sábado, 24 de maio de 2014

Frango no forno com ervas aromáticas e batata-doce


As minhas aventuras culinárias londrinas continuam e, com uma cozinha que, aos poucos e poucos, vai ficando cada vez mais composta, as "experiências" aumentam também e cozinhar começa a ser, cada vez mais, como em Portugal: um desafio diário, um momento de descontração e de diversão e, acima de tudo, de muita criatividade ;) hehe  Mas há coisas simples que sabem sempre bem. E as comidas de forno são, para mim, uma dessas coisas, como já vos disse várias vezes. E agora, graças ao inconstante tempo de Londres, este tipo de comidinha ganha um destaque ainda mais especial e torna-se uma constante maior aqui pela minha cozinha, do que aquilo que já o era (e era muito!) na minha cozinha portuguesa! Por isso hoje trago-vos um simples mas fantástico frango no forno, acompanhado de batatas-doces, algo de que sempre gostei mas que nunca tive muito o hábito de comer em Portugal por dois principais motivos: por um lado, o preço claro, porque por aí estas batatas são mais caras do que qualquer outra batata; por outro lado, chateava-me imenso a quantidade de vezes que ia toda contente às compras e trazia para casa um belo saquinho destas batatas, com aquela casca bem avermelhada e, quando chegava a casa e as cortava, percebia que o seu interior era amarelado (têm um sabor bem diferente e do qual já não gosto tanto) e não aquele laranja fantástico de que tanto gosto nesta variedade de batata. Por aqui, a batata doce vermelha é a mais vendida, encontra-se em todo o lado e o preço é bem simpático! E, como nós gostamos imenso e é muito mais saudável, agora já faz permanentemente parte da nossa despensa :)  Por isso, vão ver por aqui imensassss receitinhas com ela ;)  Bom fim de semana a todos!!! :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
1 frango cortado em pedaços (podem usar um inteiro também)
Ervas aromáticas a gosto (usei cebolinho fresco, tomilho fresco e orégãos secos)
2 dentes de alho
1 spring onion
Azeite q.b.
Sal e pimenta .b.
8 tomates de rama
8 batatas-doces médias

- Numa pequena tigela, misturar o cebolinho picado, o tomilho grosseiramente desfeito, os orégãos, os alhos picados e a spring onion cortada finamente. Regar tudo com um fio de azeite e envolver bem. 

- Temperar o frango com sal e pimenta, colocá-lo num tabuleiro e massajá-lo bem com a mistura de ervas aromáticas. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de uma hora (se optarem por fazer o frango inteiro, o tempo de cozedura será maior) ou até o frango estar bem cozinhado e com uma camada exterior bem dourada e crocante. Cerca de 20 minutos antes de retirar o frango do forno, juntar a este tabuleiro os tomates inteiros, bem lavados, e apenas regados com um pequeno fio de azeite.

- Entretanto, lavar bem as batatas-doces e cortá-las em quartos, sem as descascar. Retirar o excesso de humidade com papel absorvente e dispô-las num outro tabuleiro, temperando-as com um pouco de sal e umas folhas de tomilho. Levar também ao forno até estarem bem assadas. 

E eu, euzinha mesmo, que nunca ganho nadinha, não é que ontem ganhei uma entrada dupla para o Foodies Festival aqui em Londres?! :D  Oh yeahhhh :) hehehe
E pronto, mais um programa fantástico para este fim de semana prolongado :)
Depois conto-vos tudinho ;)


14 comentários:

  1. Que franguinho bom... e essa batatinha hummmm.... que bom aspecto!
    Diverte-te nesse foodies festival!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Que belo franguinho e com batata doce que eu simplesmente adoro!!! Felizmente ,por cá, ela não é muito cara ,mas a variedade laranja só existe por altura do Natal ( com grande pena minha).
    Parabéns pelo "prémio".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, em Portugal também não existe durante todo o ano...mas aqui há sempre, em todo o lado e mais algum ;) E ainda bem porque nós adoramos e assim podemos comer muitas mais vezes umas belas batatinhas e de forma bem mais saudável :)
      Beijinhos querida Márcia *

      Eliminar
  3. Aiii que sorte! posso ir ai ter contigo - se sair agora vou a tempo não é?
    Adoro batata doce, tens de fazer em chips - tal e qual batatas fritas, mas tão boas que tiram qualquer um do sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço várias vezes chips de batata doce, gosto imenso!! Para além disso são no forno e são muito mais saudáveis ;) hehe Mas sinceramente, por mais que goste e me saiba mesmo bem, eu tenho um sério problema com as batatas fritas que ainda não consegui resolver (aquelas mesmo crocantes e gordurosas sabes?! ;) ahahahahah)...adoro de morte batatas fritas!!! ;)
      E quanto ao resto, juro que não fiz de propósito para só ver isto hoje, depois de já ter ido ao festival ;) hehe Mas não te preocupes, porque vai haver durante mais 3 ou 4 fins de semana ainda, por isso podes vir à vontade ;)

      Eliminar
  4. Parabéns pelo prémio!
    Também gosto bastante de batata doce laranja... com frango deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar
  5. Linda Parabéns pelo prémio :) beijinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Muito apetitoso. E vou querer saber tudo sobre o Festival!
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro batata doce mas cá em casa todos torcem o nariz e então não posso fazer tantas vezes como gostaria...
    Ficou super apetitoso este teu prato.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh...sei bem o que isso é, quando gostamos imenso de uma coisa mas não és acompanhada...para evitar fazer mais do que um prato, acabamos sempre por ir adiando fazer aquilo que gostamos e nos apetece... mas aposto que se fizeres no forno umas chips de batata doce toda a gente por aí gosta ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar