segunda-feira, 5 de maio de 2014

Bolo de iogurte, frutos silvestres e chocolate


Sim, bem sei que o Dia da Mãe foi ontem mas só hoje tenho oportunidade de vos mostrar o bolinho com que presentei a melhor mãe do mundo...a minha claro ;) hehe  Como já sabem, agora o meu tempo não é nenhum e este fim de semana foi verdadeiramente caótico para conseguir ter tudo pronto a levar... Mas lá consegui e fiz este bolinho no sábado ao final do dia e, obviamente que, ao fazer isto, já sabia bem o que ia acontecer...e as minhas previsões concretizaram-se, pois claro: ao Dia da Mãe chegou apenas meio bolo ;) hehe  Porque as fatias começaram logo a ser cortadas no sábado à noite, depois de jantar, para acompanhar umas chávenas de chá e aquela "gula" que dá de estar no sofá em frente à televisão :)  Mas Dia da Mãe é todos os dias e portanto, se ela quis comer a primeira fatia no sábado, ela é que manda e que sabe, certo?! ;)  E pronto, mais uma vez fiquei toda contente porque o veredicto foi unânime: um bolo simples e delicioso, que toda a gente adorou (a minha mãe gostou tanto do aspeto que até lhe estava a custar cortar a primeira fatia..hehe) e que levou todos a lamentar imenso que eu, agora, os vá fazer para tão longe ;)

E já agora, não se esqueçam que hoje é o último dia para participarem no Desafio "Há vida para além da massa de atum", cujo tema é Festa Low Cost (vejam todas as regras aqui)!! Até à meia-noite de hoje, aposto que ainda conseguem ir aí fazer um petisquinho qualquer, bem rápido e baratinho, que ficará a matar na mesa que eu vou apretrechar com a minha querida Ovelha Negra :)



Ingredientes: 
1 mão cheia de mirtilos
2 mãos cheias de açúcar
1 iogurte de pedaços de frutos silvestres
100 gramas de chocolate para culinária
1 noz de manteiga
Leite q.b. 
Para o bolo: 
3 ovos
1 iogurte de pedaços de frutos silvestres
3 medidas do iogurte de farinha
3 medidas do iogurte de açúcar
½ medida do iogurte de óleo
1 colher de chá de fermento em pó


- Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo e reservar. À taça das gemas, adicionar a farinha previamente misturada com o fermento, o açúcar, o óleo e o iogurte, misturando bem. Adicionar delicadamente as claras em castelo, incorporando tudo muito bem. Se tiverem duas formas de tamanho idêntico, forrem-nas com papel vegetal e dividam esta mistura pelas duas formas. Se apenas tiverem uma, tal como eu, vertam metade da mistura na forma forrada com papel vegetal, levem ao forno e, quando o primeiro bolo estiver pronto, coloquem o resto da mistura na mesma forma, levando novamente ao forno (ou então, se preferirem, façam um bolo único e cortem-no posteriormente ao meio). As camadas de bolo devem ser levadas ao forno a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos ou até o bolo estar bem douradinho por fora e cozido no interior, mas não em demasia, para que não fique muito denso. Retirar do forno as duas camadas de bolo, deixar arrefecer um pouco e desenformar.


- Entretanto, levar ao lume os mirtilos com o açúcar e 3 colheres de sopa de água. Deixar levantar fervura, baixar o lume e deixar os mirtilos cozinharem durante cerca de 15 a 20 minutos, até estarem bem moles e praticamente desfeitos e se ter formado uma calda consistente. Desligar e deixar arrefecer. Juntar depois 1 iogurte e misturar bem. Reservar.


- Colocar a primeira camada de bolo num prato e barrar bem com a calda de mirtilos e iogurte (reservar um pouco desta mistura, cerca de 2 colheres bem cheias). Sobrepor a outra camada de bolo. Nesta altura, colocar o chocolate e a manteiga num recipiente apropriado para micro-ondas e aquecê-lo, na potência máxima, durante 30 segundos. Retirar e mexer bem. Voltar a colocar no micro-ondas por mais 15 segundos. Nesta altura, o chocolate já deve estar a ficar quase todo derretido mas espesso. Começar então a juntar o leite: juntar uma colher de sopa de leite, levar ao micro-ondas durante 10 segundos, tirar e mexer, repetindo sempre este processo até que o chocolate esteja com a consistência desejada e o creme esteja uniforme.


- Verter este chocolate no topo do bolo, juntando ainda as duas colheres de calda de mirtilos anteriormente reservadas. Decorar o bolo com mirtilos frescos e servir.

24 comentários:

  1. A avaliar pelo aspecto, este bolo deve ter ficado delicioso!
    Certamente um regalo para a mamã :)

    Beijinho
    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uau!!! O bolo ficou mesmo bonito!!!
    As Mães merecem sempre algo especial :)
    Depois quando vieres vais fazer imensa coisa com o que trazes de lá, bem mais barato :)
    Pensamento positivo para amanhã, concentra-te no que podes ter de bom e no que vão alcançar e não no que deixas por agora. Comigo resultou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaaa :)))
      O pensamento é sempre positivo...ou pelo menos esforço-me imenso para que assim seja ;) E eu quero é ouvir coisas dessas: casos concretos em que resultou, como o teu :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Está com um aspeto tãooooo guloso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cê :) Ainda bem que comi uma fatia mal a minha mãe o cortou porque, senão, tinha de fazer outro para provar ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Hummm...adoro frutos silvestres, esse bolo ficou lindo, gosto muito de bolos com iogurte pois ficam leves e delicados. Aqui no Brasil dia das mães é sempre no segundo domingo do mês de maio. Bela receita. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :)
      Também gosto imenso de bolos com iogurte e a combinação de frutos silvestres e chocolate é algo que agrada bastante lá por casa da minha mãe. Ela adorou e os restantes comensais também e isso é que importa :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada Ana :) Nem eu me sabia capaz de fazer algo que até ficou bem giro ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. :D Uau...que bolo tão giro! Essa cobertura e recheio de frutos silvestres é uma maravilha! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene :) Chocolate e frutos silvestres é uma combinação que fica sempre bem e agrada mesmo aos paladares mais exigentes ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Que bom aspeto! Está muito bonito e tem sabores deliciosos, parece mesmo bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã :) Lá por casa da minha mãe acharam muito bom ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Adoro mirtilhos, que delícia!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Querida Vânia: um belo bolinho para celebrar o dia da mãe. Com mirtilos fica delicioso, para além de também ficar muito bonita.
    Amiga: passei também para te desejar uma boa viagem e que tudo te corra pelo melhor. Quando puderes ,vai dando notícias, OK?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia :)
      Já cheguei e correu tudo bem mas prometo que muito em breve, com um pouco mais de calma, darei mais notícias :)
      Vai passando por aqui que adoro ver-te ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Bolinho lindo e guloso, adoro mirtilos.
    Ficou tão uma tentação.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Não admira que a tua mãe não se tenha aguentado... o bolo tem cá um aspecto! Só eu é que não tenho jeitinho nenhumas para essas obras de arte ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obras de arte?! Oh Pimentinha, isso até é um "atentado" a quem faz bolos realmente bonitos e com um aspeto daqueles que nem te apetece cortar uma fatia só para não estragar ;) hehe Este foi somente um bolo saboroso, feito para a melhor mãe do mundo e bem colorido, tal como eu gosto :)
      Beijinhos *

      Eliminar