quinta-feira, 29 de maio de 2014

"Há vida para além da massa de atum #8" - Tarte de maçã, canela e gengibre


Mais uma quinta-feira e mais um dia do projeto "Há vida para além da massa de atum". Um projeto que, como já sabem, une a minha cozinha com a da Ovelha Negra (não se esqueçam de passar por lá para babarem com a fantástica sugestão que ela vos deixa hoje também)! Uma aventura que, graças a todos vocês, tem sido um verdadeiro sucesso e nos tem enchido de alegria e de prazer :)  E ainda mais felizes ficaremos se não se esquecerem de participar no nosso 2º Desafio...ainda têm tempo, até dia 5 de junho, de irem para a cozinha confecionar uma sugestão deliciosa para os nossos estudantes, sem tempo e com pouco dinheiro, mas sempre famintos ;) hehe  (podem conhecer o tema deste mês e todas as regras de participação aqui).
E hoje, para ser um bocadinho diferente (já conhecem a minha predileção por confecionar pratos salgados), trago-vos uma sugestão docinha :)
Na minha cozinha, ela surgiu da necessidade de utilizar umas maçãs que já estavam mesmo, mesmo com um aspeto bem "murchinho". Para além disso, precisava de um doce bem rápido e tinha mesmo pouco tempo! Quando o estava a confecionar, lembrei-me de imediato que esta sobremesa teria de vir para este projeto porque cumpre todos os objetivos desta nossa iniciativa :) Sabem aqueles dias em que vamos ter visitas e sabemos disso mesmo em cima da hora ou em que simplesmente nos apetece algo docinho mas temos falta de paciência e/ou de tempo?! Esta receita é definitivamente para estes dias :)  Bem simples, prática, rápida e económica, com um aspeto bem "tosco" mas com um sabor fantástico...ninguém dirá que foi feita mesmo em cima da hora ;)



Ingredientes:
6 a 8 maçãs
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de sopa de canela moída
Para a massa:
250 gramas de farinha
175 gramas de manteiga

Água q.b.

- Numa taça grande, juntar a farinha e a manteiga partida em pedaços. Com as mãos, misturar e desfazer estes dois ingredientes. Depois, aos poucos e poucos, acrescentar água à taça, até que a massa forme uma bola e adquira uma consistência maleável (se, por acaso, juntarem um pouco de água a mais, basta acrescentarem mais farinha até atingir a consistência pretendida). Com a ajuda do rolo, esticar a massa numa superfície enfarinhada e colocá-la numa tarteira previamente forrada com papel vegetal e um pouco de manteiga. Picar o fundo da massa com um garfo e reservar.


- Para o recheio basta descascar as maçãs, retirar o caroço e cortá-las às fatias ou aos cubos. Colocar metade das maçãs numa taça (regando-as com um pouco de sumo de limão para que não oxidem) e polvilhá-las com 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de canela, misturando bem. Reservar.

- Levar ao lume um pequeno tacho com o resto das maçãs, 1 colher de sopa de canela, o gengibre, 2 colheres de sopa de açúcar e cerca de 3 colheres de sopa de água. Deixar levantar fervura e cozinhar um pouco, apenas alguns minutos, o suficiente para que consigam facilmente desfazer as maçãs com um garfo ou com a ajuda da varinha mágica. Transformar esta mistura em puré.

- Rechear a massa com o puré de maçã e cobri-la com a restante maçã em pedaços. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar bem cozida e a maçã bem dourada.

- Servir a tarte ainda morna com uma bola de gelado. 

28 comentários:

  1. hum verdadeiramente deliciosa e a massa é que é super fácil, que boa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :) E sim, a massa é mesmo muito fácil, para aqueles dias em que é preciso ter algo dentro do forno em poucos minutos ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Deve de estar super saborosa... e tao facil de fazer... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :) É mesmo fácil de fazer acredita ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Gosto bastante deste tipo de tartes, tão boas e fáceis de fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Luísa, eu também gosto imenso! E se levarem maçã então, são a minha perdição ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Olha um docinho :) Fiquei mesmo contente quando vi que fizeste um doce, tu que és a mulher dos salgados ahah
    Para a próxima fazes crumble, que salva vidas com pouco tempo e maçãs mais velhotas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe E vais ver por aqui muitos mais nos próximos tempos, estou cheia de coisinhas novas para cozinhar! Esta mulher dos salgados está a converter-se...anda viciada em fazer bolinhos e docinhos (mas em comê-los ainda nem por isso, não sou mesmo muito gulosa, basta-me uma fatia e pronto, estou saciada e com os níveis de glicémia corretos ;) hehe)... Mas hei-de experimentar fazer um crumble sim senhor, já ando há imenso tempo para fazer isso, que é tão fácil e saboroso!

      Eliminar
  5. Essas maçãs passaram de murchinhas a uma verdadeira maravilha!
    A tarte está com óptimo aspecto! :)
    Gosto tanto de um pequeno miminho no fim das refeições! Levo uma fatia para o café.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana :) E não leves só uma, leva logo duas fatias...uma para o café e outra para um chazinho ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Olá,
    as maças fazem sempre umas sobremesas deliciosas e esta não é exceção :)
    Obrigada pelo convite, não conhecia o projeto.
    Vou tentar participar mesmo na reta final :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel :)
      Concordo plenamente contigo, para mim uma sobremesa com maçã faz sempre as minhas delícias :)
      Fico a aguardar a tua participação, espero que consigas porque adorava poder contar contigo :D
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  7. Pois tem um aspecto divino mesmo querida e não parece nada que foi feita a correr como dizes!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não parece, então ainda melhor querida Lia ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Hummm... a tarte em si já é boa e tu ainda metes essa bola de gelado... assim fica mesmo irresistível!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim tarte de maçã pede mesmoooo uma bola de gelado Pimentinha...elas podiam andar sem ser de mãos dadas, mas não seria definitivamente a mesma coisa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Eu adoro tarte de maçã e esta está mesmo com aspeto delicioso. Nunca juntei gengibre à tarte de maçã,mas agora ando a colocar este ingrediente em tudo,eheh . A minha filha até já reclama,mas eu gosto imenso do sabor e por isso, vou tomar nota da tua bela receitinha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia :) Também gosto imenso de gengibre e dá um aroma diferente a esta tarte, cortando um pouco a doçura da canela, gostei imenso! se experimentares depois conta-me tudo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Gosto, gosto e gosto!! Tudo o que envolva maçã e canela eu digo logo que sim :)
    Dispenso o gelado e tenho direito a mais uma fatia, pode ser?! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que pode ser minha querida, quantas quiseres ;) hehe Como é tão rápida e fácil, até faço uma tarte destas só para ti ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Que belo petisco de deixar água na boca. Gostei :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Uma tarte de mação como eu gosto, recheada de especiarias :)

    ResponderEliminar
  13. Olá! Tem mesmo bom aspeto e parece muito simples de fazer :) Além de que sobremesas com maçã e canela são sempre uma delícia ;)
    Essa colher na última fotografia é da smooy, frozen yogurt? Agora já não interessa se é ou não, porque queeero :P Só no sítio a que vou de férias é que tem disso, é delicioso! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Avelã, comigo passa-se exatamente o mesmo: sobremesas com maçã e canela são sempre bem-vindas ;) hehe E quando são assim super práticas e rápidas melhor ainda ;)
      E não, esta última fotografia é deste simples e delicioso gelado cuja receita podes ver aqui ;) : http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.co.uk/2014/02/gelado-de-baunilha-com-frutos-secos.html

      Eliminar
    2. Olá outra vez!
      O gelado parece mesmo bom, realmente, mas eu estava mesmo a falar da colher :P Cor-de-rosa :)

      Eliminar
    3. Ahahahah :D Opahhh desculpa lá, foi mesmo distração total, não li a palavra colher, só frozen yogurt :P hehehe Mas não, a colher não é daí...foi um conjunto de colheres rosa que comprei ainda aí em Portugal, penso que no Espaço Casa ;) Sabes que na minha cozinha, tudo o que é cor de rosa tem lugar ;) hehe

      Eliminar