segunda-feira, 12 de maio de 2014

Massa 3 queijos com cogumelos, espinafres e crosta de pão


Como já vos disse, não sou grande fã de massas! Sou uma completa "batateira" e, depois disso, acho que os acompanhamentos de que mais gosto são mesmo os legumes e vegetais. De qualquer forma, também gosto de massa, claro! E, de vez em quando, uma massinha sabe mesmo muito bem, principalmente se for gratinada, que é uma das formas que eu mais gosto de cozinhar massa :)  Esta massinha é fácil e não demora muito tempo a estar pronta e fica mesmo deliciosa! Fez verdadeiramente as delícias do meu irmão que ainda a levou na marmita para o trabalho no dia seguinte ;)



Ingredientes para 4 pessoas:
4 mãos bem cheias de massa (usei conchinhas coloridas mas podem usar a massa da vossa preferência)
4 mãos cheias de folhas de espinafres
Azeite q.b.
3 colheres de sopa de queijo-creme
5 colheres de sopa de queijo da Ilha ralado
5 colheres de sopa de iogurte grego
4 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de vinho branco
Cerca de 200 gramas de cogumelos laminados
2 colheres de sopa bem cheias de requeijão
1 pão duro
Alho em pó
 - Cozinhar em massa em água abundante temperada com sal. Quando a massa estiver quase “al dente” (ter o cuidado para não a deixar cozer em demasia porque ainda vai ao forno), colocar na mesma panela os espinafres e deixar ferver durante cerca de 2 minutos. Retirar tudo, escorrer bem e reservar. 


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite. Juntar o queijo-creme, 4 das colheres de queijo da Ilha, três das colheres bem cheias de iogurte, 2 das colheres de leite e o vinho branco. Deixar cozinhar uns minutos em lume médio para que o queijo derreta e forme um molho com alguma consistência. Retificar os temperos (eu não juntei sal porque a combinação dos queijos já confere bastante sabor mas podem adicionar se gostarem). Adicionar então os espinafres, a massa e os cogumelos e envolver bem. 


- Desligar o lume e, ainda com a panela quente, juntar o restante leite, iogurte e também o requeijão. Misturar bem e colocar o preparado num tabuleiro de forno.


- À parte, numa tábua ou num prato, esfarelar o pão, regá-lo com um fio generoso de azeite e polvilhá-lo com uma pitada de alho em pó. Adicionar também o restante queijo da Ilha ralado, envolver bem, e dispor esta mistura por cima da massa. Levar ao forno cerca de 5 a 10 minutos, até que a camada superior de pão esteja bem dourada e crocante.

22 comentários:

  1. Olá!

    Adorei! Tem tão bom aspeto e tantas coisas boas, que só pode mesmo ficar muito boa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Dás cabo de mim - eu a cortar nos hidratos, que ando a sonhar com massas há que tempos, e apareces tu assim. grrr, vou ali comer umas cenouras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah :) Faz aí esta receitinha com as tuas cenouras e curgetes transformadas em massa :D Aposto que vai ficar divinal também ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Cá em casa adoramos massas...ficou linda a tua amiga

    ResponderEliminar
  4. Já eu adoro massas,
    sou louca por elas! Gratinadas, que maravilha :) Já fiquei a sonhar com uma para o almoço! ehehh
    A tua está deliciosa, com queijo que eu tanto gosto :) A crosta ficou perfeitinha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Muito obrigada Joana :)
      Um beijinho e uma excelente semana *

      Eliminar
  5. Olá!
    Também não sou de massas (tenho de me mentalizar para quando estiver a treinar para uma maratona haha), mas tem muito bom aspeto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou muito de massas (para tu veres, já fui ao supermercado várias vezes desde que cheguei a Londres e ainda não trouxe para casa nenhum pacote de massa...exceto noodles ;) hehe) mas uma vez por outra sabe-me bem ;) E assim gratinadas é mesmo como mais gosto delas :)
      Beijinhos e uma excelente semana *

      Eliminar
  6. Una receta sencilla y muy rica, me ha encantado, besos

    ResponderEliminar
  7. Esta massinha é a minha cara :) É feita com tudo o que adoro!!!
    beijinhus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Xana já reparei que aí pela tua cozinha as massas são adoradas ;) hehe Eu não sou a maior fã de massas e de pastas, confesso, mas uma vez por outra também me sabem muito bem...e adoro-as assim gratinadas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Vânia :)

    Contrariamente a ti eu sou louca por massas, tal como a filhota, poderíamos comer massa todos os dias !! (Já sei, já sei... estás já a fazer um "ar" enjoado... eheheh)
    Mas de facto somos apreciadoras e esta tua sugestão jáme deixou com água na boca, pois está mesmo muitissimo apetitosa, gosto de todos os ingredientes que usaste para a confeccionar ! :)

    Beijinho grande *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :) E nada disso, nenhum ar de enjoada ;) hehe Eu sinceramente não sou e acho que nunca fui a maior fã de massas e pastas, mas devo admitir que de vez em quando também me sabem muito bem :) Mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo ;)
      Beijinhos grandes e uma excelente semana *

      Eliminar
  9. Adoro massa, adoro e muito.
    Ficou uma sugestão bem ao meu gosto, que bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante do aspecto!
    As refeições com massa são bem a meu gosto :)

    ResponderEliminar