quarta-feira, 18 de junho de 2014

Guisado de salsichas ao estilo mexicano


Esta é daquelas refeições totalmente "comfort food". Saborosa, reconfortante e cheia de molho, mesmo a pedir um pãozinho ao lado para ensopar (tal como eu fiz obviamente ;) hehe). Pode parecer que tem muitos ingredientes e que demora até estar pronta mas não...é daquelas comidas fantásticas feitas num único tacho sabem?! Se forem como eu, então vão gostar de ter sempre receitinhas destas "na manga" para dias em que precisamos de uma comida boa mas rápida...e em que não apetece mesmo nada ter muita loiça para lavar ;)



Ingredientes para 2 pessoas: 
6 salsichas (usei as estilo barbecue mas podem usar salsichas frescas ou outras do vosso agrado)
Sal, pimenta e colorau q.b.
Azeite q.b.
1 cebola roxa picada
1 spring onion cortada em rodelas finas
1 dente de alho ligeiramente esmagado
3 ou 4 batatas-doces médias, cortadas em pequenos cubos
Vinho branco
400 gramas de uma mistura de feijões ao estilo mexicano (usei uma lata de mistura de feijões, conservados num molho de tomate ligeiramente picante. Se não encontrarem nada do género, podem perfeitamente fazer a vossa própria mistura de feijões, ou usarem só uma variedade, como preferirem, e colocarem-nos numa taça com um tomate pelado grosseiramente desfeito, 4 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate, 2 colheres de sopa de água e uma pitada a gosto de piripiri)
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 mão cheia de ervas aromáticas frescas picadas (usei uma mistura de cebolinho, salsa e manjericão)
1 lima
2 ovos 

 
- Temperar as salsichas com uma pitada de sal, pimenta e colorau. Regar bem o fundo de um tacho com azeite e alourar as salsichas durante alguns minutos, apenas para que comecem a ficar com uma camada exterior bem dourada. Retirar as salsichas para um prato e reservar.

- A esta mesma panela, juntar a cebola, a spring onion e o alho e alourar ligeiramente no azeite. Acrescentar a batata-doce, envolver bem e deixar fritar durante cerca de 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar ¼ de copo de vinho branco, tapar o tacho e deixar que as batatas cozinhem durante cerca de 7 a 8 minutos, ou até começarem a ficar moles.

- Nessa altura, juntar os feijões e o seu líquido ao tacho, bem como a pasta de tomate e mais uma pitada de colorau. Quando este líquido começar a levantar fervura, adicionar novamente as salsichas ao tacho e, se necessário, caso o molho esteja a ficar muito espesso, salpicar com mais um pouco de vinho branco. Retificar os temperos, adicionar as ervas picadas e regar com sumo de ½ lima, envolver bem, e deixar cozinhar por mais 3 a 4 minutos. 

- Abrir os ovos para dentro do tacho, colocar em lume brando e deixar cozinhar, com a panela tapada, durante cerca de 1.30 ou 2 minutos, até que os ovos fiquem cozinhados. 

- Servir polvilhado com mais algumas ervas aromáticas picadas e regar com mais um pouco de sumo de lima a gosto.

13 comentários:

  1. Bem.. Gostas mesmo de refeiçoes "a seria"! :) isto alimenta mesmo!
    Eu dispenso as salsichas, mas roubo os feijoes e os ovinhos... Pode ser? Gosto muito e claro o pao a dar o nosso lado tuga calha que é uma maravilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Ana, gosto de boas e fartas refeições ;) hehe Aquelas coisinhas muito gourmet são ótimas para experimentar e lindíssimas para ficar a olhar, mas não me preenchem o estômago nem a alma ;) hehehe
      E podes roubar o que tu quiseres à vontade ;) Leva é muito pão, mesmo à tuga ;) ahahah

      Eliminar
  2. É caso para eu dizer, de comer e chorar por mais :)
    Beijinhos,
    Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary :)
      Já participei no teu passatempo...já viste? Está tudo certinho? :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Olá Vânia, :)

    Sem dúvida que este tipo de refeições nos deixa feliz e completamente saciados, prova evidente que nem sempre é necessário fazer coisas muito elaboradas para se conseguir um resultado perfeito.
    É assim esta tua sugestão, perfeita nos sabores e de aspecto bem delicioso !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Isabel :)
      As refeições simples sõ, muitas das vezes, aquelas que melhor nos sabem sem dúvida alguma...e eu adoro refeições assim :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. isto é uma típica refeição de inverno para mim - é que chega o calor e já só quero coisas frescas. Mas sem dúvida, é um prato para aqueles dias em que até custa pensar em lavar a loiça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo plenamente contigo querida Ovelha...mas sabes que, por estas bandas, a definição de verão e de calor não é a mesma ;) hehe E, como tal, ainda existem (vários) dias em que vão saindo umas refeições destas pela minha cozinha e em que sabem mesmo bem :)

      Eliminar
  5. Que maravilha :)
    Adoro estas refeições, com o pão ao lado para molhar no molho!
    Ficou fantástico!
    Um beijinho querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Joana :)
      És cá das minhas então ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Fogo, um dia vou ter de abrir uns ovos em cima da comida por tua influência! (se bem que agora só tenho comido bifes, peixe grelhado e salada por causa do calor, haha)
    Parece muito bom e realmente confortável :) Eu acho piada porque a minha receita para dias mais ocupados é um bife grelhado ou uma lata de atum... As tuas refeições ao desenrascanço são muito mais elaboradas, até fico com vergonha :P
    O meu domínio é mesmo mais sobremesas :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah cada um tem a sua praia Avelã ;) hehe
      Tu nunca abriste um ovinho delicioso por cima da comida?! Vai já para a cozinha experimentar se faz favor :D hhehe
      Beijinhos *

      Eliminar