terça-feira, 3 de junho de 2014

Tiras de porco com salada fresca de tomate e vinagre balsâmico


Como vocês sabem, fiz aninhos há uma semana, no dia 28 de Maio! Foi um aniversário diferente porque foi a primeira vez que o celebrei longe da minha família e amigos! Mas não posso dizer que foi um aniversário triste, nem nada que se pareça, muito pelo contrário! Recebi imensas mensagens e telefonemas da minha família e amigos em Portugal e fui imensamente mimada pela minha cara-metade (ainda mais claro ;) hehe)! Comprei coisinhas novas para a minha cozinha, fiz pela primeira vez um bolinho em Londres, tive direito a muitos beijinhos e miminhos e ainda a uma ótima garrafa de vinho ;) hehe  Já para não falar, claro está, da minha fantástica prenda: a minha máquina fotográfica que tem sido utilizada até não poder mais!! ;)
Como fiz anos a um dia da semana, e o meu namorado só saiu do trabalho ao final do dia, foi apenas com ele que estive e celebrámos esta data ao jantar :)  Como tinha passado toda a tarde na cozinha a fazer o bolinho que já vos mostrei aqui e como queria estar mais relaxada e descansada ao final do dia e à noite, optei por um jantar bem simples e bem ao meu gosto, claro está :) Estas tiras de porco ficaram simples e fantásticas e proporcionaram-nos uma refeição bem leve e refrescante, com um toque bem primaveril e descontraído! :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
3 bifes do lombo de porco
Sal, pimenta e colorau q.b.
Pão a gosto
Azeite q.b.
Orégãos secos q.b.
2-3 tomates médios cortados em pequenos cubos
1 spring onion cortada em rodelas finas
1 cebola branca ou roxa bem picada
2 pepinos em conserva picados finamente
1 mão bem cheia de ervas aromáticas frescas bem picadas (usei cebolinho, manjericão e salsa)
Vinagre balsâmico a gosto

- Temperar com os bifes com um pitada de sal, pimenta, colorau e um pouco de sumo de limão. Reservar.

- Cortar o pão em fatias, colocá-lo num tabuleiro, regá-lo com um fio de azeite e polvilhá-lo com orégãos. Levar ao forno durante uns minutos, apenas para que fique quente e ligeiramente crocante. Quando estiver pronto, retirar e esfregar em cada fatia de pão um dente de alho inteiro e sem casca.

- Numa saladeira, juntar os tomates, a spring onion, a cebola, os pepinos em conserva e as ervas aromáticas bem picadas.

- Levar ao lume um grelhador ou uma frigideira antiaderente regada apenas com um pequeno fio de azeite e cozinhar os bifes. Quando estiverem prontos, retirar para uma tábua ou prato e fatiá-los.

- Juntar a carne à saladeira, regar tudo com um fio generoso de azeite e com vinagre balsâmico. Servir a salada de carne e tomate com um ovo escalfado no topo e as fatias de pão torrado. 


Mas, uma vez que o meu dia de anos calhou a uma quarta-feira, o fim de semana continuou a ser de festejos!! :)  E, sem eu esperar, surpresas e surpresas e muitos bons momentos! Que ótimo fim de semana! :)  No sábado fomos passear e o meu namorado e uns amigos nossos levaram-me, sem eu saber, ao Recipease do Jamie Oliver!!! É basicamente um local onde, no mesmo espaço, funciona uma loja com livros e vários produtos da marca do Jamie Oliver, uma pastelaria, um café e um restaurante e ainda são lecionados vários workshops (ainda não foi desta que fiz um mas já ficou prometido que, muito em breve, vou lá meter "as mãos na massa" ;) hehe)! Tive ainda o prazer de conhecer um português que lá trabalha, este fantástico "pastry chef" que podem ver comigo na foto em baixo e que se prepara para conquistar Londres em restaurantes Michelin acreditem :)  Mais uma vez, obrigada por toda a simpatia e carinho com que fui tratada e pela visita guiada :)








O resto do sábado foi passado a passear pelas ruas fantásticas de Nothing Hill, completamente cheias de pessoas e de mercados de rua. Fantástico mesmo! :)  E, no domingo, o dia foi passado em casa destes nossos queridos amigos, com uma boa mesa de comida e um bom vinho, com muita conversa, sorrisos e gargalhadas!! :)  Obrigada por transformarem este meu aniversário não apenas num, mas em vários dias muito felizes!! :)  E obrigada pelas fantásticas prendas...porque sim, ainda tive direito a uma prendinha (um fantástico avental vindo diretamente do Recipease do Jamie Oliver) mas, para que o britânico Gordon Ramsay não fique chateado comigo (que eu também gosto imenso de si chef, não se preocupe), tive também direito a um fantástico kit do Hell's Kitchen !!! :) 


24 comentários:

  1. Que dia bem passado :-)
    Muitos parabéns!

    A receita do frango ficou mesmo ao meu gosto!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Raquel :) Foi um fim de semana mesmo muito bem passado ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Isso é que foi festejar em grande! O jantar tem óptimo aspecto e esse teu passeio... até se me faltam as palavras! Está uma gaja aqui sem poder ver nada dessas coisas... Muitos Parabéns minha querida!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehe Tens de vir cá passar umas férias Pimentinha :) Para já ainda não tenho espaço suficiente para te oferecer abrigo mas disponibilizo-me totalmente a fazer de tua guia turística e a levar-te a sítios fabulosos como estes ;) hehe
      Obrigada mais uma vez minha querida :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Vou só dizer que senti uma pontada (ligeira ou não) de inveja. aiii o que eu não dava para ir desaustinar-me para Londres :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda timboraaaaa ;) hehe
      Depois levo-te a estes sítios todos e mais alguns ;)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Mesmo Marisa, foi um fim de semana fantástico, recheado de bons momentos e ótimas surpresas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Que belo dia. E as tiras de porco também tem bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  6. Uma surpresa dessas vale a pena! :)
    Que maravilha de fotografias, então a dos doces e pães...nhami!
    Belos presentes também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh...muito obrigada Marlene :) Foi, sem dúvida, um dia fantástico e tive umas prendinhas maravilhosas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Parabéns pelas surpresas,....
    Foste muito mimada, já estou a ver,...
    Beijinhos,
    Espero por ti no meu passatempo:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mary :) Foi muito mimada sim, é bem verdade ;)
      Beijinhos e vou já ver esse passatempo :) *

      Eliminar
  8. Que belo petisquinho!! Adorei o pormenor do ovo... eu acho sempre que os ovos ficam bem com toda a comida, já estou a imaginar a gema a escorrer... tão bom!! :)

    Ainda bem que tiveste tudo a que tinhas direito e festejar mais que um dia não é para todos! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então olha és tal e qual como eu Ana ;) Dêem-me ovos, com uma gema bem deliciosa e a escorrer, e já estou feliz e saciada ;) hehe
      E sim é bem verdade, tive muita sorte e uns ótimos dias, cheios de prendinhas e bons momentos e também muitas surpresas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Que bela refeição e que dia tão bem passado. Belas prendas e de tão afamados chefs!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Mais prendinhas lindas:)
    Essa sugestão tem muito bom aspecto e nada complicada, que delicia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :) É mesmo rápida e sabe tãoooo bem! Cá por casa doramos petisquinhos assim, especialmente quando começam a chegar os dias mais quentes ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Tu recebes prendas relacionadas com a cozinha haha... eu também ao ritmo que isto vai vou acabar com uma coleção de aventais haha (que ainda por cima não uso, não sei porquê, não tenho o hábito...).
    Esse aniversário foi em grande :) Espero que te tenhas divertido mesmo :) Aliás, só podes! Parece ter sido um programa mesmo giro :)
    Essa salada parece mesmo boa :) Está a chegar o tempo delas (ou não, que isto anda tudo tolo... é como se diz por aí, "desde que os gajos foram à lua..." ainda por cima os americanos vão lá, espetam a bandeirola e nós é que sofremos! A guerra era fria, agora nem é fria nem quente, depende dos dias :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre, sempre, sempre prendas de cozinha Avelã...aliás, eu quase imploro para que assim seja ;) hehe No Natal passado, para tu veres, o meu querido namorado perguntou-me o que que queria que ele me desse e sabes o que escolhi?! Um grelhador!!! (mas não foi um qualquer, foi um fantástico grelhador que, entretanto, teve de ficar em Portugal :( ...
      Mas sim, este aniversário foi realmente diferente e cheio de bons momentos e ótimas surpresas :)
      E quanto à salada, acredita que sabe sempre bem :) E essa tua teoria da lua e da guerra fria deu cabo de mim ;) ahahahah
      Beijinhos *

      Eliminar