domingo, 8 de junho de 2014

Cupcakes de baunilha, kiwi e gengibre


A minha querida amiga Elisabete do blog Entre Tralhas e Panelas, em parceria com a fantástica gama de produtos Meia Dúzia, está a promover um passatempo intitulado Gourmet com Sabor para Meia Dúzia, cujas regras de participação podem conhecer ao pormenor aqui. Eu decidi participar com uns cupcakes super rápidos e fáceis, muito muito simples de fazer, e que fazem furor em qualquer parte do mundo ;) hehe  Chamei-lhes carinhosamente os "cupcakes de batota" porque foram feitos com a ajuda de dois grandes "atalhos": um preparado de bolo e a compota Meia Dúzia! O sabor esse...uma verdadeira tentação :) Estes foram levados para casa duns amigos nossos, num fim de semana de convívio, e não me lembro de ver algo desaparecer tão rápido ;) hehe  Para aqueles que, como eu, são apreciadores destas combinações de sabores, têm de experimentar estes pequenos pecados que valem mesmo a pena!! :)



Ingredientes para 12 cupcakes: 
1 embalagem de preparado de bolo de baunilha (não sou fã de usar estes preparados para bolos mas tinha aqui em casa umas embalagens destas que tinha trazido do supermercado para experimentar e resolvi fazê-lo desta vez, até porque precisava que os cupcakes tivessem prontos rapidamente. Podem usar qualquer bolo da vossa preferência, desde que seja bem simples, como um bolo de iogurte, e darem-lhe um toque de aroma ou extrato de baunilha)
150 ml de natas
Açúcar em pó q.b.
2 colheres de sopa de doce extra de Kiwi com Baunilha – Meia-dúzia
2 bolachas de gengibre desfeitas + outras 2 bolachas grosseiramente picadas para a decoração

- Preparar o bolo consoante as instruções da embalagem e dividir o preparado por 12 forminhas de cupcakes. Levar ao forno até os bolinhos estarem bem cozidos, retirar e deixar arrefecer completamente.


 Entretanto, preparar a cobertura. Para isso, basta juntar numa taça as natas com cerca de 4 colheres de sopa de açúcar em pó. Bater esta mistura com a batedeira e ir adicionando aos poucos e poucos mais açúcar em pó, até que a mistura adquira uma consistência que seja do vosso agrado para cobrir os cupcakes (não adicionem demasiado açúcar em pó porque correm o risco da cobertura ficar excessivamente doce. À medida que vão batendo o preparado e adicionando aos poucos o açúcar, vão também provando a cobertura).

- Adicionar então a esta mistura o doce extra de kiwi com baunilha, envolvendo bem. À parte, colocar numa picadora 2 bolachas de gengibre e triturar até que fiquem em grãos pequenos e finos, como uma espécie de areia. Juntar as bolachas à mistura da cobertura e envolver tudo.

- Quando os cupcakes tiverem arrefecido completamente, colocar o preparado de natas e doce num saco de pasteleiro e cobrir com esta mistura cada um dos cupcakes. Esfarelar grosseiramente as restantes bolachas de gengibre e polvilhar com elas cada um dos cupcakes.

18 comentários:

  1. Que bom aspeto! Também não gosto muito de usar preparados para bolos...
    A base ficou altinha, deve ter sido difícil de pôr o creme, não? De todas (2 haha) as vezes que fiz cupcakes eram mais baixinhos...
    São uma coisa muito gira, por acaso. Cheguei a fazer uns deliciooooosos com base de chocolate preto e frosting de manteiga de amendoim... tão incrivelmente bons! (tinham manteiga de amendoim, claro que tinham de ser bons :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã :) Eu adoroooo cupcakes...ou melhor, eu adoro fazer e decorar cupcakes, acho-os lindos de morrer ;) hehe Mas depois, como não sou lá muto gulosa, como um para provar e está bom! Estes, por exemplo, "voaram" diretamente para casa de uns amigos nossos depois de estarem prontinhos ;) E adoro fotografá-los claro, acho que ficam sempre uma delícia ;) Em Portugal, tinha imensas coisas com desenhos de cupcakes na minha cozinha: guardanapos, latas de bolachas, tabuleiros, etc e tal :D
      E não, a base não ficou lá muito alta e foi fácil decorá-los...ela "incha" um pouco quando estão no forno mas depois quando os tiras e arrefecem, baixa :)
      Beijinhos e resto de bom domingo *

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Luísa :)
      Beijinhos e resto de um ótimo domingo *

      Eliminar
    2. Muito obrigada Luísa :)
      Beijinhos e resto de um ótimo domingo *

      Eliminar
  3. Vânia, ficaram lindos e parecem ser deliciosos!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) Por aqui acharam-nos deliciosos sim ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Estão lindissimos, cor um ar delicioso! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Pode parecer estranho, mas eu nunca fiz um bolo desses de compra!! Mas reconheço o seu sentido prático :)
    Estas a entrar no mundo da pastelaria cheia de garra, estão bem pomposos!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nâo é nada estranho Ana, eu também nunca tinha feito até há mais ou menos 1 mês e meio atrás :) Poucos dias antes de vir para cá, encontrei uma promoção no supermercado e comprei pela primeira vez para experimentar. Comeu-se, mas não fiquei muito fã! E agora quando cá cheguei e andei a comprar coisas para fazer bolinhos, trouxe também um destes para experimentar (até porque o preço é estupidamente baixo e absurso :P hehe) e confesso que deste gostei bastante...e sim, é bem prático e, neste dia, esse foi o fator a falar mais alto ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Kiwi e gengibre, que combinação exótica!
    Devem ser deliciosos, ficaram lindos :)

    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana Filipa :) Eu sou suspeita mas acho que a combinação ficou realmente deliciosa ;) E todos que provaram ficaram fãs ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Ficaram maravilhosos...obrigada pela tua participação...beijinhos

    ResponderEliminar