sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bolo de limão e frutos vermelhos - O meu Bolo de Aniversário


Como vocês sabem, fiz aninhos nesta quarta-feira passada! E, como vos disse, fui para a cozinha fazer um bolinho porque, apesar de sermos só dois aqui em casa e estarmos longe da família e da maior parte dos amigos, também precisamos de nos mimar certo?! (ou melhor, precisamos até de nos mimar a dobrar, por isso fiz um bolo grande, suficiente para uma festa cheia de gente ;) hehe). E, tal como prometi, aqui vos deixo a receita do meu bolinho de aniversário :)  O bolo tem uma textura e uma consistência ótima, com um cheirinho fantástico a citrinos, e a combinação da acidez do limão com o doçura dos frutos vermelhos "casa" super bem!! O J. quando provou disse "Caprichaste Vaninha, hoje caprichaste mesmo" ;)  E quando ele diz isto, acreditem, é porque está mesmo bom ;) hehe





Ingredientes (para o bolo):
225ml de leite
5 colheres de sopa de sumo de limão
350 gramas de açúcar
Raspa de 2 limões
300 gramas de farinha com fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos
Para o recheio:
75 gramas de manteiga sem sal
75 gramas de açúcar em pó
200 gramas de queijo-creme
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de compota de frutos vermelhos a gosto
Para a cobertura de frutos vermelhos:
1 chávena de uma mistura de frutos vermelhos  gosto (usei congelados)
3 colheres de sopa rasas de açúcar
3 colheres de sopa de água

- Começar por preparar o bolo. Colocar, numa taça ou num copo, o leite com uma das colheres de sopa de sumo de limão. Mexer e reservar.
- Deitar o resto do sumo de limão numa pequena caçarola com 75 gramas de açúcar e levar a lume brando, mexendo frequentemente até que o açúcar dissolva. Retirar do lume e adicionar a raspa de limão. Reservar.
- Bater a manteiga e adicionar-lhe o resto do açúcar, batendo sempre para incorporar. Sem nunca deixar de bater, ir adicionando os ovos, um a um. A esta taça, juntar a farinha e o bicarbonato e envolver tudo muito bem. Adicionar depois o leite e o sumo de limão. Incorporar.
- Forrar com papel vegetal 3 formas iguais com cerca de 20 cm de diâmetro (ou uma única forma alta, sem buraco, se preferirem fazer um bolo único e depois cortá-lo em três camadas) e dividir o preparado do bolo, de igual forma, pelas três. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, ou até o bolo estar cozinhado no interior e com uma camada superior ligeiramente dourada. 
- Entretanto, enquanto os bolos estão no forno, preparar o recheio. Para isso, é necessário bater a manteiga com o açúcar em pó, e adicionar depois o queijo-creme e o sumo de limão a esta mistura, batendo mais um pouco para que tudo fique bem incorporado e macio. Colocar 2/3 desta mistura numa outra taça, à qual se adiciona a compota de frutos vermelhos, mexendo para incorporar.
- Para a cobertura de frutos vermelhos, basta colocar todos os ingredientes num pequeno tacho e levar ao lume durante cerca de 10 a 15 minutos, até que os frutos vermelhos se comecem a desfazer e a formar uma calda espessa.
- Numa base para bolos, colocar a primeira camada de bolo e cobri-la com o recheio de queijo-creme e compota. Repetir o processo com a segunda camada. Por fim, colocar a última camada de bolo, cobri-la com a mistura de queijo-creme apenas e colocar por cima a cobertura de frutos vermelhos. 
Entretanto, aproveitei para me mimar neste dia e, claro, fui comprar imensas coisas e coisinhas novas para a minha cozinha, para poder, especialmente, fazer este bolo e mais uns docinhos ;)  E assim, cada pequenina coisa que vem fazer parte desta minha nova cozinha, também me ajuda a esquecer um pouco tudo aquilo que deixei :)


24 comentários:

  1. Que bolo fofo! Fico mesmo contente quando fazes bolos :) ando a converter-te ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) ahahah Andas, andas...estás a conseguir ;) hehe Este fim de semana vão ser só docinhos por aqui, se prepare ;) hehe
      Eu gosto imenso de fazer bolos até, só não sou grande fã de os comer ;) hehe É como te digo: como uma ou duas fatias para experimentar e depois já fico farta dele...se eu tivesse a quem dar os bolos ou os doces, fazia-os muitas mais vezes. Por isso é que nos últimos tempos que passei em Portugal fiz muitos mais bolos e doces do que acho que fiz em toda a minha vida lol Divertia-me a fazê-los e depois mandava-os para casa dos meus pais e dos meus sogros e estava feito ;)

      Eliminar
  2. Ficou tão bonito este bolinho :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Primeiramente parabéns pelo seu aniversário Vania, muitas felicidades, paz, saúde e alegrias junto aos seus. O bolo ficou muito bonito, e deveras saboroso sem dúvida. Gostei bastante. Os mimos são lindos, adoro também presentear-me hehe. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Josy :)
      Sabe sempre bem quando nos presenteamos e, de vez em quando, todos nós merecemos uns miminhos ;) hehe
      Beijinhos e bom fim de semana *

      Eliminar
  4. Uau!!!! Adorei!! Os olhos tambem comem e os meus ja estao obesos se é que me entendes lol!
    O interior esta mesmo bom tambem :)
    Os teus mimos sao lindos, ja conheces a poundland certo?! Encontras isso tudo a uma libra! Perco-me la :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah Obrigada minha querida :D
      Claro que conheço, este miminhos são todossss de lá ;) hehe Perco-me lá também, ainda há bocado lá fui buscar mais 2 ou 3 coisinhas de que precisava ;) Que delícia, a minha cozinha começa a ficar cheia de coisinhas de lá.. e ainda por cima a coleção de pastelaria é toda verde água e rosa clarinho que, como podes ver, eu não gosto nadaaaaa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Que bolo maravilhoso! Estás a ficar uma especialista na doçaria :) Digo isto porque sei que tal como eu preferes os salgados... mas olha que levas jeito!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Obrigada Pimentinha :D
      É verdade sim, sou como tu, prefiro salgados ;) Mas é o que eu costumo dizer...eu adoro fazer bolos (acho que ficam lindos os bolos das camadas, cupcakes, e essas outras coisas todas deliciosas para os meus olhos) mas, como não sou nada gulosa, não me puxa para os comer, por isso não faço muitos porque somos só dois aqui em casa e um é muito guloso mas também nãp come um bolo todo sozinho ;) hehe...Para além disso, os bolos limitam-me um pouco mais a minha criatividade culinária :P hehe Quando vou para a cozinha fazer um doce, vou sempre com uma receita atrás...depois tenho sempre de inventar qualquer coisa, mas a receita está sempre lá na banca...com os salgados e o resto dos pratos isso nunca mas nunca acontece :) Mas obrigada pelo elogio ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Que bolo bonito! E devia estar mesmo muito saboroso ^_^ Gosto bastante do aroma a limão em bolos. Eu comia já uma bela fatia ;) Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Podes servir-te à vontade Ana ;) hehe Eu também adoro o aroma e o sabor a limão, em bolos e em tudo e mais alguma coisa ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  7. Ficou mesmo lindo esse bolo, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Pois fizeste muito bem em mimar-te querida, porque mereces e porque a vida é curta, eheheh!!
    O teu bolinho está absolutamente divino e só de olhar já dá água na boca!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente querida Lia ;) hehe
      E obrigadaaaaa por esse elogio ao meu bolinho...vindo de ti, até me deixa babada ;)
      Beijinhos grandes e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  9. Olá Vânia,
    É um bolo maravilhoso, ficou muito fofinho! O recheio torna-o leve e fresco.
    Gostei dos miminhos que compraste!
    Parabéns, mais uma vez :)
    Um beijo grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspeto! Essa parte branca parece deliciosa...
    (andas a converter-te... se calhar se não tivesses queda para bolos até cantavas os parabéns com um assado (haha, que imagem engraçada!), por isso é melhores assumires-te!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah Olha que até gostei dessa imagem, não me importava nada ;) hehehehe
      Mas eu gosto imenso de fazer bolos, nisso já estou assumida ;) Só ainda não gosto tanto de os comer como de os fazer...mas lá vou tendo a quem os dar para comer ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Parabéns atrasados,.....o bolo ficou lindo e de certeza delicioso,...adorei essas compras!
    Bom fim de semana,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar