Retirar e reservar.

- No mesmo tacho, colocar o creme culinário e o iogurte e deixar levantar fervura, mexendo constantemente. Quando ferver, juntar a cebola, o pimento, o açúcar, o sumo de lima e o frango. Tapar a panela e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 15 minutos. Nessa altura, adicionar a raspa de lima e deixar cozinhar durante mais 5 minutos com a panela destapada. Retirar o frango e desligar o lume.

- Juntar ao molho do tacho os noodles, a alface e as ervilhas tortas, mexer bem e servir de imediato com o frango.




8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Luísa :) E deliciosa acredita, cá em casa gostámos muito e sabe sempre bem variar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto tanto deste tipo de refeições! :)
    Era bom que todos os livros trouxessem essa parte da adaptação, quando ainda não conhecemos os sabores, torna-se mesmo útil! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu adoro estas refeições. Gosto muito da nossa culinária mas sou totalmente fascinada por experimentar novos sabores... e os da Tailândia são frescos e diferentes, bem ao meu gosto :)
      E sim, tens toda a razão...este livro é mesmo fantástico, não só pelas ótimas receitas mas porque vem acompanhado dessas dicas deliciosas :)
      Prometo que vou começar a colocar aqui mais umas receitas retiradas do livro e umas dicas preciosas que ele traz ;)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar
  3. Um sugestão que me deixou curiosa por provar:)

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.htmlno

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente :) Espero que prove e me diga o que acha ;)
      Já estou a seguir o seu blogue! E já vi o seu passatempo de receitas saudáveis super desafiador, adorei :) Vou participar certamente :)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar