sexta-feira, 23 de maio de 2014

Muffins salgados (de chouriço e de peixe)


E eis que chega ao fim mais uma semana! E aqui por Londres é especial porque este fim de semana é prolongado :)  Yeahhhhh !!! :)  O que significa que tenho mais um dia (segunda-feira) para aproveitar o tempo com a cara-metade e os amigos e para passear e conhecer mais coisas novas! Por isso, já sabem...não estranhem se andar um bocadinho desaparecida daqui nestes próximos dias, que prometo regressar com novidades ;) hehe  E ando para aqui a rezar profundamente para que o tempo sorria um pouco nalgum dia deste fim de semana prolongado porque quero tantoooo fazer um piquenique (super british hein?! ;) hehe). Vocês não imaginam a quantidade de pessoas que invadem os imensos parques por aqui existentes quando, ao fim de semana, o sol decide sorrir, por pouco que seja :)  A tradição do piquenique aqui é fantástica e, sinceramente, é algo que adoro! Já tínhamos combinado fazer um no fim de semana passado mas depois tivemos de alterar os planos. Por isso esperamos que possamos concretizar esta ida ao parque este fim de semana e passar uma boa tarde com os amigos portugueses :)
E, como já estou a sonhar com o piquenique (e, quem sabe, se o tempo por aí também vos permitir, também podem aproveitar para fazer um) deixo-vos uma sugestão fácil, rápida e deliciosa, ideal para um piquenique, mas também para um almoço ou jantar mais leve e em que o tempo seja mais escasso, e que é também uma ótima opção para levar na marmita :)





Ingredientes (para cerca de 12 muffins): 
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de alho em pó
1 chouriço corrente cortado em pedacinhos
5 fatias de mortadela de azeitonas cortadas em pedaços
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de açafrão das índias
1 colher de chá de orégãos
1 filete de peixe gato ou um lombo de pescada cortado em cubinhos
1 mão cheia de queijo brie cortado em pequenos pedaços
Um pouco de requeijão ou queijo fresco a gosto
Para a massa base: 
300 gramas de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
2 ovos
80 ml de azeite
380 ml de leite 
 
- Numa taça, juntar todos os ingredientes da massa base. Misturar bem e temperar com uma pitada de sal e de pimenta e com o alho em pó.

- Dividir este preparado de forma igualitária por duas taças.

- A uma delas, adicionar o chouriço, a mortadela, o colorau, os cominhos, o tomilho e o açafrão. À outra taça, juntar o peixe, o queijo brie e os orégãos.

- Verter os preparados em forminhas para queques e, nos de peixe, adicionar ainda no topo de cada muffin um pouco de requeijão ou queijo fresco ligeiramente desfeito.

- Levar ao forno aquecido a 180ºC e cozinhar durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até os muffins estarem cozidos e douradinhos. 


12 comentários:

  1. Uma excelente sugestão para piquenique ou para comer em casa. Ficaram um mimo! Espero que o sol apareça e permita o piquenique no parque. Adoro os parques de Londres... Posso ir com vocês?
    Bjos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes não Pimentinha...deves ;) hehe És sempre bem-vinda :)
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  2. Hummm...deliciosos Vania, ótima sugestão para o lanche do final de semana. E que venha o sol para alegrar nossos dias. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :) E sim, que venha um bocadinho de sol que já estamos a precisar ;)
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  3. Olá!

    Que maravilhosa sugestão!

    Para mim vem no timing certo, porque na próxima semana vou começar um trabalho (temporário é certo), mas que não me permitirá levar comida para aquecer, uma vez que não vai existir micro-ondas!

    Estas sugestões boas são ideais para os dias que se aproximam!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Fico muito feliz, não só por ires arrancar com um novo trabalho, mas também por ter conseguido ajudar-te um pouco com esta minha receitinha :) Realmente, sem micro-ondas, nem sempre é fácil escolher o que levar na marmita...mas estes muffins ficam deliciosos frios e podes fazer as combinações de recheios de que mais gostares! E se precisares de mais ideias e sugestões para esses novos dias que se aproximam é só dizer, estou à disposição ;)
      Beijinhos e um bom fim de semana *

      Eliminar
  4. Ando aqui pra ir fazer um piquenique ao Jardim da Estrela, mas está um tempinho de fugir. Aproveita bem, e passeia muito, e conheçe tudo e aproveita :)
    Ando há que tempo para fazer muffins salgados, mas de pimentos e azeitonas, super mediterrânico, mas olha que estes são super também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim aqui o tempinho também não tem estado propriamente bom mas espero que melhore. Pelo menos passear vou de certeza, naõ quero saber ;) hehe E o piquenique há-de acontecer mal venham uns raiozinhos de sol bons ;)
      Já fiz assim, com pimentos e azeitonas, que é uma combinação que adoro, e posso dizer-te que ficam uma delícia :) Aliás, eu gosto assim destas coisinhas todas, bem simples e práticas e com aquele ar de "vá lá, dá-me só uma trinca, sou só um pequeno petisco" ;) ahhahahaha

      Eliminar
  5. Adoro esse tipo de muffins salgados que servem para piqueniques,mas também para levar para a praia ou para o trabalho. Ficaram lindos e devem ser muito saborosos.
    Por cá, também vamos também ter fim de semana prolongado,pois realizam-se as maiores festas religiosas da ilha e do arquipélago.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ótimos estes muffins, eu gosto imenso! Super práticos e são bons tanto quentes como frios :)
      Que bom!!! Então bom fim de semana prolongado para ti também :) (ou o que resta dele ;) hehe)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Só fiz muffins salgados uma vez... Mas por acaso ficaram mesmo bons!
    Piqueniques são uma coisa tãããão gira! Cuidado com as formigas, principalmente aquelas dos desenhos animados que vão à cesta do piquenique buscar, para transportar, melancias gigantes (são fortes, as moças ;))
    Esses muffins têm um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São uma coisa mesmoooo gira, eu adoro ;) hehe Mas ainda não foi este fim de semana que conseguimos fazer, o tempo ainda não deixou...Vamos lá ver o que nos reserva o próximo :) E prometo que vou ter cuidado com essas formigas...até porque já me deixaste cheia de comichões ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar