segunda-feira, 26 de maio de 2014

Soufflé de peixe


Hoje, aqui por Londres, é Bank Holiday, ou seja, feriado e fim de semana prolongado!! :)  O que significa mais um dia em que a cara metade também está por casa e mais um dia que temos para passear! :)  Por isso é precisamente aquilo que vou fazer!! ;) hehe  Mas não vou sem antes vos deixar uma receita digna de uma segunda-feira, que é (quase) sempre sinónimo de um dia nada fácil, e que exige uma refeição assim: simples, prática e deliciosa :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 filete grande de peixe-gato (ou outro peixe da vossa preferência, sem pele nem espinhas)
Sal, pimenta, cominhos, alho em pó e orégãos q.b.
Sumo de limão
2 ovos
1 mão cheia de queijo brie partido em pedaços
2 colheres de sopa de requeijão

- Cortar o peixe em pequenos pedaços e temperá-lo com uma pitada de sal, pimenta, cominhos e um pouco de sumo de limão. Reservar.

- Separar as gemas das claras. Bater as gemas e, a esta taça, adicionar os queijos e uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e orégãos. 

- À parte, bater bem as claras em castelo e envolvê-las delicadamente na taça das gemas. Juntar o peixe e misturar gentilmente. 

- Dividir esta mistura por duas tacinhas ou ramequins e levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 10 a 15 minutos, ou até o soufflé “inchar”. Ter atenção para só abrir o forno quando for realmente para retirar os ramequins. Servir de imediato com uma salada.

25 comentários:

  1. Um bom passeio :) Com sapatilhas eheheh! Divirtam-se!
    Gosto muito de soufles! E o teu ficou com óptimo aspecto!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana :) Já não aguento das pernas de tanto passera, devo confessar ;) hehe Mas as sapatilhas não podem mesmo faltar ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  2. Devo confessar que não sou grande fã de soufflés, mas o teu está muito jolie. Aproveita o passeio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opahh e este é com peixe-gato, o nosso peixe barato/versáril/menosprezado favorito ;) hehehe

      Eliminar
  3. Que delícia querida. Adoro souffle de peixe e esta tua sugestão é simples e deliciosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera estar em Londres ^^
    O souflé está uma maravilha, uma receita que quero fazer muito em breve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estás muito bem onde estás ;) E, quem sabe, algum dia ainda vens mesmo aui parar também ;)
      Este soufflé é mesmo muito fácil Inês :) Fica com uma textura ótima e não é daqueles que cresce imenso (e que depois corre sérios riscos de "decrescer" imenso ;) hehe
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  5. Que bom aspeto! Deve ser uma delícia :)
    Nunca fiz soufflé, tenho de fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Avelã :) Acho que fica bem com tudo e mais alguma coisa ;) hehe E este é muito fácil mesmo :)
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar
  6. Uma sugestão que me agrada bastante :)
    Bom feriado!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a mim Pimentinha ;) Simples, rápida e deliciosa :)
      Obrigada e beijinhos *

      Eliminar
  7. E pronto, Vânia... :) :)
    Que mais se pode pedir para uma segunda feira senão um soufflé assim tão lindo, tão douradinho ? :)
    Que bom aspecto tem, acredita que já poderia ser o meu jantar e bem deliciada eu ficaria ! :)

    Beijinhos e bom feriado *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Isabel :)
      Se pudesse, com todo o gosto te levaria um destes bem quentinho para o teu jantar de hoje ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  8. Aqui está algo que nunca fiz e tenho muita curiosidade em experimentar ;) Ficou lindo este soufflé!

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma delícia Ana, tens de experimentar :) Fica uma refeição muito leve e saborosa, acompanhado com uma bela salada é perfeito! As pessoas normalmente "receiam" os soufllés mas este é bem simples e esta receita nunca me deixou mal ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Adoro suflflé, mas nunca fiz de peixe.
    Ficou com um aspeto saboroso e convidativo.
    Faria um "vistaço" aqui na minha mesa :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Isabel :)
      També gosto imenso de sufflé e os de peixe ou os simples, apenas com queijo, são os meus favoritos ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  10. Adoro! Ficou lindo e gostei da receita. Também fiz um soufllé de peixe há pouco tempo mas utilizei pescada.
    Bjos
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) Também gosto imenso com pescada! Aliás, soufflé de peixe é dos meus favoritos ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Nem todos gozam desse bank holiday... a mim calhou-me trabalhar!! :(
    Gosto tanto de souffle, acho lindo e delicioso, é mesmo daquelas comidas super delicadas mas tão de conforto ao mesmo tempo! :)
    Esse requeijão a que te referes...encontraste cá????!!! (Diz-me que sim!!! )
    Espero que os passeios tenham corrido bem e que por ai o tempo esteja melhor, pois por aqui só chove...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu sei que nem todos gozam :( Mas deixa lá, hás-de aproveitar ainda mais noutro dia ou noutro fim de semana, em que, de preferência, o tempo esteja bem melhor ;) Que, por aqui, a chuva também deu poucas tréguas...mas mesmo assim fartámo-nos de passear ;) hehe
      Quanto ao soufflé, esta receitinha ainda fiz em Portugal minha querida (como, aliás, tantas outras que ainda tenho aqui guardadas para publicar porque me fartei de cozinhar nas duas últimas semanas que estive lá ;) hehe)... por isso lamento dizer-te que não encontrei requeijão cá :( Mas, sinceramente, foi algo que ainda nem sequer me lembrei de procurar...Antes de vir, graças aos teus posts, percebi que cá não iria encontrar queijo fresco nem requeijão. Por isso é algo que já tinha dado por adquirido e que ainda não me lembrei de procurar (nem mesmo na mercearia portuguesa). De qualquer forma, prometo que vou ligar os radares e, se encontrar, aviso-te logo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  12. espero que o passeio tenha corrido bem:)
    parece ser muito bom este soufle e com uma salada é uma refeição deliciosa, muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :) Com uma saladinha, acredita que fica mesmo uma refeição leve e saborosa :) E o passeio correu super bem, mais uma vez ;) Depois conto-vos tudinho ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar