sexta-feira, 15 de maio de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta #3"... Especiarias e uma receita de Peitos de Frango com Iogurte e Mistura de Especiarias


Novo mês, nova edição do projeto "Na Minha Cozinha Nunca Falta". Uma iniciativa que nasceu há 3 meses, unindo a minha cozinha à da querida Ana do blog Recanto com Tempero, e da qual muito temos desfrutado! Espero que vocês, aí por esse lado, também estejam a gostar desta nossa ideia de, todos os meses, partilharmos um "must-have" que nunca falta pelas nossas cozinhas e, obviamente, vos darmos a conhecer as nossas sugestões de receitas a ele associadas!
Já aqui explorámos o Peixe e Marisco congelados e os Frascos de Vidro...no mês passado, os Limões foram os reis desta festa porque nunca, mas nunca, faltam na minha cozinha e na da Ana...e este mês, decidimos trazer-vos...Especiarias!!! :)



O meu armário das especiarias é um dos "altares sagrados" da minha cozinha :D hehe
Não sei viver sem especiarias e não sei, pura e simplesmente, cozinhar sem elas. Acho que, neste momento, devo ter aqui por casa entre 20 a 30 variedades diferentes de especarias e, todos os meses, adiciono algo novo à minha "coleção". Adoro experimentar novos sabores e combinar diferentes especarias num só prato! Adoro tostá-las e sentir o cheirinho que deixam pela casa! Adoro misturá-las, simplesmente a olho, e ver o que dali sairá :)  
Por isso mesmo, para hoje, decidi não me limitar a escolher só uma especiaria para vos trazer. Optei sim por fazer uma receita utilizando uma mistura de várias e diferentes especiarias porque, verdade seja dita, é assim que é a minha cozinha :)  



Uma receita super simples de peitos de frango marinados em iogurte, muito sumo de limão e uma mistura de especiarias quentes e aconchegantes para contrastarem com os legumes e o sabor refrescante do molho de iogurte! Super simples, super prático e super saboroso :)
Não se esqueçam que a sobremesa está lá pelo blog da Ana, por isso vão já para lá de seguida para se deliciarem com a sua receitinha super aromática...e docinha :D



Ingredientes para 4 pessoas: 
4 peitos de frango
4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego magro, natural
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 pequena pitada de lemongrass em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de café de gengibre fresco em pasta ou ralado (podem substituir por uma pitada de gengibre em pó)
1 colher de chá rasa de açafrão das índias
1 colher de chá rasa de caril
Sumo e raspa de 1 limão + uma metade de um limão
1 molho de espargos verdes frescos


- Numa taça grande, colocar o iogurte, todas as especiarias, o sumo e a raspa de limão e regar tudo com um fio generoso de azeite (se necessário, para ficar um pouco menos espessa, salpicar a mistura com umas gotas de água). Misturar bem e mergulhar os peitos de frango neste preparado, envolvendo-os muito bem e garantindo que toda a carne fica bem coberta nesta marinada. Tapar a taça com película aderente e levar ao frigorífico a marinar (durante pelo menos uma hora).

- Levar ao lume um grelhador. Quando estiver bem quente, escorrer o melhor possível os peitos de frango da marinada e grelhá-los, cerca de 4 a 5 minutos de cada lado, para que a carne comece a cozinhar e fique com uma camada exterior douradinha (podem fazer isto também numa frigideira ampla, antiaderente, que depois podem levar diretamente ao forno). Transferir a carne para um tabuleiro, juntando-lhe uma metade de limão, e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 10 minutos. 

- Ao final deste tempo, virar os peitos de frango e adicionar ao tabuleiro os espargos, levando a assar por mais 10 minutos, ou até a carne estar bem cozinhada no interior (mas tenham atenção para que não a deixarem secar em demasia).

- Retirar o tabuleiro do forno e regar tudo generosamente com o sumo da metade do limão assado e com os sucos que se formaram no tabuleiro.

- Servir os peitos de frango e os espargos de imediato, acompanhados de uma simples salada de folhas verdes, e regados com um molho de iogurte, azeite e limão. 


12 comentários:

  1. Com essa combinação o frango deve ter ficado divino.
    Gostei muito
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Uma marinada de iogurte com uma mistura de boas especiarias é sempre uma vencedora ;) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro a forma apaixonada como falas de comida, é contagiante! :)
    Na minha cozinha também nunca faltam especiarias mas confesso que ao pé de ti, e da quantidade de especiarias que dizes ter, sou uma principiante :D
    A sugestão que aqui apresentas é deliciosa!
    Beijinhos e bom fds.
    Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh Obrigada Ana Filipa!! :D
      É tão bom saber que consigo transparecer a minha paixão pela comida apenas com simples palavras escritas ;) E enche-me o coração se conseguir contagiar alguém :D
      Beijinhos grandes e um excelente fim de semana *

      Eliminar
  3. Vânia, tem um aspeto maravilhoso!!! Imagino o aroma e o sabor... huuummmm :)
    Excelente sugestão!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana!! :D
      Para terminar da melhor forma, só mesmo as tuas bolachinhas fantásticas ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  4. Sem dúvida algo que também não pode faltar na minha cozinha e dispensa para se acabar ter sempre um pacotinho ou dois de reserva.
    Esses peitos de frango ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/19-edicao-bundtmania-neapolitan-bundt.html

    ResponderEliminar
  5. Especiarias são muito boas, mas eu ainda precisava de umas lições, há algumas que não uso. As minhas preferidas são... (É difícil :P) Talvez paprika, pimentão doce e salsa. Óregãos também. É muito simples, mas pronto :P
    Esse prato está tão apetitoso! Só não tenho inveja dos teus espargos porque comprei 7 molhos :D Não fiques a pensar que gastei 35 euros em espargos, não sou maluca, estavam em promoção :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mais simples são maravilhosas Avelã :) Aqui por casa, essas também nunca faltam de forma alguma!! Acho sinceramente que, no que toca a especiarias, o melhor mesmo é ir fazendo experiências...eu, pelo menos, não vou lá com "lições" :P hehe
      E quanto aos espargos, isso agora é que vai ser comer até rebentar :D ahahahah

      Eliminar
  6. Há alguma coisa que podemos usar para substituir o lemongrass?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra!
      Nesta receita em particular, eu usei só mesmo uma pequenina pitada de lemongrass em pó, por isso, sinceramente, se omitir a utilização desta especiaria, não vai fazer grande diferença no sabor final acredite :)
      Noutro tipo de receitas, como caril por exemplo, utilizo sempre uma mistura de especiarias, entre as quais o lemongrass (quer seja fresco quer em pó)... Nesses caso, por exemplo, se o substituir por um bocadinho de raspa de limão resulta bem também! O sabor não é o mesmo, é certo, mas aquele toque mais fresco e cítrico vai lá estar :)
      Beijinhos

      Eliminar